As 3 festas maiores, celebrados anualmente em Israel: Êxodo 23:14; 34:23; Lev 23; Num. 29; Deut. 16. 1. A Páscoa e a do pães asmos à 1. Pesaeh 2. A Festa dos Tabernáculos à 2. Sucót 3. A festa da Sega (Colheita, Semanas, Pentecostes) à 3. Shavuót Existem outras festas, conforme o ensino Bíblico. Devemos estar as festa de Israel detalhadamente, lembrando que há um observação Bíblica mas também há certas modificações na observação delas entre os israelitas de hoje. Além disso existem certas festas que devem se consideradas como "extra Bíblicas."
"A PÁSCOA CONFORME A BÍBLIA"A instituição da Páscoa está registrada no livro de Êxodo 12:1-20. Foi instituída no dia 10 de Nisan até dia 14 e no dia 14 a dia 21, observaram a dos pães asmos. 1. Um Cordeiro: Êxodo 12:3-4 Deus lhes deu a ordem para sacrifica e um cordeiro. Um por cada família ou se a família for pequena o cordeiro poderia duas famílias. 2. A Condição do Cordeiro: Êxodo 12:5
3. O Cordeiro foi guardado até o dia 14: Êxodo 12:6 parte a.
6. Os Israelitas haviam de comer carne assada no fogo, pães asmos, e ervas amargas naquela noite. Êxodo 12:8 7. Outras instruções a cerca de comida e a festa dos pães asmos. Êxodo 12:9-20. Infelizmente, os israelitas não guardavam a páscoa como foram mandados. A Bíblia registra 5 eventos da observação da páscoa:
"A OBSERVAÇÃO DA PÁSCOA DE HOJE EM DIA"Houve tantas modificações na observação dessa festa que tecnicamente falando os israelitas não observando a páscoa e sim a festa dos pães amos. Até que eles observam a festa no dia 15 até 22 de Nisan. A festa é celebrada por 8 dias. Israelitas usam um livrinho que contém a ordem de serviço que deve ser observada na noite de páscoa, chama-se "HAGGADAH SHEL PESSACH" (A NARRATIVA DA HISTÓRIA DA PÁSCOA). Para Israel é a história ou declaração da sua independência. Este, "Culto em Casa" chama-se o "SEDER" . (Ordem de serviço). O festival de páscoa (pesach) começa na véspera de 15 de Nisan (Abril) e dura 8 dias. Na noite do dia 14 o chefe da família faz uma procura diligente na casa com uma vela na mão. Está a procura de "chametz" (levedura) porque não é licito Ter leveduras na casa durante esses 8 dias. Essa procura chama-se "Bedikat Chamatz". De fato, a senhora da casa fez uma limpeza espiritual durante o mesmo dia e a casa é muito limpa. Porém, ela deixou de propósito alguns miolos de pão para ele achar. Os miolos de pão são embrulhados e queimados na manhã seguinte. Essa cerimônia é chamada de "Biur Chametz". Ele era depois pedindo que Deus lhe perdoe se houver uma levedura que não foi achada. Tecnicamente falando não é licito nem possuir alguma levedura durante pesach não só simplesmente limpar a casa. Então, judeus piedosos que são donos de lojas que vendem produtos de leveduras devem desembaraçar-se delas. Por isso inventaram uma cerimônia chamada: "Meekirat Chametz". (A venda de levedura). O judeu piedoso deve vender sua possessão de leveduras para um gentio. A transação é feita na presença de um rabino, geralmente, mas a possessão ?devolvida depois do Pesach. Na noite de páscoa, o pai volta da sinagoga para sua casa decorada para a festa. A família está vestida com a sua melhor roupa. A mesa está preparada em todos os símbolos tradicionais de pesach. A casa é bem iluminada para comemorar o fato que as casas dos seus antepassados tinham luz enquanto as dos egípcios estavam em trevas durante a nona praga. Êxodo 10:21-23.
"OS SÍMBOLOS NA MESA"
"OS SÍMBOLOS NO PRATO DE PESACH"
O Sábado antes da páscoa chama-se "os sábados há-gadel" ou "o grande sábado". Os israelitas tem um culto em casa chamado "O Seder" (ordem de serviço) que já tinha mencionado. O seder se encontra no livro "Haggadah Shel Pesach". A ordem de serviço é o seguinte: 1. Benção 5. Recitar 9. Combinar 13. Louvar 2. Lavar 6. Lavar 10. Preparar a mesa 3. Salsa 7. Benção da Matzah 11. Aphikomem 4. Dividir 8. Amargas 12. Benção. Explicação do Seder 1. Kaddesh: (Oração de Santificação). Encher um copo de vinho (da redenção) "Abençoados és Tu, Jeová, nosso Deus, Rei do Universo, que criou o fruto da videira. Abençoado és Tu, ó Jeová, nosso Deus, que escolheste nos de entre todos os povos, e nos exaltastes de todas as línguas e nos santificaste com teu mandamentos, etc... Abençoado és Tu, Abençoados és Tu, Jeová, nosso Deus, Rei do Universo, porque preservaste vivos e nos sustentaste e nos trouxeste até está época de férias". (Então todos tomam o primeiro copo de vinho).
Pronuncia uma benção e mergulha a salsa na água salgada. Isto representa o "hissope" que foi mergulhado no sangue e depois colocado na porta em Egito. 5. Maggid: (Recital de Ação de Graças). Recitem, Então, os milagres e as bênçãos que Deus fez no Egito quando os libertou. Orem para proteção no futuro e também que Deus os vingues. A Haggadah (narrativa) começa com quatro perguntas pelo membro mais moço da família. Introdução: "Como é que esta noite é diferente do que todas as outras?"
O Pai responde: "Éramos escravos no Egito... e ele relata a narrativa toda conforme o ensino de Torá (Ex. 13:8), exigindo uma aplicação pessoal da redenção, ele tem que louvar a Deus como se fosse a sua própria redenção do Egito. Entoam Salmos 113 e 114. (os copos de vinho são enchidos de novo e todos bebem). (Uns momentos de silêncio... Todos esperando Elias). Finalmente, a porta e fechada e o pai fala mais uma vez: "Até quando ó Deus, ficarás sempre bravo conosco? Quando tornarás a Ter misericórdia para conosco e nos restaurarás no Seu favor? Estamos sofrendo. Estamos espalhados entre os pagãs". Eles nos zombam dizendo: "Onde está o seu Deus? Onde está as promessas da sua vida?". Quase desanimamos mas estamos aguardando. Somos esquecidos e quase mortos mas temos confiança ainda. O Senhor, nosso Deus, que possa Te agradar par nos escolher logo, logo e nos restaurar no seu favor. Pelo menos, no ano que vem, permite que nós celebremos a páscoa em Jerusalém, Sua cidade. Bebem o quarto copo de vinho. O Seder termina com todos cantando "Chad Gadya" . Explicação do Chad Gadya: (Um Cabrito Só) Chad Gadya: é um corinho escrito na última pagina de Haggadah Shel Pesach. Mas o corinho tem um significado especial. O Pai Celeste comprou um cabrito (Israel) com o sangue de circuncisão e o sangue da páscoa (o cordeiro). O cabrito foi engolido pelo gato (Egito) que foi então conquistado pelo cachorro (Babilônia) que então foi conquistado pelo pedaço de pau (Mede Pérsia) e depois o fogo (Alexandre-Grécia) queimou o pau. Depois a água (Roma) apagou o fogo, tornando-se um império mundial. Mas o boi (os sarracenos) bebeu a água e então, foi morto pelo carneiro (cruzadas religiosas) que então foi pegado pelo anjo da morte (os turcos) e finalmente a relâmpago (Deus) acaba com o anjo da morte e salva o cabrito.
"PÁSCOA E A SANTA CEIA DO SENHOR"Mat. 26:17-30; Mar. 14:12-16; Luc. 22:7-23; I Cor. 11:23-29; João 13. Nos ensinam que a Santa Ceia foi instituída na noite da Páscoa pelo Messias de Israel, o Senhor Jesus Cristo. Aparentemente, Jesus estava ensinando a seu discípulos que a Santa Ceia ia tomas lugar da Páscoa e que Ele mesmo desde então o Senhor Jesus é a nossa (dos filhos de Deus) Páscoa. I Cor. 5:7. Jesus observou a Páscoa exatamente do jeito que acabamos de estudar, mas quando Ele se levantou para partir a Matzah (aphikomen) e distribui-los aos discípulos, então, Ele instruiu a Santa Ceia dizendo que o pão representava o seu corpo, e mais tarde o vinho, o seu sangue.
Existem doutrinas falsas em relação a observação da Santa Ceia. Por exemplo: o concílio de Trento inventou a doutrina de transubstanciação (que os elementos, o pão e o vinho tornem-se no corpo e no sangue de Cristo). Os luteranos e outros defendem a tese de consubstanciação (que a presença espiritual de Cristo acompanha os clementes). Mas conforme a Bíblia os elementos apenas representam ou simbolizam o corpo e o sangue de Jesus. Nós mostramos Sua morte até que Ele venha, é simplesmente em memória de Dele.
"O CORDEIRO DA PÁSCOA É O TIPO DO CORDEIRO DE DEUS (CRISTO)".
(SHAVUÓT)"A FESTA DAS SEMANS" As três principais festa de Israel são a da Páscoa, de Shavuót e a de Succoth. Realmente houve sete festas observadas anualmente mas estas três eram as maiores. As três principais são mencionadas em Êxodo23:14-19, e essas peregrinações são mencionadas com mais detalhes em Lev. 23 e Deut. 16. Tecnicamente falando as três são:
Conforme a Torá, há 7 festas fixas Lev. 23:2-4. São:
A Festa de Shavuót no livro de orações dos judeus é intitulado "Z?man Maçan Toracenu." (A época em que foi dada a Lei). Regozijo da Lei. Querendo ligar essa festa com algum evento histórico, como é no caso da páscoa, os israelitas dizem que a Lei de Moisés foi dada no dia de pentecostes. Mas a pergunta é: Se realmente foi dada a Lei de Deus neste dia? E como é que eles chegaram a essa conclusão? Em Êxodo, capítulo 12 nós lemos que o povo saiu do Egito no dia 14 de Abril. (1 mês). Em Êxodo, capítulo 19 vemos que os israelitas chegaram ao Monte Sinai no 1 de Junho. (3 mês). Em Êxodo, capítulo 19 mais a diante, aprendemos que o povo israelita tinha de passar 3 dias ao pé do monte, preparando-se para o que ia acontecer. A Lei foi dada só depois de passado todo este tempo. Os israelitas viajaram dezesseis dias durante o primeiro mês, e vinte e nove no segundo, com mais um dia no terceiro, e passaram três dias esperando em preparativos. Somando estas cifras, chegamos ao total de quarenta e nove dias, o tempo que passou desde a saída do povo de Israel do Egito até no dia anterior a recepção da Lei. Assim no qüinquagésimo dia após a Páscoa, no próprio dia de Pentecostes o povo escolhido recebeu os 10 mandamentos. (50 dias depois do segundo dia de Páscoa). Alguns costumes observados em relação a Shavuót são:
Pois bem! Desde que é o aniversário da Lei é então, como já disse, consideração o nascimento de Judaísmo. Pentecostes só 50 dias após páscoa. Passaram 1500 anos depois da celebração da primeira Páscoa e a primeira Festa de Semanas ou Pentecostes. Profetas pregaram e escreveram falando sobre o Messias que viria para redimir Israel. Finalmente o Messias veio! Ensinava, pregava, curava, foi rejeitado e crucificado. Morreu e foi sepultado e ressuscitou! Mandou que seus discípulos esperassem até a promessa do Pai. Eles esperaram desde a Páscoa até Pentecostes e no qüinquagésimo dia estava reunidos num lugar quando de repente veio do céu um como de um vento impetuoso, encheu toda a casa onde estavam. Todos foram batizados e cheios do Espirito Santo. A Igreja de Cristo, nasceu! O seu aniversário? É no dia de Pentecostes!
SUCCOT(A FESTA DOS TABERNÁCULOS) Referencias na Bíblia: Êxodo 23:16 parte (b); Deut. 16:13-15 e 17; Lev. 23:33-34. Conforme a Bíblia a festa foi observada durante 7 dias. 15 de Tishri (Set-Out) à dia 22. O primeiro dia, era o dia de santa convocação (dia de descanso). Ofereceram sacrifícios todos os dias (a tradição rabinica diz que sacrificaram 13 sacrifícios no primeiro dia, 12 no segundo etc. ... 7 no 7º dia e a soma é de 70 para todas as nações). Ofertas queimadas no oitavo dia. Frutos das árvores. Ramos de palmeiras (lulevim). Habitaram em tendas de ramos 7 dias, (para lembrar que os pais assim fizeram). Enfim era uma festa memorial e ação de graças para o fruto recolhido. A Festa hoje em dia:
Chag Há-osif Festival da colheita. Lev. 23:29. Chag Há-succot Festival de tendas de ramos. Lev 23:42-43. Chag Adonai Festival de Deus. Lev. 23:39. HeeHag O Festival. João 7:37.
"O DIA DA EXPIAÇÃO"Lev. 23:26-32 cf. Heb. 9:1-16 e Lev. 16:1-34. Levíticos 23 trata o dia em relação ao povo, enquanto Levíticos 16 nos dá os detalhes em relação ao sacerdote e os sacrifícios. Conforme a Bíblia:
Hoje em dia: Yom Kippur (o dia da expiação) ao por do sol no dia 9 de Tishri até ao por do sol do dia 10, a maioria dos judeus, entra na sinagoga. Até os que freqüentam regularmente, porque consideram Yom Kippur, o dia de julgamento, o dia de prestar contas com Deus. Estão buscando perdão através de arrependimento. Yom Kippur é o décimo dia depois de "Rosh Hashanah" (o ano novo). Estes 10 dias são chamados, "Dias de reverencia de grande medo, ou os 10 dias de arrependimento". Na tarde de 1 de Tishri (Rosh Hashanah) judeus em toda parte congregam-se perto de rios córregos, e até à beira do mar para observar o ritual de lançar todos os seus pecados nas profundezas do mar. A cerimonia chama-se "Tasblikh" que significa "todos os seus pecados". Desde que os judeus não tem o seu templo, nem sacerdócio, nem sacrifícios, devem substituir algo para fazer expiação dos pecados. Os rabinos ensinam que Deus aceita:
Tudo isso será aceito em vez de um sacrifício. Mas, até hoje, alguns ortodoxos na Europa e outros países, sentindo a necessidade do sacrifício, lembrando que não há remissão dos pecados sem derramarem sangue. Lev. 17:11. Observem a cerimônia de "Kapporoth" (sacrifício de expiação). O homem tem que sacrificar um galo e a mulher tem que sacrificar uma galinha. No dia de Yom Kippur, os judeus tem uma boa refeição na tarde antes do por do sol porque vão jejuar por 24 horas. Ao por do sol, na sinagoga, o cantor (chazan) vestido de branco e com dois membros da congregação em cada lado Dirige-se dizendo: "Pela autoridade do coorte celestial e pela autoridade do coorte na terra, na presença do Onipresente e na presença desta congregação, oremos com todos os transgressores". Então, o cantor entoa a oração mais solene de todas: chama-se "O KOL NIDRE" (todos os juramentos ou votos). "Todos os votos, compromissos, juramentos, devoções, promessas, penalidades e obrigações pelas quais nós temos vontade, jurado, votado e lançado desde este dia da expiação até o próximo dia da expiação sejam par o nosso bem, estamos arrependidos de tudo e que todos sejam ab-rogados e anulados. Nenhum deles tem mais poder sobre nós. Nossos votos não serão considerados votos, nem juramentos como juramentos." Essa oração de Kol Nidre que absolve o judeu que falhou cumprir os seus votos é muito criticada. É natural porque os críticos dizem seria tolice fazer um negócio com judeus que poderiam ser absolvidos de todos os juramentos no dia da expiação. Mas realmente, os judeus não estão querendo fugir de seus compromissos. Estão simplesmente expressando a sua incapacidade de cumprir todos os seus votos e compromissos. Quer dizer, na opinião deles, ninguém pode pensar, no dia da expiação, que já cumpriu e que Deus é obrigado a aceitá-lo. Também , uma cerimonia religiosa, não tem nada a ver com a Lei civil e um judeus não pode fugir um contrato legal sem enfrentar as conseqüências da lei. Até os judeus dizem: "Yom Kippur faz expiação das transgressões cometidas contra Deus. Yom Kippur, não faz expiação para um homem que pecou contra outro, se não houver restituição. Tem que acertar as contas com aquele que sofreu primeiro ou não receberá o perdão de Deus." Os cabalistas escreveram: "a oração daquele que tem ódio contra outro não será atendida , nem no dia de Yom Kippur." Dizem mais: "por causa da inimizade e ódio em nossos corações estamos impedindo a vinda do Messias. Somos perseguidos por nossas iniqüidades e por isso cada dia tornam-se piores do que os outros. Até nações sabem que existem divergências e divisões entre nós. Somos um povo só, com uma só língua. Devemos ser unidos especialmente porque moramos entre inimigos. Porque que deveríamos odiar até os nossos? "Que Deus faça uma expiação para nós renovando o nosso coração de pedra, renovando o nosso espirito e tirando o nosso ódio, até que seremos mais uma vez unidos em nossa terra!" É um costume entre certos judeus praticar imersão na véspera de Yom Kippur. Fazendo Teshuvah (arrependimento), faz a limpeza por dentro mas observando a imersão, ou um banho ritual faz a limpeza por fira. Isa. 1:16. A Talmud comentando sobre o versículo que diz que "naquele dia afligireis as vossas almas..." ensina que existe 5 aflições para serem observadas pelo povo:
As 5 aflições correspondem aos 5 livros de Moisés (A Torá) que foram completados naquele dias e correspondem, também aos 5 sentidos pelos quais nós guardamos os mandamentos ou transgredimos. A idéia é que a alma deve ser afligida até não sentir-se em casa no corpo. Justamente porque a alma tem 5 nomes:
Há 5 aflições para remover a corporalidade. Os comentários da Talmud tinham um dificuldade em reconciliar como uma confissão que consiste em apenas palavras poderia ab-rogar um ato pecaminoso. Mas os rabinos resolveram o problema dizendo que quando um homem fizer "Teshuvah" que é (arrependimento e confissão), então, Deus através da sua confissão fará-lhes uma nova criatura! Então, ele não é aquela criatura pecaminosa que transgrediu!
"YOM KIPPUR""O Sábado dos Sábados" Lev. 16:1-34 Deus avisou Moisés que Arão, o sumo sacerdote, não pudesse entrar no santuário ? dentro do véu , senão uma vez por ano só, no dia 10 de Tishri, para sacrificar para ele mesmo, sua casa, para o lugar santo, para o tabernáculo da congregação, para o altar e para o povo de Israel. Levaria a pena de morte se entra-se noutro templo. Os sacrifícios. O sacerdote entrou com:
O sacerdote foi vestido com vestes sagradas: Lev. 16:4
A congregação trouxe:
O sumo sacerdote depois de:
Tipologia do Dia da Expiação:
Tudo tipificou a obra da redenção pelo Senhor Jesus:
Os sacrifícios dos animais também tipificam a obra de Cristo:
Dispensacionalmente: Para Israel, como nação o seu sumo sacerdote está dentro do Santo dos Santos. Quando Jesus voltar, Israel será convertida, perdoada e restaurada de uma vez por Todas! Autor: Roberto J. Brennan |
"AS FESTAS DE ISRAEL"
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