Portal Profetizando
HOME

A Adoção

I. O Que é Adoção.

"Huiothesia" A posição de um filho. Filiação, parente.

O ato voluntário de tomar uma criança como um filho. No sentido teológico, um ato determinado pela graça de Deus em que pecadores são recolhidos e trazidos para dentro da família redimido de Deus. No Novo Testamento a palavra é usado como termo legal que descreve o ato em que um homem trazer outra pessoa para dentro de sua família doando um tatus e privilégio da família biológico.

Não existe este termo no velho testamento. Não era costume Judeu adotar, nem existe esta palavra em hebraica, Ex 2.10. No Novo Testamento a cultura Romana tinha exercido grande influência na família Judaica. Os Romanos só permitiam um homem adotar, e este se não tivesse filhos. O que seria adotado tinha que ser de maior, tinha que concordar com sua própria adoção e tinha que ser independente, ou sozinho. Adoção no sentido teológico é usado somente pôr Paulo. No livro de Efésios, Paulo enfatiza o fato de que nossa adoção provem do Senhor através da predestinação Ef 1.5. No livro de Romanos Paulo descreve Israel nesta posição de honra no plano de Deus Rm 9.4. O gentios também tem recebidos o ?Espírito de adoção? para chamar ?aba? Pai, Gl 4.6.

Perante Deus, somos culpados do pecado mesmo que perdoados. O perdão, e a justificação nos tira a culpa e a regeneração nos faz nova criaturas nus pondo em liberdade. Porem o culpado, perdoado pôr um rei, tem o direito a liberdade, mas não tem direito a nenhuma posição privilegiado ou herança baseado neste ato.

O ato de justificação, regeneração, o chamado interno irresistível, e adoção, são provenientes da graça e misericórdia de Deus, Ef 1.5, Hb 2.13. A predestinação rege ou governa estes atos de misericórdia na vida do homem cumulando na salvação perfeita, completa e eterno. Como Moisés foi dado um nome e a posição de um faraó, como Ester na casa de Mordecai tornou-se família, como Israel é adotado pôr Deus, assim nós também recebemos esta maravilhosa posição na família de Deus como filhos amados Rm 9.7,8, Gl 3,26. O ?Pôr entre os filhos? de Jeremias descreve nossa posição atual com Deus, Jr 3.19, Ef 2.3,12,19.

Veja a lei do herdeiro, Rm 4.14, Gl 3.18

Adoção civil (Adoção voluntário), Ef 1.5, Lucas 12.32, Rm 6.23.

1. O adotado perde seu nome velho, ganha o nome de quem o adotou.

2. O adotado é acrescentado a família, Ef 3.15,19, Gl 3.26.

3. O adotado é dado estabilidade, segurança e providenciado todas as necessidades.

4. O adotado se encontra debaixo da autoridade de seu novo Pai, Ml 1.6, 1Pd 1.14-16, Ef 5.1, Hb 12.9,10.

Nesta adoção, recebemos uma nova natureza. Não éramos necessários para o plano de Deus, não éramos desejáveis, não fomos consultados, não temos que esperar para gozar da nossa herança, não pode ser anulado. Fomos adotado na eternidade, gerado em tempo marcado, regenerado no dia oportuno, e seremos glorificado na eternidade outra vez. Homens não são adotados porque são regenerados. São regenerados porque são adotados, Gl 4.6, Jo 1.12,13.

II. A Causa da Adoção.

A. Deus, Ap 21.7, 1Jo 3.2..

1. O amor de Deus, 1Jo 3.1.

2. O beneplácito da Sua vontade, Ef 1.5.

B. Jesus Cristo é o vínculo, Jo 17.21.

1. Somos herdeiros com Cristo, Gl 4.7, Jo 1.12.

2. fazemos parte da ?noiva? de Cristo, Ef 5.23-32.

3. Somos libertados pôr Ele, Jo 8.36.

C. O Espírito Santo, Jo 1.13, 3.5, Rm 8.14,15,16, 2Co 4.13; Gl 3.26, 4.6.

III. O Objeto a Adoção.

A. Homens pecadores, Rm 5.8.

B. Homens amados, Ef 1.5.

IV A Excelência da Obra.

A. A graça suprema, maravilhosa, 1Jo 3.1. Somos chamados, Lc 6.35.

B. Adoção vai alem da Justificação, perdão, regeneração.

C. Traz honra e posição. ?Filhos?.

D. Traz uma herança eterna e imaculado.

E. É seguro. É tão seguro como Deus e suas promessa. Não será dissolvido esta união, não remove, desonra ou quebra nenhuma de suas promessas.

F. O Espírito Santo habita perpetuamente, nunca seremos rejeitados, nunca desamparado, nunca deixados só.

V. O Efeito

A. Deus torna-se o nosso Pai, Lc 11.11-13.

B. Como filho, temos livre acesso ao Pai.

C. Somos conformado à sua imagem.

D. Segurança em Cristo é o resultado, Gl 4,6.

E. Somos co-herdeiros com Cristo, Rm 8.17.

Autor: Pr João Hawkins Filho

Busque Vídeos

Loading...

Mural de Recados

Veja como é façil participar: Clique em "Set Name", Vá na opção (2) "nome temporario/With a Temporary Name", digite seu apelido/nome e clique em GO. Pronto! Pode digitar a sua mensagem e pressionar ENTER no teclado do seu computador para enviar. Você pode conversar OnLine em tempo real com outras pessoas ou apenas deixar um recado para todas.

Ajude a divulgar este Blog!

Copie o codigo e mande nos scraps dos amigos do Orkut, ou coloque no seu blog.

 
Copyright © 2008 years 80
O uso deste site web implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais e das Políticas de Privacidade do VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda. Copyright © 2008 VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda.