Portal Profetizando
HOME

O Tabernáculo e O Suprimento das Necessidades para A Sua Construção

“E me farão um santuário, e habitarei no meio deles”, Ex 25.8

É útil estudar sobre o tabernáculo pois conhecendo TODAS as Escrituras o homem pode melhorar a sua capacidade de saber manejar as Escrituras a ponto de ter a aprovação de Deus e não ter do que se envergonhar (II Timóteo 2.15, “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”) Por isso convém estudar o que diz a Bíblia do tabernáculo.

Deus providenciou entre o Seu Povo tudo que foi necessário para a construção do tabernáculo (“Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada”, Êxodo 25.2). A construção do tabernáculo foi possibilitada pelas ofertas voluntárias do Seu povo. A obra de Deus avança somente pela benção de Deus sobre as obras de obediência do Seu povo. Se o povo de Deus não prega a Palavra de Deus não verá o fruto da salvação das almas perdidas sendo trazidas à Luz(Romanos 9.10-15); se o povo de Deus não morre à carne, não será abençoado com a transformação na imagem de Cristo; se o povo e Deus não contribuem à obra de Deus não terá mantimento na Sua casa (Malaquias 3.10) nem seria construído este lugar onde Deus desejava encontrar com o Seu povo. O povo de Deus não pode esperar as bênçãos de Deus nas suas vidas, lares ou igreja se não está empenhado na plena obediência à vontade de Deus. O tabernáculo somente será uma realidade se o povo de Deus desse ofertas alçadas a Deus voluntariamente em obediência e amor. Como vai a sua obediência? Assim vai a obra de Deus.

Milagrosamente, os Egípcios, como se fosse todo o salário de 430 anos de escravidão, deram ao povo de Deus jóias de ouro, e jóias de prata, e roupas (Êxodo 12.35,36). Dessas riquezas, o povo deu voluntariamente para a construção do tabernáculo (Êxodo 35.4-9). O peso total das ofertas de ouro, de prata e de cobre foi 1¼ toneladas de ouro (valendo no mínimo R$2.322.000,00); 4¼ toneladas de prata (valendo no mínimo R$516.000,00) e mais de 4 toneladas de cobre. As muitas peles, panos e a madeira de acácia, não esquecendo das pedras preciosas para o tabernáculo valeram quase dois milhões de reais. Somando tudo, no tabernáculo haveria um valor de quase cinco milhões de reais (2005).

Esses valores apontam para à alta estimação que o Pai tem do Seu Filho. O Pai possuiu o Seu precioso Filho no princípio de Seus caminhos e desde a eternidade e antes do começo da terra O ungiu. Cristo era cada dia as delícias do Pai e alegrou-Se perante o Pai em todo o tempo (Provérbios. 8.22-30). Cristo é O Filho unigênito do Pai cheio de graça e de verdade (João 1.14) por Quem o Pai se glorificava continuamente (João 12.28). Em Cristo o Pai escondeu todos os tesouros da sabedoria e da ciência (Colossenses 2.3). A medida da glória que Cristo tem diante do Pai é verificada pela honra que Ele tem O dado. O Pai exaltou o Filho soberanamente para que ao Filho se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra e deu-O a posição honrosa de ser O único caminho pelo qual o pecador arrependido fosse ao Pai (Filipenses 2.9-11; João 14.6). O valor do tabernáculo aponta à alta estimação que o Pai tem para Seu Filho. E esse Filho exaltado, honrado e estimado foi dado como oferta alçada e sanguinária voluntariamente pelo Pai no altar da cruz para que os pecadores arrependidos e com fé nEle pudessem ser salvos, dados uma nova natureza (II Coríntios 5.21). Pecadores arrependidos, confie neste Filho glorioso do Pai para ser trazido a Deus (I Pedro 3.18).

Esses valores também apontam à alta estimação do povo para com o seu Deus. Quando o cristão tem recordação da grandeza da sua salvação em Cristo é fácil ser generoso para com a obra de Deus nesta terra (Daniel 11.32. “o povo que conhece seu Deus se tornará forte e fará proezas”; Salmos 9.10; 59.9, “Por causa da Sua força eu te aguardarei; pois Deus é a minha alta defesa.”)

Pela igreja, Deus opera no mundo hoje (Mateus 19, “E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”) Se vamos servir Deus com a mesma estimação do povo no Velho Testamento, é necessário que sejamos fiéis com as nossas presenças nos cultos regulares da igreja (Hebreus 10.23-27), participantes alegres com as finanças dela (II Crônicas 31.4-10; I Coríntios 9.7-14; II Coríntios 9.6-11) e reverentemente obediente à vontade de Deus em tudo. Será que devem ser menos generosos os que conhecem a graça de Deus para a salvação do que aqueles que serviram a Deus pelos símbolos e enigmas de Jesus Cristo e eram sob a lei? Nós, que conhecemos melhor as coisas (Hebreus 11.39,40) e temos a presença do Espírito Santo com vida e poder (Atos 2.14-21), devemos fazer muito mais além daqueles que O conheceram somente pelos símbolos e tiveram a manifestação limitada do Espírito Santo. Quando o Cristão focaliza o seu amor nas coisas desta vida, contribuições para a obra de Deus nesta terra tornam-se difícil. Para ser vitorioso com seu coração no lugar correto para com a obra de Deus, coloque o seu tesouro na obra (Mateus 6.21, “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”; I João 5.3). No caso do tabernáculo, o povo de Deus, voluntariamente, trouxeram as suas ofertas ao ponto que era “muito mais do que basta” (Êxodo 36.3-7). A sua generosidade coloca o seu coração no quê? “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33).


Autor: Pr Calvin Gardner
Ortografia e correção grammatical: Brenda Lia de Miranda 04/2007

Busque Vídeos

Loading...

Mural de Recados

Veja como é façil participar: Clique em "Set Name", Vá na opção (2) "nome temporario/With a Temporary Name", digite seu apelido/nome e clique em GO. Pronto! Pode digitar a sua mensagem e pressionar ENTER no teclado do seu computador para enviar. Você pode conversar OnLine em tempo real com outras pessoas ou apenas deixar um recado para todas.

Ajude a divulgar este Blog!

Copie o codigo e mande nos scraps dos amigos do Orkut, ou coloque no seu blog.

 
Copyright © 2008 years 80
O uso deste site web implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais e das Políticas de Privacidade do VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda. Copyright © 2008 VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda.