Portal Profetizando
HOME

O Que É o Batismo Com o Espírito Santo?

Caro leitor, é com temor e grande tremor que me aproximo desse assunto, reconhecendo de antemão a sua complexidade, mas ao mesmo tempo me aproximo com certo grau de ousadia, reconhecendo que não há trevas que não sejam dissipadas pela luz radiante da voz das Escrituras.
"Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas". (I Jo.1:5b).
"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para meu caminho". (Sl.119:105).

O que se segue resulta de orações e noites em claro, das quais hoje me alegro com gozo inefável, pois a minha ignorância deu lugar à luz da simplicidade da verdade Bíblica, e oro por ti para que esta luz também brilhe no teu coração.

O que é o batismo com o Espírito Santo?

Há de se entender que o batismo sempre significa imergir, e sempre há o elemento e a autoridade correta a ministrá-lo.

Nesse tipo de batismo, somente Cristo é o ministrante, e o Espírito Santo é o elemento; Como João o Batista testifica: "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo". (Mt.3:11).

Note que João o Batista menciona três tipos de batismos distintos: "com água", "com o Espírito Santo", "e com fogo". E em todos os casos são sempre externos, ainda que seus efeitos atinjam a alma.

O batismo "com água", é o testemunho externo da lavagem ou regeneração que já foi feita no interior do coração ou na alma.
O batismo "com o Espírito Santo", é o testemunho externo do propósito que sempre esteve escondido no coração de Deus, a saber, o Seu propósito de dispensar Sua graça, em Cristo, sobre todas as nações da terra, para de todos fazer um, destruindo a parede de separação que estava no meio, ajuntando-os em um corpo, isto é, em Sua amada igreja.

O batismo "com fogo", é o testemunho da santa e interna ira de Deus sobre o pecado e toda impiedade, que será infinitamente manifesta no fogo do inferno, e lá as pessoas estarão totalmente imersas nas chamas eternas, como diz João o Batista no contexto do nosso texto: "E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.Vs.10". "Ele vos batizará com fogo. Vs.11". "Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. Vs.12".

Meu amigo, até aqui eu tenho exposto algumas idéias preliminares sobre batismo, mas continue a pensar junto comigo, não desista, procura assimilar o que direi, e no fim da minha exposição do tema, julgue (aceite ou descarte), o que tenho proposto. E a esse ponto, digo que, o batismo com o Espírito Santo, fora um acontecimento extraordinário, histórico e crível, nos dias da igreja primitiva, para autenticar a nova dispensação da graça de Deus, em Cristo, em comprimento da profecia de Joel.

"E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito". (Joel 2:28-29).

Como o leitor deve saber, os judeus tinham uma visão de que Deus nunca receberia para Si os demais povos da terra, e que somente eles seriam para sempre o Seu povo.

Mas a promessa profética ou juramente de Deus, apontava para uma nova dispensação de Sua graça, em Cristo, onde a barreira de separação seria destruída e todos os povos seriam aceitos e recebidos em Sua família.

Digno de nota neste texto é a expressão: "derramarei o meu Espírito sobre toda a carne", isto é o batismo com o Espírito Santo, e novamente venho lembrar-lhe que o cumprimento dessa promessa foi um acontecimento extraordinário, histórico e incrível, nos dias da igreja primitiva.

"Toda carne" - refere-se a todos tipos de povos ou nações.

Primeiramente os Judeus, os quais foram representados pelos discípulos galileus: E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles... E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?... Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras... isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;... (At.2:1-21) .

Segundo, os Samaritanos, representados por alguns convertidos - Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo. (At.8:14-17) .

Terceiro, os Gentios, representados por Cornélio e sua casa - E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor... (At.10:44-48)

E, subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão, Dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos, e comeste com eles. Mas Pedro começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo: ...pararam, junto da casa em que eu estava, três homens que me foram enviados de Cesaréia. E disse-me o Espírito que fosse com eles, nada duvidando; e também estes seis irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele homem; E contou-nos como vira em pé um anjo em sua casa, e lhe dissera: Envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro, O qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa. E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio. E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo. Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus? E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.(At.11:2-18)

E por fim, os discípulos de João o Batista - E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze homens. (At.19:1-7).
Perceba que, o propósito do batismo com o Espírito Santo, segundo as Escrituras, fora autenticar o princípio de um novo tempo da dispensação da graça de Deus, em Cristo, isto é, o tempo em que Deus dispensaria a Sua graça salvadora a todos os povos, e não somente a Israel.

O novo tempo, onde o preconceito devia ser banido, e todo homem que cresse, independente de sua raça, devia ser aceito na família e na igreja de Deus, com igual direito às promessas e bênçãos do Pai.
E assim, meu irmão, quando o Espírito Santo foi derramado sobre os quatro grupos distintos, e sendo confirmado pelos sinais que se seguiram, então a profecia de Joel: ?derramarei o meu Espírito sobre toda a carne?, foi inteiramente cumprida, sem possibilidades de repetições em nossos dias.

Deus outrora já mostrou, pelo Seu ato extraordinário, histórico e crível, que, em Cristo, todos, independente da raça, são feitos seus filhos, e participantes de uma fé comum.

O quadro era assim: entre os povos, os judeus eram uma raça nobre, os samaritanos uma raça mista e desprezível, os gentios uma raça imunda e contaminosa, mas Deus disse: "Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada".(Rm.9:25). "Eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus!" (Os.2:23). Deus disse isso através do derramamento de Seu Espírito sobre toda a carne.

Aqueles pequenos grupos de pessoas representavam o todo. Os discípulos galileus representavam toda a nação de Israel; O grupo de samaritanos representava toda Samaria; Cornélio e sua casa nos representavam (gentios); E assim, Deus testificou que seu amor se estende a todas as raças.

Mas talvez você diga: Acaso os discípulos de João o Batista não eram também judeus? Então porque estes também foram batizados com o Espírito Santo já que os poucos discípulos representavam o todo ? Ora, a resposta é muito simples: Eles necessitavam passar por aquela experiência, visto que eles nem sequer sabiam da existência do Espírito, e também para que não fosse um grupo religioso isolado dos demais.

A profecia visava fazer de todos um único povo para Deus, e obviamente isso não significa misturar as nações, e na verdade isso nem é do agrado de Deus, mas significa que Deus se revelaria intimamente a outros povos, e quaisquer que o recebessem pela fé, esses seriam reconhecidos por Deus como Seu povo.

Por aquele memorável acontecimento, Deus veio a ser não somente o Deus de Israel, mas também o Deus de Samaritanos e Gentios, e assim que, nós, que estávamos estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo, em resposta aquela obra magnífica, podemos dizer: "Tu és meu Deus!"

"Derramarei o meu Espírito sobre toda a carne". Aleluia! A profecia foi cumprida, não precisamos de um novo pentecostes, pois já sabemos, que somos aceitos diante de Deus.

Podemos constatar na Bíblia que nunca mais aconteceu após aquelas quatro ocasiões, pois o propósito de Deus, no Batismo com o Espírito Santo, já se cumpriu.

Podemos contar ainda com a história da igreja de Jesus Cristo, pois ela também testifica que, por quase dois mil anos não se repetiu um novo pentecostes, nem mesmo na Grande Reforma Protestante e nem ainda nos grandes avivamentos.

Caro leitor, é também conveniente notarmos que, em todas as ocasiões em que pessoas foram batizadas com o Espírito Santo, havia ao menos um dos apóstolos de Cristo presente, e sem eles nunca tal fenômeno ocorreu e nem ocorrerá, e visto que não temos mais apóstolos entre nós, a simples idéia da possibilidade de ter ou receber o batismo com Espírito Santo, se torna ridícula e fora de cogitação.

Não se vê na Bíblia sequer uma pessoa dentre aquelas que o experimentaram, dizer: "Eu fui batizada com o Espírito Santo!"; elas não tinham autoridade para serem testemunhas diante de Deus, ou diante das pessoas, e nem ainda para si mesmas; pois somente os apóstolos de Cristo podiam julgar o fato ocorrido, e testemunhar com autoridade, dizendo: "Caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio". (At.11:15).

Aqueles que estão buscando tal experiência, não estão agindo biblicamente, pois não se vê na Palavra um mandamento para tal busca; e naquelas ocasiões em que pessoas foram batizadas com o Espírito Santo, não se ouve falar que elas estavam procurando, pois foi um ato soberano de Deus.

Os que buscam tal experiência estão também negando o cumprimento da profecia, pois Deus não está derramando o seu Espírito, Ele já derramou uma vez e para sempre.

Mas, se alguns por sentimentos ou experiências místicas, acreditam que foram batizados com o Espírito Santo, que os tais provem pela autoridade apostólica, a saber, que um apóstolo fale por eles, dizendo: ?Caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio?. (At.11:15).
Caro leitor, eu e você corremos o risco de sermos enganados pelas próprias experiências cristãs, pois todos nós que cremos, temos dentro de nós, "o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos Aba, Pai" (Rm.8:15b), e no decorrer da vida, experimentaremos tempos de grande glória e êxtase, nos estaremos sorrindo como as flores do campo após uma noite de orvalho, cantando como os pássaros no outono, e voando como abelhas na primavera. Mas isso não significa ser Batizado com o Espírito.
Ninguém na atualidade pode ser batizado com o Espírito Santo, pois o pentecostes não pode ser repetido, assim como não pode ser repetida a salvação pela arca de Noé, ou a entrega da lei no Monte Sinai, ou o sacrifício de Cristo; Todas estas coisas se cumpriram, segundo as promessas, cada qual em seu determinado tempo, e de uma vez para sempre.

Medita estas coisas, pois as verdades eternas nos elevam as alturas de um gozo inefável, à corte celestial, e a sala do trono do Rei da glória, em nome do Senhor Jesus, Amém.

Autor: Irmão Jonas S Macedo

Busque Vídeos

Loading...

Mural de Recados

Veja como é façil participar: Clique em "Set Name", Vá na opção (2) "nome temporario/With a Temporary Name", digite seu apelido/nome e clique em GO. Pronto! Pode digitar a sua mensagem e pressionar ENTER no teclado do seu computador para enviar. Você pode conversar OnLine em tempo real com outras pessoas ou apenas deixar um recado para todas.

Ajude a divulgar este Blog!

Copie o codigo e mande nos scraps dos amigos do Orkut, ou coloque no seu blog.

 
Copyright © 2008 years 80
O uso deste site web implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais e das Políticas de Privacidade do VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda. Copyright © 2008 VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda.