Portal Profetizando
HOME

OS CHAMADOS EXTERNO E INTERNO

A eleição tem a ver com o propósito e plano da salvação. A expiação tem a ver com a provisão da salvação. Vimos agora estudar a aplicação e provisão da salvação aos eleitos.

I. A CHAMADA EXTERNA

A escritura fala claramente de duas chamadas diferentes. A primeira, na ordem de sua ocorrência, é conhecida geralmente como a chamada extrínseca ou externa. As passagens seguintes referem-se à chamada externa: Isa. 45:22; 55:6; Mat. 9:13; 11:28; 22:14; Marcos 2:17; Lucas 5:32; Apoc. 22:17. Há outras passagens que se referem evidentemente a ambas às chamadas, que se reservam até considerarmos a chamada interna.

1. ESTA CHAMADA É POR MEIO DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO.

Foi por meio do Evangelho que Jesus chamou pecadores ao arrependimento. Hoje toda apresentação do evangelho é uma chamada aos homens para deixarem o pecado e confiarem em Cristo. A pregação do evangelho é também devidamente ouvida por um estabelecimento da necessidade de salvação do homem e do seu dever e responsabilidade sob Deus para arrepender-se e crer (At. 17:30). Também deverá haver a fervorosa rogativa aos homens para que se reconciliem com Deus (2 Cor. 5:20), um convite a todos que laboram (Mat. 11:28) e estão com sede (Isa. 55:1; João 7: 37; Apo. 22:17).

2. ESTA CHAMADA É UMA CHAMADA INDIRETA DO ESPÍRITO.

Vide no capitulo IX a discussão da obra indireta do espírito nos perdidos.

3. A CHAMADA, PORTANTO, É GERAL.

Com isto queremos dizer que ela não se limita aos eleitos (Mat. 22:14). Somos mandados pregar o evangelho a todos. Esta chamada é designada a todos os homens, conquanto todos não ouvem. Isto é verdade tanto como todos os homens são mandados a arrepender-se (Atos 17:30), ainda mesmo que todos os homens não ouvem este mandamento.

4. ESTA CHAMADA, EM SI MESMA , É SEMPRE INEFICAZ.

A Israel Deus disse: ?Quando eu chamei, voz não respondestes? (Isa. 65:12). A chamada a que se refere aqui foi uma chamada externa igual à chamada sob discussão. Devido à depravação do homem, a pregação do evangelho, ela só, nunca é suficiente para trazê-lo a Cristo. Ele carece mais do que uma chamada externa. O evangelho ?é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer? (Rom 1:16); ?mas o homem natural não recebe as coisas do espírito de Deus; porque lhe parecem loucura; e não pode conhece-las, porque se discernem espiritualmente? (1 Cor. 2:14). O homem deve poder voltar-se do pecado e crer em Cristo. Jer. 13:23; João 12:39-40; 6:44-65.

5. A CHAMADA É SINCERA.

Os arminianos objetam que o sistema calvinistico de doutrina faz insincera uma chamada geral. Sincero quer dizer: ?ser na realidade como na aparência. Intencionando precisamente o que um diz ou o que um parece intencionar?. Tendo definido o termo sob discussão, estamos agora preparados para examinar as bases exatas dessa objeção. Os ensinos calvinisticos são denunciados como dando por insincera uma chamada geral. São:

(1). O ensino que o homem por natureza não pode virar-se do pecado para Cristo.

Dizem os arminianos que, se o caso com o homem natural fosse como os calvinistas o representam, e isto fosse inteiramente conhecido a Deus, então Deus não podia ser sincero em convidar os homens a virem a Cristo. Mas não há nada na chamada geral que faça parecer que todos os homens podem respondê-la. Isto não é nada mais do que uma inferência indefensável. E tem seu fundamento, não na chamada em si mesma, mas em uma concepção errônea do estado do homem pela natureza. Daí, esta chamada não é insincera. ?A chamada de Deus a todos os homens para que se arrependam e creiam no evangelho não é mais insincera do que o seu mandamento a todos os homens para que O amem de todo o coração. Não há entrave no caminho da obediência do homem ao evangelho que não exista para impedir sua obediência a lei. É próprio publicar os mandamentos da lei como é próprio publicar os convites do evangelho. Um ser humano pode ser perfeitamente sincero em fazer um convite que ele sabe que será recusado. Ele pode desejar que o convite seja aceito, enquanto pode, por certas razões de justiça e dignidade pessoal, estar disposto a empregar esforços especiais, além do convite mesmo, para conseguir a aceitação dele da parte daquele a quem se faz? (Strong).

O convite ou chamada de Deus a todos os homens parece indicar que todos os homens podem aceitá-lo mais do que seu mandamento a todos os homens para amarem-O supremamente parece indicar que todos os homens podem fazê-lo?

(2). O ensino quanto ao propósito eletivo de Deus de salvar somente uma porção da raça de Adão.

Dizem os arminianos que, se Deus resolveu salvar só uma parte da raça de Adão, então ele não pode sinceramente convidar todos os homens a virem a Cristo para a salvação . Observe-se primeiro, quanto a esta faze da objeção, que o objetor, para ter a aparência de coerência, deve negar a presciência de Deus; porque, se Deus preconheceu tudo, então Ele certamente pré-conheceu que todos os homens não creriam no evangelho, desde que vemos que todos não crêem. E, certamente, nenhum evangélico diria que Deus propôs salvar os que rejeitam o evangelho. De modo que, se a presciência de Deus for verdade, então Deus propôs salvar só uma parte da raça de Adão, crentes. Daí, a coerência requer que o arminiano ceda tanto esta faze da objeção como, na alternativa, a presciência de Deus. Não pode ser lógico e sustentar ambas.

Se alguém se dirigir diante de um grande número de gente para oferecer a cada um uma cédula de dez dólares, e se tiver de antemão inerrante conhecimento que só uma centena dessa gente aceitará sua oferta, carecerá ele, para fazer uma oferta sincera a todos, ter mais do que cem cédulas de dez dólares? Certamente que não. Sabendo que tem o numero suficiente para suprir a todos que aceitarão a oferta, ele pode muito livre e sinceramente dizer: ?Cada um de vós que deseje uma cédula de dez dólares venha a mim e eu vos darei uma?.

A chamada geral de Deus é em aparência nada mais do que é na realidade. E ele parece não intencionar mais do que Ele atualmente intenciona. Isto não parece como algo a que todos os homens podem responder nem como algo que habilitará os homens a vir a Cristo, ou que, necessariamente, os impila a vir. Nesta chamada Deus parece intencionar que todos os homens são bem-vindos se quiserem vir; que todos serão aceitos se vierem. Atualmente Ele não intenciona outra coisa. É tão exatamente uma verdade Bíblica que todos quanto vierem a Cristo serão salvos como é que só os eleitos serão salvos. Podemos subscrever cordial e alegremente a declaração de fé de New Hampshire em dizer que ?nada impede a salvação do maior pecador sobre a terra , exceto sua própria depravação inerente e recusa voluntária a submeter-se ao Senhor Jesus Cristo?. Noutras palavras, estas são as coisas que mandam o pecador ao inferno.

II. A CHAMADA INTERNA

As seguintes passagens referem-se à chamada: Atos 2:39; Rom. 1:6; 8:28,30; 9:11,24; 1Cor. 1:1; 7:15; Gal. 1:15; 5:8; Ef. 4:4; Col. 3:15; 1Tes. 2:14; 5:24; 2 Tim. 1:9; Heb. 9:15; 1Pedro1:15; 2:9; 3:9; 5:10; 2 Pedro 1:3,10; Judas 1. Algumas dessas passagens, como já foram indicadas, parecem aludir a ambas as chamadas, interna e externa.

1. ESTA CHAMADA É UMA CHAMADA DIRETA POR MEIO DO ESPÍRITO.

O Espírito Santo toma o evangelho pregado e, abrindo o coração do pecador (Atos 16:14), aplica a Palavra ao coração com poder regenerador. É então, e só então, que o homem pode entender e receber as coisas do espírito de Deus. Assim a chamada interna é também pelo evangelho, mas pelo evangelho aplicado pelo Espírito Santo. As passagens tocando nesta obra do espírito através da Palavra serão dadas quando estudarmos a regeneração.

2. ESTA CHAMADA É PARTICULAR.

Por meio dela os objetos da graça salvadora de Deus são segregados. A diferença aqui entre as chamadas externa e interna pode ser ilustrada imperfeitamente pela diferença entre um convite geral feito pela igreja ao povo de uma comunidade para freqüentar seus cultos e os convites pessoais que se estendem a indivíduos particulares pela irmandade da Igreja. Sem dúvida, como dissemos, isto só imperfeitamente ilustra a diferença entre as duas chamadas de Deus. Rom. 8:30 mostra a particularidade desta chamada.

3. ESTA CHAMADA É SEMPRE EFETIVA.

É manifesto que as passagens dadas no princípio dessa discussão referem-se a uma chamada efetiva e eficiente. Nunca se lhe resiste; contudo, em respondê-la, o homem age voluntária e livremente. Vide capítulo sobre ?A livre agência do homem?. A efetividade desta chamada está mostrada em Rom.8:28,30; 1Cor. 1:24.


Autor: Thomas Paul Simmons, D.Th.
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos, 2004
Revisão: Charity D. Gardner e Calvin G Gardner, 05/04

Busque Vídeos

Loading...

Mural de Recados

Veja como é façil participar: Clique em "Set Name", Vá na opção (2) "nome temporario/With a Temporary Name", digite seu apelido/nome e clique em GO. Pronto! Pode digitar a sua mensagem e pressionar ENTER no teclado do seu computador para enviar. Você pode conversar OnLine em tempo real com outras pessoas ou apenas deixar um recado para todas.

Ajude a divulgar este Blog!

Copie o codigo e mande nos scraps dos amigos do Orkut, ou coloque no seu blog.

 
Copyright © 2008 years 80
O uso deste site web implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais e das Políticas de Privacidade do VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda. Copyright © 2008 VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda.