Portal Profetizando
HOME

OS PECADOS DOS SANTOS

INTRODUÇÃO

O que é um santo? Os santos pecam? Devem pecar? Tem que pecar? Se pecarem, o que lhes acontecer? Estas são perguntas interessantes e importantes. Existem respostas para elas? Temos que ficar sem saber das respostas? Existe lugar para argumento por causa destas perguntas? Fico feliz em dizer que a Bíblia dá resposta a todas estas perguntas, e a resposta da Bíblia é clara demais, para que haja argumento. Vamos examinar as perguntas acima, uma de cada vez.

O QUE É UM SANTO?

A igreja católica diz que é alguém que tem vivido uma vida tão boa na terra que tem mais boas obras à disposição do que precisa, a fim de se salvar, e estando já no céu e não precisando delas, coloca estas boas obras na conta de outros que não são tão bons. A igreja católica assim o canoniza e o coloca na lista dos santos.

Algumas igrejas pentecostais (nem todas com certeza) dizem que um santo é alguém que foi santificado ao ponto de não pecar mais. Já alcançou outro nível de espiritualidade e que foi inteiramente santificado e por isso não peca mais.

A Bíblia diz que é alguém que foi santificado pelo sangue de Jesus Cristo; é uma pessoa que foi separada para Deus e para seu serviço. É alguém que pertence a Deus, mas que antes pertencia a Satanás e ao mundo. "Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque é meu. Separarás para o Senhor tudo que abrir a madre e todo o primogênito dos animais que tiveres; os machos são do Senhor". Êxodo 13:2, 12. Um santo é a pessoa salva (crente) pela fé em Jesus Cristo que agora pertence a Deus, tendo como base disso a redenção feita por Jesus Cristo. Esta é a definição somente que pode ser a verdadeira segundo a Palavra de Deus.

OS SANTOS DEVEM PECAR?

Os santos são responsáveis para não pecar? Que tipo de vida um santo deve levar? Bem, ele deve viver sem pecar. É pior para um santo pecar do que um homem do mundo pecar. O santo já recebeu mais de Deus do que o perdido; e "qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá". Lucas 12:48.

OS SANTOS TEM QUE PECAR?

Quero dizer: existe algo fora do santo (salvo) que o force ou faça pecar? Deus faz isto? O diabo o faz? "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta". Tiago 1:13. "Resiste ao diabo e ele fugirá de vós". Tiago 4:7. Deus podia, mas não o faz; o diabo o faria, mas não pode. O diabo não é responsável por seus pecados ? se fosse, você podia culpar o diabo por seus pecados.

Não existe nada no santo, nem tampouco no perdido, que o faça pecar, a não ser sua própria natureza pecaminosa. Sendo que esta natureza faz parte dele, torna-se assim o único responsável por seu pecado. "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência". Tiago 1:14.

OS SANTOS PECAM?

Se os santos (crentes) não pecassem, haveria nenhum santo. Faça esta pesquisa em seu bairro ? "Você peca?" "Já pecou alguma vez desde que se tornou santo (salvo)?" Haveria poucos (se houvesse só um enganado que diga) que responderiam "Não". Bem, ninguém, a não ser um santo (salvo pelo sangue), vai para o céu ? ninguém, a não ser um santo, é salvo. Faça as perguntas acima a todos que já viveram e ninguém, que é honesto, dirá que nunca pecaram depois de se tornarem crentes. Então o céu é um lugar pequeno ou então pouquíssimo habitado. Mas a Bíblia descreve o céu como um lugar enorme, cheio de gente ? uma multidão tão grande que homem nenhum pode contar. A matemática humana seria incapaz de computar o número de santos que há no céu.

OS PECAM PECAM PORQUE:

1. A Bíblia faz uma provisão para os crentes que pecam. "Se confessar os nossos pecados, ele é justo e fiel para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça". 1 João 1:9. "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e. se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo". 1 João 2:1. "Antes sede uns para os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo". Efésios 4:32.

2. A Bíblia declara que os crentes pecam. "Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo". Tiago 3:2. "Se dissermos que não pecamos, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós". 1 João 1:8.

A Bíblia também declara que o crente (santo) não vive na prática do pecado, como faz o perdido. Não estou dizendo que não há diferença entre um salvo e um perdido, porque há. "Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis". Gálatas 5:17.

3. A Bíblia dá exemplos de crentes que pecaram. Cada doutrina é ilustrada na Bíblia.

O Apóstolo Pedro. Paulo diz que ele era culpado. Lemos em Gálatas 2:11: "E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível". Se Paulo estiver falando a verdade, então Pedro pecou; se Paulo entendeu Pedro de maneira errada, então Paulo pecou.

O Apóstolo Paulo. "Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim". Romanos 7:20.

O Rei Davi. "Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor". 2 Samuel 12:13.

O QUE ACONTECE COM OS SANTOS QUE PECAM?

Já dissemos que é pior um crente pecar do que um perdido, mas não é tão perigoso. O perdido recebe o castigo por seus pecados no inferno; o santo é corrigido por seus pecados aqui, nesta vida. É mais perigoso para um santo pecar do ponto de vista presente. Ele recebe o seu aqui; o perdido, depois. Os dois podem sofrer aqui e agora as conseqüências dos pecados cometidos. Mas o castigo penal para o santo foi infligido na cruz, sobre o substituto do crente, Jesus Cristo. O castigo penal para o descrente será infligido sobre ele mesmo no lago de fogo.

O CRENTE QUE PECA É CORRIGIDO POR DEUS

"Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por ele fores repreendido". Hebreus 12:5.

Observa algumas verdades sobre a correção do Senhor do seu filho em Hebreus 12:5-11.

1. Não desprezes a correção de Deus nem desmaies sob ela.

2. A correção é uma expressão do amor do Pai.

3. A correção é uma característica do fato de se ser filho.

4. A correção é para o bem do crente. É a cura de Deus para o nosso pecado.

5. A correção dói, mas é útil. Deus terá a sua vontade nas vidas dos seus filhos. "Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo". 1 Coríntios 11:31-32.


Autor: C. D. Cole

Busque Vídeos

Loading...

Mural de Recados

Veja como é façil participar: Clique em "Set Name", Vá na opção (2) "nome temporario/With a Temporary Name", digite seu apelido/nome e clique em GO. Pronto! Pode digitar a sua mensagem e pressionar ENTER no teclado do seu computador para enviar. Você pode conversar OnLine em tempo real com outras pessoas ou apenas deixar um recado para todas.

Ajude a divulgar este Blog!

Copie o codigo e mande nos scraps dos amigos do Orkut, ou coloque no seu blog.

 
Copyright © 2008 years 80
O uso deste site web implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais e das Políticas de Privacidade do VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda. Copyright © 2008 VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda.