Portal Profetizando
HOME

A CHAMADA EFICAZ

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA SALVAÇÃO

"Procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição". 2 Pedro 1:10.

Este texto introduz duas doutrinas vitalmente relacionadas à salvação do homem. São elas: a "Chamada" e a "Eleição". Quem conhecer a fundo a Bíblia nestas duas doutrinas terá feito um grande avanço no plano da verdade divina. Estas duas doutrinas estão entre as mais negligenciadas verdades bíblicas, apesar do fato de Pedro exortar a "fazer firme a vossa vocação e eleição". O verbo "chamar" tem um sentido duplo. Pode expressar o ato de dar um nome, como em Mateus 1:21: "E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados", e também significar convidar ou convocar, como em Marcos 2:17: "E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento".

Bem, quando a palavra chamar é usada significando convite ou ordem deve-se fazer uma distinção posterior. Na salvação há uma chamada geral e outra especial; uma, a qual se pode resistir e a outra que é eficaz. A chamada geral ou exterior é, por natureza, um convite ou ordem; a especial ou interior vence a resistência e faz com que o convite ou ordem sejam aceitos. Uma é objetiva, a outra, subjetiva.

O homem chega à salvação através de um chamado divino. Somos santos por sermos chamados. Romanos 1:7 afirma: "A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo". Lemos em I Pedro 2:9: "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz". E em II Tessalonicenses 2:13: "Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade". Temos uma ilustração física da chamada eficaz, no instante em que Lázaro ressuscitou dos mortos. A chamada eficaz é uma palavra que vem acompanhada com um braço onipotente. Observe:

1. A NATUREZA DA CHAMADA.

1. É miraculosa. (1) Ela dá vida ao pecador morto. João 5:25 diz: "Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão". (2) Ela dá visão ao cego. Lemos em 2 Coríntios 4:3-6: "Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse que das trevas resplendesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo". (3) Ela abre o coração, como no caso de Lídia; Atos 16:14: "E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia".

2. É irresistível. Tem, por trás, o poder de Deus. Resistir a esta chamada seria o mesmo que o pecador vencer o Criador. Significaria tornar nula as Escrituras. Romanos 8:30 afirma: "E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou".

2. A NECESSIDADE DESTA CHAMADA.

1. Porque a Palavra só não é suficiente. Lemos em 1 Tessalonicenses 1:5: "Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós". Isto implica falta ou imperfeição no Evangelho? Antes de responder, deixe-me fazer outra pergunta: Por que o homem não pode ser salvo pela lei? É por causa da imperfeição da lei? De maneira nenhuma! É por causa da incapacidade moral no pecador. O mesmo acontece com a Palavra do Evangelho; não há falta nela, mas a depravação humana faz algo mais necessário para a salvação do que um simples e objetivo convite. O Evangelho de Cristo é zombado e rejeitado pelo homem natural. Veja o que diz 1 Coríntios 1:23: "Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos"; e também 1 Coríntios 2:14: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". A mente carnal ou mundana é tão inimiga da graça quanto o é da lei, pois é inimiga de Deus e Deus é o autor tanto da lei quanto da graça. Se ficar à própria mercê, o homem tanto não confiaria em Cristo, quanto não obedeceria a lei de Deus. Lembre-se: a incapacidade é espiritual e moral, não natural. O homem pode confiar em Cristo, se quiser. Mas existe a incapacidade da vontade. Compare João 5:40, "E não quereis vir a mim para terdes vida"; com João 6:44, "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia". Sei que esta é uma reflexão terrível sobre a natureza humana, mas é a pura verdade e não há nada a se ganhar esquivando-se da verdade por amor ao orgulho humano. Já se fez isso demais, e isto explica a tão pouca humildade diante de Deus.

A esperança de nosso sucesso na salvação de almas vem junto com esta chamada.1 Tessalonicenses 1:5: "Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós". Lemos em 1 Coríntios 1:24: "Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus". E também em 1 Coríntios 2:4-5: "A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de espírito e de poder. Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus". E ainda em 1 Coríntios 3:5-7: "Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento".

3. A SEGURANÇA DESTA CHAMADA.

Como se pode saber se esta chamada foi recebida? Existem certas características naqueles que a recebem.

1. Terão discernimento espiritual. O Evangelho não está mais escondido. Compare 1 Coríntios 1:2: "Á igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso"; com 2 Coríntios 4:3-6: "Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmo, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo".

2. Terão novos desejos. É uma chamada santa e existirá a vontade pela santidade. Lemos em 2 Timóteo 1:9: "Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos séculos dos séculos". Também em Mateus 5:6: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos". O Espírito é chamado Santo, porque é Sua obra característica e peculiar nos santificar, do mesmo modo como Cristo é chamado Jesus (Salvador), porque é Sua obra característica e peculiar nos redimir. Onde há a chamada eficaz, haverá o desejo por tudo o que é de Deus. O Salmo 27:4 diz: "Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo". E também o Salmo 42:1: "Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus".

3. Haverá crescimento na graça. Pedro nos diz que a maneira de tornar a fazer cada vez mais firme a chamada e eleição é edificar sobre a fé dada por Deus, as seguintes virtudes: virtude, ciência, temperança, paciência, piedade, amor fraternal e caridade. 2 Pedro 1:5-10 afirma: "E vós também, pondo mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis".

4. A GARANTIA DESTA CHAMADA.

1. Ela garante que cada experiência futura nesta vida será para o bem dos crentes. Romanos 8:28: "E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".

2. Ela garante a glorificação futura. Romanos 8:30 diz: "E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou".

5. O MODO DESTA CHAMADA.

É conforme a um propósito divino. Observe os seguintes versículos: Romanos 8:28: "E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". 2 Timóteo 1:9: "Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos". Deus chama eficazmente porque assim o propôs. Tudo o que Ele faz é de acordo com Seu propósito eterno, que é trazer os que dantes conheceu à salvação. A eleição não torna um pecador, santo, mas marca os que hão de se ser santos. Efésios 1:4-5 diz: "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade".

6. O VALOR PRÁTICO DESTA DOUTRINA.

1. Ela honra o Espírito Santo ao Lhe atribuir um lugar em nossa salvação. O Espírito Santo recebe pouca honra do crente em geral. Ele acha que o Espírito Santo o regenera por causa de sua fé. Pensa que o Espírito Santo fez algo porque ele mesmo já fizera sua parte. Não fizemos nada para merecer a redenção de Cristo, nem fizemos nada para fazer o Espírito Santo nos regenerar. Efésios 2:1-10 dá a nós a verdade neste assunto: "E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos, em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas".

2. Isto nos torna humildes, pois nos mostra que somos feitos diferentes do perdido ao nosso redor, através de uma obra de graça em nós e não por nossa própria vontade ou auto esforço. Vejamos o que diz João 1:12-13: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus". E também 1 Coríntios 4:7: "Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?" Em 1 Coríntios 15:10 lemos: "Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo".

3. Ela nos tira qualquer base para nos vangloriar. 1 Coríntios 1:31 diz: "Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor".

Isaac Watts, o compositor de hinos preferido de Spurgeon, colocou esta verdade em poesia:

"Por que fui feito para ouvir Tua voz,

E entrar enquanto a porta está aberta;

Quando tantos escolhem o pior,

Preferindo morrer do que Te ouvir?"

"O mesmo amor que prepara o banquete,

Também nos faz entrar;

Porque senão pereceríamos em pecado

Do que tal amor provar!"


Autor: C. D. Cole

Busque Vídeos

Loading...

Mural de Recados

Veja como é façil participar: Clique em "Set Name", Vá na opção (2) "nome temporario/With a Temporary Name", digite seu apelido/nome e clique em GO. Pronto! Pode digitar a sua mensagem e pressionar ENTER no teclado do seu computador para enviar. Você pode conversar OnLine em tempo real com outras pessoas ou apenas deixar um recado para todas.

Ajude a divulgar este Blog!

Copie o codigo e mande nos scraps dos amigos do Orkut, ou coloque no seu blog.

 
Copyright © 2008 years 80
O uso deste site web implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais e das Políticas de Privacidade do VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda. Copyright © 2008 VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda.