Portal Profetizando
HOME

"Nem todas as igrejas são iguais"

Leitura Básica: Lucas 9:49-50

Texto Chave: I Timóteo 3:15 ? "Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus que é a igreja do Deus vivo, a coluna e a firmeza da verdade."

Introdução: Nós, os batistas, reconhecemos que existem VERDADEIROS FILHOS DE DEUS, NASCIDO DO ESPÍRITO SANTO, salvos e destinados a chegarem ao céu, dentro de todas as igrejas evangélicas. Podem haver alguns até no meio das seitas mais radicais nas suas doutrinas falsas, que se deixam enganar. Cremos assim, simplesmente porque a salvação NÃO DEPENDE DA SUA LIGAÇÃO COM UMA IGREJA! Depende EXCLUSIVAMENTE da sua LIGAÇÃO COM CRISTO, ATRAVÉS DA FÉ (Rom. 10:8-9 ; Atos 16:31 ; Ef. 2:8-10). Somos FILHOS DE DEUS PELA FÉ EM CRISTO (Gal. 3:26). Depois de convertidos, porém Deus deseja que TODO CRENTE SE LIGUE A UMA IGREJA VISÍVEL E ORGANIZADA que defende e pratica TODA A VERDADE DO NOVO TESTAMENTO! Fazer parte de uma igreja VERDADEIRA de Jesus Cristo é ALGO MAIS DO QUE IR PARA O CÉU! È uma questão do OBEDECER a Cristo COMPLEMENTE, ou apenas pela metade! Você pode pertencer a uma igreja de doutrina errada e ainda ir para o céu SE VOCÊ ESTIVAR VERDADEIRAMENTE SALVO, tendo se convertido VERDADEIRAMENTE a Cristo. Mas, se você quiser ser um discípulo OBEDIENTE, comparará as doutrinas das igrejas evangélicas COM AS DO NOVO TESTAMENTO, e desejará fazer parte de uma que pregue e defenda as mesmas. Se fizer isso, você será um batista SEM DÚVIDA ALGUMA!

Nós batistas, não desprezamos os crentes de outras denominações. Como no caso que se apresenta na "leitura básica", não os PROIBIMOS! Se em qualquer igreja evangélica o evangelho for pregado, damos graças a Deus por isso, pois sabemos que DEUS SEMPRE ABENÇOARÁ SUA PALAVRA! Mas, por outro lado, nós não DEVEMOS NOS UNIR com tais igrejas, que pregam só uma parte da verdade, ou nenhuma, ou torcem as doutrinas da Palavra de Deus. Somos obrigados a nos conservarmos separados, em qualidade de igrejas, de toda forma de doutrina falsa (Rom. 16:17).

È comum em nossos tempos, se ouvir algum crente evangélico dizer, "Bem, todas as igrejas evangélicas são iguais, não é? Portanto, não importa a QUAL DELAS você pertence; o importante é ser crente!" Concordamos que é de SUMA IMPORTÂNCIA você ser crente, realmente convertido e salvo pela graça de Deus. Inclusive, se não tiver ESSA CERTEZA, você nem será um candidato BÍBLICO para o batismo de uma igreja batista, pois os batistas exigem as provas da salvação de todos os seus candidatos. Mas, dizer que TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS SÃO IGUAIS é um absurdo, pois nem todas ensinam doutrinas iguais! Muitas negam o que outras afirmam! Dirá, por acaso, um moço crente, ao considerar a possibilidade do matrimônio, "Para mim, todas as moças são iguais!"? Certamente que não! Ele se esforçará a escolher uma que preencha os requisitos para uma esposa ideal e bíblica! Pela mesma lógica, não se pode dizer que todas as igrejas servem! Veremos agora algumas das razões:

I. Uma igreja fundada por algum homem (ou mulher) não será igual a igreja fundada pelo próprio Cristo

Em lição anterior vimos que Jesus estabeleceu sua própria igreja enquanto estava na terra, e a essa igreja deu as ordens da "grande comissão", com autoridade para agir em Seu nome, e igrejas como essa, suas legítimas sucessoras, continuam até hoje na terra! (Mat. 16:18-19 ; Ef. 3:21 ; I Cor. 11:26). Nenhum historiador do cristianismo conseguiu, até agora, identificar o nome do FUNDADOR DAS IGREJAS BATISTAS! Por outro lado, os nomes dos fundadores de todas as demais denominações são facilmente conhecidos. Há três requisitos, portanto, para uma igreja ser a do Novo Testamento:

1. O fundador certo: Jesus Cristo!

2. O lugar certo de origem: Palestina (a terra de Israel), e não outro país, como Alemanha, França, Suíça, Inglaterra, os Estados Unidos, Brasil, etc.

3. O tempo certo de fundação: Durante o ministério terrestre de Jesus Cristo, antes da sua crucificação, e ANTES DO DIA DE PENTECOSTES!

Pontos para pensar:

1. Existem crentes em todas as denominações?

2. Qual deverá ser nossa atitude para com eles?

3. Porque importa ser um crente obediente?

4. Porque separados das outras denominações?
5. Comente a primeira razão dada para provar que nem todas as igrejas são iguais?

Leitura Básica: o mesmo da anterior

Texto Chave: o mesmo da anterior

II. Uma igreja que ensina doutrinas erradas não será igual a uma que ensina a verdade

A igreja local de Jesus Cristo é a COLUNA E A FIRMEZA ( o baluarte e o alicerce) DA VERDADE! (I Tim. 3:15). Se INCLUIRMOS TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS EXISTENTES EM UM GRUPO EM UM GRUPO SÓ, sem discriminações, isso virá ser UMA SALADA de doutrinas divergentes, uma verdadeira confusão e babilônia de vozes doutrinárias! Uma igreja que não defende as doutrinas do Novo Testamento não pode ser IGUAL A UMA QUE AS DEFENDE! Deus confiou um depósito de doutrina, chamado "a fé", a suas igrejas da era apostólica, e esse depósito continua com as igrejas batistas até hoje. Judas nos exorta a "batalhar pela fé uma vez (por todas) entregue aos santos (aos crentes)!" (Judas 3). Isso SEPARA AS IGREJAS VERDAEIRAS das que defendem doutrinas INVENTADAS PELOS HOMENS! Algumas igrejas ensinam que o crente pode PERDER a salvação; as igrejas verdadeiras ensinam, ao contrário, que Cristo guarda o crente; algumas igrejas ensinam que qualquer batismo serve, mas as igrejas batistas insistem na imersão do crente pela autoridade de uma igreja bíblica; e assim por diante, poderemos constatar muitas diferenças existentes em questões doutrinárias. O crente deverá desejar fazer parte de uma igreja que ensina a verdade!

III. Uma igreja que ensina só uma parte da verdade não será igual a uma que ensina toda a verdade

Como já dissemos, damos graças a Deus pela verdade do evangelho pregado por qualquer igreja ou indivíduo! Mas por outro lado, se essa verdade for misturada com erros palpáveis e nocivos, o efeito da verdade pregada será muito abalado. Os batistas aceitam como compromisso "ensinar TODO O CONSELHO DE DEUS" (Atos 20:27), sem deixar qualquer parte fora! O crente deve unir-se a uma igreja que defende a verdade, e só a verdade, em vez de fazer parte de uma que mistura a verdade com doutrina nocivas.

IV. Uma igreja de nome humano não será igual a uma com nome bíblico

"O apelido não salva" e isso é verdade! Pode-se ter seu nome inscrito no rol de qualquer igreja e descer para o inferno quando morrer! Isto, porque é possível "passar pela peneira" da igreja ainda perdida, incrédula, e receber o batismo e ficar como membro arrolado, sem se Ter convertido de verdade! Por outro lado, devemos notar que o nome batista é um nome divinamente dado por Deus ao primeiro homem enviado, autorizado, para ministrar a ordenança que caracteriza os batistas: o batismo bíblico! O nome "batista", no grego, descreve a FUNÇÃO desse homem, cujo nome era João! O nome "batista", no grego, descreve a FUNÇÃO desse homem, cujo nome era João: a de IMERGIR OS CRENTES ARREPENDIDOS E CONVERTIDOS (Mat. 3:1 ; João 1:33). Assim, uma igreja que dá continuamente a esse trabalho, tendo recebido de Cristo as ordens para assim fazer (Mat. 28:18-20), é chamada de igreja BATISTA (isto é, uma igreja BATIZANTE, que IMERGE os crentes salvos). Outras igrejas tem nomes ESCOLHIDOS PELOS PRÓPRIOS FUNDADORES, e algumas ficaram até com o nome do fundador mesmo (Luterano, Wesleyano, etc.). Mas as verdadeiras igrejas de Cristo, através dos séculos, eram chamadas pelos inimigos por muitos nomes, entre os quais, o de anabatistas (rebatizadores) por não aceitarem batismos falsos, mas o nome bíblico ao qual elas mesmas aderiram foi o de BATISTA. Você pode ser um crente e ir para o céu sem ser batizado; mas só um crente biblicamente batizado pode levar o nome de batista! Certa senhora disse que se converteu aos nove anos de idade. Os pais eram batistas, mas ela tinha uma irmã, a qual estimava muito, de uma outra denominação evangélica. Ela, portanto, orou para Deus, pedindo que Ele lhe mostrasse qual a igreja que deveria batizá-la. Ela abriu o Novo Testamento e começou por Mateus, e logo encontrou o trecho em que Cristo veio para ser batizado por João, O BATISTA. (Não diz, João, o metodista, o presbiteriano, o pentecostal, etc). Ela disse para o pastor batista, "João, o Batista, não está mais aqui, e portanto, peço á IGREJA BATISTA que me batiza! Nenhum crente poderá dar um motivo melhor do que essa menina de nove anos deu para fazer parte de uma igreja batista!

Pontos para pensar:

Pontos para pensar:

1. O que significa a igreja ser "a coluna e a firmeza da verdade" no mundo?

2. A quem Deus confiou o "depósito da fé", ou doutrina?

3. Mencione várias doutrinas de outras denominações que diferem das doutrinas defendidas pelas igrejas batistas.
4. O que significa o versículo, "ensinando TODO O CONSELHO DE DEUS"?

5. Como sabemos que o nome batista é bíblico?

Autor: JERRY DONALD ROSS, Pr
Missionário da Igreja Batista em Vila São Pedro. São Paulo, dezembro de 1.985
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos Março/02

Busque Vídeos

Loading...

Mural de Recados

Veja como é façil participar: Clique em "Set Name", Vá na opção (2) "nome temporario/With a Temporary Name", digite seu apelido/nome e clique em GO. Pronto! Pode digitar a sua mensagem e pressionar ENTER no teclado do seu computador para enviar. Você pode conversar OnLine em tempo real com outras pessoas ou apenas deixar um recado para todas.

Ajude a divulgar este Blog!

Copie o codigo e mande nos scraps dos amigos do Orkut, ou coloque no seu blog.

 
Copyright © 2008 years 80
O uso deste site web implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais e das Políticas de Privacidade do VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda. Copyright © 2008 VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda.