Portal Profetizando
HOME

O Que Aconteceu com a Doutrina Bíblica da Eleição?

Querido Leitor – faz quanto tempo que ouviu um sermão sobre a doutrina bíblica de eleição? Talvez nunca o tenha ouvido.

O que aconteceu para que essa grande verdade que honra a Deus e salva almas tenha sido abandonada nesses dias? A Palavra de Deus revela muita coisa acerca da eleição, predestinação e o propósito eterno de Deus, contudo, raramente os cristãos falam, discutem e pregam sobre isso.

Alguém poderia dizer que não podemos pregar, estudar ou discutir esse assunto porque, na Bíblia, ele é controverso. Mas qual grande doutrina da Palavra de Deus não causa controvérsia? A doutrina que prega o nascimento de Cristo de uma virgem causa controvérsia, mas, independentemente de controvérsias, quem é fiel à Palavra de Deus nela acredita, ensinando e pregando-a! O mesmo ocorre em relação às doutrinas da Trindade, à Deidade de Cristo, à inspiração das escrituras e à outras coisas ensinadas. O Apóstolo Paulo não deixou de declarar que a salvação se dá exclusivamente pela graça quando esteve na Galácia e os legalistas incitaram controvérsia. Lembre-se, somos chamados para batalhar pela fé, não correr de controvérsia.

Alguém pode dizer que esse assunto não deveria ser ensinado porque pode confundir os ouvintes – ou, em outras palavras, pode prejudicá-los espiritualmente. Mas pensamos que somos mais sábios que Deus? O pregador deve pregar a Palavra como um todo, não apenas uma parte dela (Veja II Timóteo 4:1-3). Deus sabe de que precisamos melhor do que nós mesmos. Ele revelou a doutrina da eleição. É nosso privilégio declarar todo o conselho de Deus (Atos 20:27). Quando negligenciamos parte da verdade de Deus, Ele não é honrado, e os que nos ouvem ficam privados de parte da revelação de Deus.

A Doutrina da Eleição é Bíblica

Notem-se os seguintes versículos e veja como a eleição, predestinação e o propósito de Deus são ensinados.

  • ". . por causa dos eleitos que (o Senhor) escolheu. . ." Marcos 13:20
  • "E Deus não fará justiça aos Seus elegidos ...?" Lucas 18:7
  • "Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus ...?" Romanos 8:33
  • "Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama)", Romanos 9:11
  • "também agora neste tempo ficou um remanescente segundo a eleição de graça. Mas se é por graça, já não é pelas obras ..." Romanos 11:5-6
  • "... O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram..." Romanos 11:7
  • "Bendito o Deus ... o qual nos abençoou ... e nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, que fossemos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo ... segundo o beneplácito de Sua vontade, para louvor e glória da Sua graça ..." Efésios 1:3-6
    "... havendo sido predestinados, conforme o propósito dAquele eu faz todas as coisas, segundo o conselho da Sua vontade; com o fim de sermos para louvor da Sua glória ..." Efésios 1:11-12
  • "Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder ... e vós fostes feitos nossos imitadores ..." I Tessalonicenses 1:4-6
  • "Mas .... irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;" II Tessalonicenses 2:13
  • Deus ... que nos salvou, e chamou ... não segundo as nossos obras, mas segundo o Seu próprio propósito e graça que nos foi dado em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;" II Timóteo 1:8-9.
  • " ... tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus ..." II Timóteo 2:10.
  • "... segundo a fé dos eleitos de Deus ..." Tito 1:1
  • "Mas vós sois a geração escolhida ... o povo adquirido ..." I Pedro 2:9
  • "... vencerão os que estão com Ele, chamados, e eleitos, e fiéis." Apocalipse 17:14
As Palavras de Jesus sobre a Eleição
  • João 6:37,39, "Tudo o que o Pai me dá virá a Mim; e o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora ... a vontade do Pai ... nenhum de todos aqueles que Me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia."
  • João 6:65, "... ninguém pode vir a Mim, se por Meu Pai não lhe for concedido."
  • João 10:15-16, "... e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas (gentios); também Me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz ..."
  • João 17:2, "Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste."

Outros Versículos sobre o Assunto
  • "... e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna." Atos 13:48
  • "... o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam." Atos 18:27
  • "Instruindo ... a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento ..." II Timóteo 2:25
  • "... daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou ... e aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou" Romanos 8:28-30
Note-se aqui que o povo de Deus é chamado à salvação de acordo com o Seu propósito. Ele predestinou os mesmos que dantes conheceu.

"Dantes conheceu" não quer dizer que ele conheceu O QUE fariam e depois os elegeu. Diz OS que dantes conheceu. As palavras "dantes conheceu" são palavras ricas. Em Amos 3:2 podemos ler: "De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido". Deus conhecia certamente as ações de todas as famílias, mas conhecia Israel de um modo especial e amoroso. Note-se que na relação do marido com a esposa, diz-se que o homem conhece a sua esposa (Gênesis4:1). Lembre-se, Jesus disse aos não salvos em Mateus 7:23 "... Eu nunca vos conheci ..." Então, em Romanos 8:28-30, a questão não é se Deus predestinou aqueles em que previu fé (a fé é um dom de Deus). Deus predestina e salva quem ele antes conhece ou ama. Leia Romanos 9:11,15-16, como prova a essas declarações.

As palavras de Jesus: "Não Me escolhestes vós a Mim, mas Eu vos escolhi a vós, e vos nomeei ..." (João 15:16), dão-nos um princípio do qual temos que nos lembrar.

Como Devemos Responder às Palavras De Deus?
  • Creiamos nelas de todo nosso coração – essas verdades são da Palavra Santa de Deus.
  • Exaltemos a Deus, o único que pode salvar pecadores como nós através do Seu Filho Jesus Cristo ... Curvemo-nos diante dEle e demos a ele toda a glória.
  • Humilhemo-nos diante do oleiro e curvemo-nos ao pó diante do Santíssimo Soberano Deus (Romanos 9).
  • Entendamos como o pecado trouxe a necessidade de salvação por meio do poder do Todo-Poderoso (João 1:13; 3:3, 5-7).
  • Lembremo-nos de que somos escolhidos para a santidade (Efésios 1:4).
  • Preguemos o evangelho a toda criatura, rogando-lhe que creia em Cristo para a salvação e pratique isso dependendo completamente de Deus, o único que pode convencer o perdido do seu pecado e salvar a sua alma.
  • Amigo não convertido, você não pode salvar-se. Clame a Deus – Ele te pode salvar através do Senhor Jesus Cristo. (Efésios 2:8-10)
  • Amigo pregador, vamos pregar essa verdade abandonada e lembremo-nos dessas palavras:

  • "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os Seus caminhos ... quem lhe deu primeiro a Ele, para que Lhe seja recompensado? Porque dEle e por Ele, e para Ele são todas as coisas; glória, pois a Ele eternamente. Amém." Romanos 11:33-36
George Muller, homem de fé e oração, é citado por Arthur T. Pierson nas páginas 387-388 do livro George Muller de Bristol nas seguintes palavras, "Antes deste tempo, eu tinha sido muito contrário às doutrinas da eleição, à salvação particular e à perseverança da fé; de tal forma que, alguns dias depois da minha chegada a Teignmouth, rotulei a eleição como uma doutrina diabólica. Eu não acreditava que tinha me trazido para o Senhor, o que era bem claro a mim como falso; mas ainda pensava que poderia ter resistido até o fim. E, além disso, não sabia nada sobre a escolha do povo de Deus, e não acreditava que um filho de Deus, uma vez salvo, estava sempre seguro. Na minha mente eu repeti: Se eu pudesse provar que eu era um filho de Deus, poderia regressar ao mundo por um ano ou dois e, depois, voltar ao Senhor e ainda ser salvo no fim. Mas agora fui trazido a examinar essas verdades preciosas da Palavra de Deus. Fui convencido a não trazer nenhuma glória a mim mesmo na conversão de pecadores, considerando-me somente como um instrumento; e sendo mudado a receber o que as Escrituras dizem; fui para a Palavra e li o Novo Testamento do princípio, com uma referência particular para essas verdades. A minha grande surpresa foi achar passagens que afirmam decididamente a eleição e graça perseverante quase quatro vezes mais que os versículos que aparentemente vão contra essas verdades; e até mesmo esses poucos versículos, quando os tinha examinado, serviram para me certificar ainda mais das doutrinas acima citadas. Para a glória de Deus, fico envergonhado ao declarar os efeitos que minha crença teve sobre mim, mesmo sendo demasiadamente fraco e sabendo que não está morta a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida como eu gostaria e como podia ser, mas, pela graça de Deus, tenho caminhado mais junto dEle desde aquele tempo. Minha vida tem sido mais útil e posso dizer que vivo muito mais para Deus que antes. E, assim, fui fortalecido pelo Senhor, em grande medida, pela força dessas verdades. Portanto, digo que o amor de Deus na eleição em Cristo (quando pude perceber isso) tem sido freqüentemente o meio de produzir em mim santidade, em vez de me conduzir ao pecado. Agora tenho apreensão racional de tais verdades e quero tê-las no coração, ao contrário de tê-las somente na cabeça, o que é perigoso."

Para Estudo Adicional

  • A Soberania de Deus, de A.W. Pink
  • Tudo pela Graça, de C.H. Spurgeon, Imprensa Moody
  • A Confissão de Fé da Filadélfia (Confissão Batista)
  • A Confissão de Fé de Nova Hampshire [as partes que se referem à Eleição e ao Propósito de Deus] (Confissão Batista)

Editada em inglês:
Victory Baptist Church (Igreja Batista da Vitória)
9601 Blue Ridge Extension
Kansas City, MO 64134
EUA

Pastor Paul Justice

Tradução: Calvin G. Gardner 12/00
Revisão Textual: Albano Dalla Pria 01/01

Busque Vídeos

Loading...

Mural de Recados

Veja como é façil participar: Clique em "Set Name", Vá na opção (2) "nome temporario/With a Temporary Name", digite seu apelido/nome e clique em GO. Pronto! Pode digitar a sua mensagem e pressionar ENTER no teclado do seu computador para enviar. Você pode conversar OnLine em tempo real com outras pessoas ou apenas deixar um recado para todas.

Ajude a divulgar este Blog!

Copie o codigo e mande nos scraps dos amigos do Orkut, ou coloque no seu blog.

 
Copyright © 2008 years 80
O uso deste site web implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais e das Políticas de Privacidade do VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda. Copyright © 2008 VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda.