Portal Profetizando
HOME

O Tabernáculo e O Céu

Hebreus 9.23,24

É útil estudar sobre o tabernáculo para aprender mais da pessoa de Cristo. O espírito da profecia é Cristo (Apocalipse 19.10, “E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.”; I Pedro 1.10,11). O nosso conhecimento de Cristo não é danificado pelo estudo do Velho Testamento, mas é instruído e fortalecido pelo estudo do Velho Testamento. Por isso convém estudar o que diz a Bíblia sobre o tabernáculo.

Pelo tabernáculo são vistas “as figuras das coisas que estão no céu” (Hebreus 9.23, 24). A morada divina, onde Cristo entrou, “para comparecer por nós perante a face de Deus” (v. 24) foi representada pelo “santuário feito por mãos”, ou seja, o tabernáculo (v. 24, “figura do verdadeiro”). Pela exatidão da figura do tabernáculo do Velho Testamento representar o céu, a verdadeira morada de Deus no céu é chamada “o templo do tabernáculo do testemunho” (Apocalipse 15.5). Como o povo de Deus entrava no tabernáculo, assim, hoje, podemos entrar no céu.

O salmista Davi perguntou: “Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no Seu lugar santo?” (Salmos 24.3, 4). O “monte do SENHOR” refere-se ao lugar que o templo de Salomão foi construído (Gill). Davi responde pela inspiração divina: “Aquele que é limpo de mãos e puro de coração”, ou seja, somente aqueles que se arrependeram dos seus pecados e foram lavados pela fé naquele sangue do sacrifício que representava o sangue do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo. Somente assim pode entrar no templo qualquer que, na terra, figurava a morada de Deus. Em Cristo podemos hoje, até com ousadia, pela fé neste Cordeiro de Deus que veio derramar Seu sangue, sermos lavados no Seu sangue e sermos levados à presença de Deus (I Pedro 3.18; João 3.16; 14.6; Hebreus 9.22, “sem derramamento de sangue não há remissão”, v. 24, “Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;”). Se o tabernáculo existia ainda, você poderia entrar nele?

Realmente, o tabernáculo foi um padrão estabelecido por Deus para “servir de exemplo e sombra das coisas celestiais” (Hebreus 8.5), ou ser “uma alegoria para o tempo presente” (Hebreus 9.9). Várias verdades da salvação são ensinadas pelo tabernáculo. Por exemplo, a verdade da necessidade do pecador ter um Mediador e um Sacrifício Aceitável para entrar na presença de Deus e é ensinada repetidamente pelo tabernáculo. Ninguém pode entrar no santuário do tabernáculo sem o sangue do sacrifício propicio ser oferecido pelo sacerdote escolhido por Deus. Essa alegoria é cumprida em Cristo, pois, ninguém entra no céu senão pelo sacerdócio de Cristo oferecendo o Seu próprio sangue diante de Deus. Este sacrifício de Cristo, sendo tanto o Sacerdote escolhido por Deus para ministrar diante do Seu trono quanto é o Cordeiro que ofereceu o Seu próprio sangue, é o único meio para qualquer pecador acessar o céu, a morada de Deus. Que Cristo é aceito inteiramente por Deus é entendido por ser dito que Cristo, o Sacerdote “está assentado nos céus à destra do trono da majestade” (Hebreus 8. 1-5; 9. 1-9). O tabernáculo representa o céu claramente.

No livro de Apocalipse, cena após cena, no céu, revela as coisas tipificadas no tabernáculo terreno confirmando ainda que o tabernáculo figurava as coisas no céu. Pelo livro achamos “sete castiçais de ouro” representado as sete igrejas da Ásia (1. 12); “sete lâmpadas de fogo” que representam “os sete espíritos de Deus” (4.5); “o altar” representando o trono de Deus (6. 9); “um incensário de ouro” que representa “as orações de todos os santos” (8. 3); “o templo de Deus e a arca da Sua aliança” representando a Sua majestosa presença (11. 19). Conhecer fatos sobre o tabernáculo nos ensina do céu. Crer Naquele que o tabernáculo figura, nos dá entrada no céu.

Tem esperança de estar com o Santo Deus no Seu lugar santo um dia? Somente por Cristo qualquer pecador vai ao Pai (João 14.6).


Autor: Pr Calvin Gardner
Ortografia e correção grammatical: Brenda Lia de Miranda 04/2007

Busque Vídeos

Loading...

Mural de Recados

Veja como é façil participar: Clique em "Set Name", Vá na opção (2) "nome temporario/With a Temporary Name", digite seu apelido/nome e clique em GO. Pronto! Pode digitar a sua mensagem e pressionar ENTER no teclado do seu computador para enviar. Você pode conversar OnLine em tempo real com outras pessoas ou apenas deixar um recado para todas.

Ajude a divulgar este Blog!

Copie o codigo e mande nos scraps dos amigos do Orkut, ou coloque no seu blog.

 
Copyright © 2008 years 80
O uso deste site web implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais e das Políticas de Privacidade do VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda. Copyright © 2008 VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda.