ECLESIA NA VERSÃO "DOS SETENTA"Determinar o significado da palavra eclesia no Novo Testamento é importante no estudo do seu contexto no grego clássico e na versão dos Setenta. A versão dos Setenta esteve em uso durante os tempos do Novo Testamento e os escritores do Novo Testamento que usavam a palavra, talvez fossem influenciados de algum modo pelo uso da versão dos Setenta. Talvez a melhor maneira de examinar a palavra nesta versão é dar os resultados dos estudos dos três eruditos no assunto. Resumiremos seus achados e acrescentaremos alguma informação que observamos em nosso próprio estudo. Na versão dos Setenta "eclesia" é usada quase que cem vezes. Ela traduz a palavra hebraica "qahal" que significa assembléia ou congregação. No hebreu há duas palavras usadas para a reunião do povo de Israel: ‘edhah’ e ‘qahal’. Hort diz:
Eclesia nunca traduz a palavra hebraica ‘edhah, a qual Hort diz poder ser "Israel quer reunido ou não", mas traduz qahal, que significa assembléia. Dana diz, falando sobre a versão dos Setenta: "Nela eclesia foi usada para traduzir a palavra hebraica qahal que significa uma assembléia, convocação ou congregação" (H. E. Dana, Op. Cit.). Dana nota seis variações na versão dos Setentas, no modo como eclesia é usada.
Dana conclui seu estudo sobre eclesia na versão dos Setenta com estas palavras:
B. H. Carroll responde às perguntas feitas a ele a respeito de seu estudo neste assunto com as seguintes citações:
Carroll também aponta como uma confirmação de suas conclusões, que na versão Revista, a palavra hebraica é traduzida assembléia ou congregação em cada lugar onde a versão dos Setenta usou a palavra eclesia. Antes de terminar este capítulo deve ser notado que alguns tem dito que qahal, ás vezes, significa todo povo israelita. Se esta é uma interpretação verdadeira ou não, não podemos dizer, mas podemos afirmar que quando tentam dar este significado amplo a eclesia, porque é usada para traduzir qahal, cometem um erro. Thomas diz a respeito deste assunto:
Depois de examinar pessoalmente cada lugar onde eclesia ocorre na versão dos Setenta estou convencido de que a palavra retém o mesmo significado básico que tem no grego clássico, de assembléia, em cada lugar. O uso na maioria dos lugares é muito claro, de que assembléia é o significado da palavra. Em Deuteronômio é usada para se referir ao tempo em que o povo se reuniu diante do Monte Sinai e ouviu os Dez Mandamentos; quando Josué reuniu a nação da terra prometida para ler a lei ao povo israelita; quando Salomão fez a oração de dedicação do templo e o povo estava reunido diante dele, e muitas outras vezes onde o contexto é tão claro que ninguém se atreveria a pensar de modo diferente. Os poucos lugares em que pode ser questionada faz bom sentido de acordo com seu significado comum, tal fato resolvendo o assunto. Um princípio aceito por todos os eruditos é que o significado que mais prevalece de uma palavra deve continuar em cada lugar, enquanto fizer bom sentido. Um significado novo ou raro não pode ser admitido, mesmo que mostre fazer bom sentido num lugar em particular, enquanto o significado predominante couber no contexto. Nossa conclusão depois de estudar os usos da palavra classicamente e na versão dos Setenta é que todos os exemplos conhecidos da palavra nestas fontes dão voto unânime de que ela significa assembléia. Esta conclusão não é necessária para provar as conclusões no resto desta tese. O único ponto que deve ser enfatizado, e que cremos que todos os eruditos admitem, é que a palavra eclesia no grego clássico e na versão dos Setenta tem o significado de assembléia em todos, ou quase todos, os casos. EXPLICAÇÃO DOS SÍMBOLOS (#) - Título do livro - traduzido (*) - Acrescentado para esclarecimento (?) - Exemplo irrelevante. Omitido, pois não pode ser traduzido em português com um significado coerente. (?) - Nota do editor. Pode referir-se ou ser comparado com a Bíblia Corrigida (João Ferreira de Almeida) à tradução do rei Tiago, e a Autoridade em português à Americana Padrão. Autor: Edward Hugh Overbey Digitação: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos 09-02 Revisão e editoração: Calvin, David and Daniel Gardner 03-03 |
Capítulo III - ECLESIA NA VERSÃO "DOS SETENTA"
Busque Vídeos
Loading...
Mural de Recados
|
Ajude a divulgar este Blog!
|