Portal Profetizando
HOME

Perguntas e Respostas Referentes ao Livro de Gênesis

Por: Sérgio Francisco e Calvin Gardner1. Porque a mulher nasceu de uma das costelas de Adão e não foi criada como ele? Há possibilidades disso ser uma "metáfora" que explique o machismo da humanidade desde o inicio dos tempos, vendo que isso demonstraria a superioridade do homem sobre a mulher? Gênesis 2.21

Resposta: A curiosidade humana serve para inventar e descobrir fatos que são úteis para o homem. Mas quando chegamos a perguntar o porquê de Deus, estamos limitados nas respostas ao que Ele nos revelou. Deus é infinito e a mente do homem é finita. (Isaías 55:9 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.) Há assuntos secretos que apenas Deus conhece pois Ele não revelou tudo ao homem. Todavia, o que é revelado é para nós (Deut 29:29). Somos limitados ao que Ele nos revelou. Não existe biblioteca de tamanho suficiente na terra que possa guardar todas revelações possíveis de um infinito. Deus achou sábio nos limitar à Sua Palavra inspirada.

Posso afirmar, pois assim a Bíblia revela, que a mulher foi criada das costelas do homem e num tempo depois da criação do homem. I Timóteo nos revela que essa ordem serve para mostrar o homem é o líder no relacionamento conjugal, no lar, na igreja e na sociedade. (I Timóteo 2: 11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. 12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. 13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. 14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.).

Devemos considerar também o propósito da mulher ser criada. Ela não foi criada para ser um igual do homem mas de uma ajudadora. Considera essa verdade de Gênesis 2:18 na relação da posição da mulher.

"Ajudadora"

Em Hebraico esta palavra significa auxiliar, socorrer ou ajudar; ajudante (#5828 - Strong?s). Esta palavra vem de uma outra raiz (#5826 - Strong?s) que significa cercar, rodear, envolver; proteger, defender; ajudar. Esta ocorrência em Gênesis 2:18 da palavra "ajudadora" é a primeira vez em que ela é usada na Bíblia e também é traduzida como ajuda em muitos versículos na Bíblia.

"Ajudar" é o princípio básico para a mulher existir. É a primeira causa porque foi criada. O homem é o primeiro formado, a cabeça, o líder e o exemplo no lar. A mulher foi criada para ajudá-lo a preencher todas estas posições e ajudá-lo nestas tarefas. Ela deve proporcionar esta "ajuda" sem usurpar as posições que ele tem e com respeito à posição que Deus o deu no lar.

"Idônea"

Esta palavra "idônea", em conexão com a palavra !ajudadora? é usada somente estas duas vezes em Hebraico (v. 18, 20). A palavra é usada para complementar e enfatizar o tipo de ajuda que Deus pretende que a mulher seja para o homem. A palavra significa o mesmo que "ajudadora" por isso não é sempre traduzida para o português por várias editoras como uma outra palavra separada.

O dicionário Aurélio define a palavra !idônea? como próprio para alguma coisa; conveniente, adequado. Que tem condições para desempenhar certos cargos ou realizar certas obras.(Dicionário Aurélio Eletrônico).

A mulher tem inteiramente física, emocional, espiritual e mentalmente todos os ingredientes que ela precisa para ser o auxílio adequado para o homem.

  • O homem não precisa de uma esposa sem opinião, pois ele tem animais de estimação para isso. Ele precisa de conselhos sábios em consideração as decisões.
  • O homem não precisa casar-se com um objeto sem sentimentos pois ele já tem bens materiais. Ele precisa de uma pessoa sensível para com as suas próprias necessidades para respeitá-la e com a qual ele possa amadurecer.
  • Ele não precisa de uma cabeça, pois Deus é a cabeça de todo o homem (I Cor 11:3). Ele precisa de alguém com intenções amáveis e construtivas que o encoraje e estimule a ser tudo o que Deus o criou para ser.
O mundo animal criado por Deus mostra-nos o equilíbrio que necessariamente deve haver entre o par que forma o lar e para isso foram capacitados diferentemente um do outro. Os machos, geralmente, têm a coloração mais brilhante que a das fêmeas. Isso não é porque os machos são mais importantes mas porque são as fêmeas que ficam nos ninhos, covas e nos refúgios para cuidarem dos filhotes. Elas são uma ajuda para o lar sendo de uma coloração que assiste na camuflagem do ninho. São elas que treinam os filhotes para caçarem, se protegerem, etc. Muitos dos machos são coloridos para atrair a atenção para fora do ninho nas horas de perigo. São eles que trazem a alimentação para o ninho. É claro que nem todas as espécies funcionam igualmente, mas podemos observar todas e aprender lições importantes para o nosso próprio lar e o lugar que a mulher ocupa para ajudar no lar.

"Para ele"

A primeira responsabilidade da mulher é "para ele". Ela foi criada "para ele" e é "para ele" que ela deve viver para agradar ao Senhor.

Não há possibilidade que o relato da criação sendo criada das costelas do homem seja uma "metáfora" pois o relato da criação foi de uma criação literal e de uma forma concreta, não simbólica ou mística.

O Adão e a Eva conviveram em paz nas posições diferenciadas na terra mas iguais diante de Deus, pois os dois foram responsabilizados pelos pecados de cada um, e nas posições diferenciadas em que foram criadas. Notamos que mesmo depois da transgressão e a expulsão do jardim, o homem era o lavrador e sustentador do lar e a mulher cuidou do lar e dos filhos. Nisso entendemos que o machismo da humanidade não foi desde o inicio dos tempos mas veio depois.

O machismo é resultado da natureza pecaminosa do homem e não da criação original de Deus. Do coração do homem vem as mudanças não construtivas na humanidade. Mat. 15:19, " Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias."

A diferença entre o homem e a mulher não quer dizer que uma posição é superior ou uma é inferior a outra. O que é diferente entre as duas é a posição. Como no corpo existem membros diferentes e cada um não é igual ao outro mas faz uma harmonia no corpo assim as diferenças de posição entre o homem e a mulher. Não são iguais um ou o outro em posição mas coexistem numa maneira diferenciada no lar para que haja harmonia no lar, na igreja e na sociedade. Examine I Corintios 11:7-12, " O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. 8 Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. 9 Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. 10 Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. 11 Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor."

Existem muitos assuntos nessa passagem, mas o assunto propício para nós nesse caso é versículo 11, "Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor".Existe uma igualdade entre as duas pessoas do casal mesmo que haja uma diferença de posição.

Pastor Calvin

2. O porque da comunicação da serpente com Eva, e como isso acontecia sendo que não existe indicação da comunicação de animais tanto verbalmente quanto mentalmente em gênesis? Gênesis 3.

Resposta: A Bíblia não explica o porquê da comunicação da serpente com Eva. A Bíblia afirma o fato. Creio que é perigoso e abominável a Deus forçar Deus a submeter-se ao crivo da razão humana. No final das coisas quem é Deus, Deus ou o a razão do homem? O que devemos fazer é nós nos julgarmos pela Bíblia em vez de julgar a Bíblia pela razão humana.

Sem a fé correta é impossível ao homem cumprir a razão dele existir, ou seja, de agradar a Deus (Rom 11:36; Heb 11:6). No outro lado, a fé não é fatalismo nem cega. A fé correta creia nos fatos revelados por Deus, confia nas Suas promessas e obedeça os Seus mandamentos como vindos de um Deus amoroso e sábio. Essas são as obras da fé correta. Fé que é provada à razão humana não é fé e assim nessa maneira não podemos cumprir a razão maior de ser criado ou seja de agradar a Deus.

Exigir um porquê de Deus, quando o fato é explicito e claramente afirmado, é perigoso. Tal exigência manifesta um espírito de dúvida na parte do homem. Essas dúvidas não trazem obediência na parte do homem e nem sempre uma resposta agradável de Deus. Quando Eva foi trazida a duvidar dos fatos afirmados por Deus a queda da raça humana veio acontecer (Gen. 3:1-6). Quando o povo de Israel veio a perguntar o porquê de Deus levar Moisés ao encontro de Faraó, veio desobediência (Êxodo 5:22,23). Os três amigos de Jó argumentavam as razões de Deus pela lógica humana mas erraram de grande maneira a verdade. Quando Jó perguntou a Deus a razão de tudo, Deus o respondeu perguntando se o homem podia entender as coisas visíveis suficientemente. Isso mostra o fato do homem nem pode entender o mundo ao seu redor muito menos as coisas que não vê, que são de Deus (Jó 40-42). E, se Deus explicasse, poderíamos entender? A mente finita pode englobar a mente infinita?

Essa questão de como a serpente veio a fazer comunicação com Eva baseando a pergunta na falta da comunicação de animais tanto verbalmente quanto mentalmente em Gênesis mostra o erro de trazer o infinito ao crivo do finito. O fato revelado mostra Satanás, a antiga serpente (Apoc 20:2), veio sutilmente a Eva pelo corpo animal da serpente, a tentar ela a duvidar a Deus e a desobediência. Essas são as verdades importantes a Deus a nos revelar pois são as reveladas a nós.

Animal falando não é grande coisa para com Deus. Temos o caso de uma jumenta falando (Num 22:30).

Sabemos Satanás tomou o corpo de uma serpente pois o julgamento veio, em tom profético, ao semente da serpente que sua cabeça seria ferida por Cristo, que viria da semente da mulher (Gen. 3:15).

Crendo que a serpente enganou a Eva e crendo que o homem veio a pecar, o que se faz com o Salvador Jesus Cristo que com«veio salvar o pecador? Se arrependa e creia NELE com fé como exige as Escrituras?

Pastor Calvin

3. Em relação à poligamia e incesto, gostaríamos de saber como podiam ter relações entre irmãos, tendo em vista que todos vimos de Adão e Eva. Gênesis 4

Resposta: Sem duvida nenhuma Deus é santo e o homem não. Dessa verdade podemos tomar como um dogma e um axioma. Mas isso não quer dizer que entendemos toda a santidade de Deus. O que não é revelado não é para nós saber. Melhor ter mistérios à mente humana sobre Deus do que enquadrar o Infinito à limitação do finito que é a mente humana

A bíblia não consta de onde os filhos de Adão encontraram seus cônjuges, mas podemos pensar que vieram dos seus irmãos e irmãs. No começo do tempo o pecado não teve tanto tempo para influir na genealogia como seria hoje se irmãos se casaram então não seria uma destruição para fazer tal ato. A bíblia não diz que Deus aprovou do que foi feito entre os irmãos ou não aprovou, mas relata como um fato que a descendência de Adão e Eva tiveram filhos.

Os conselhos de Deus são mais altos do que os nossos e os Seus caminhos mais altos do que o dos homens. Se Deus tivesse explicado as coisas não há garantia que os homens entenderiam ou concordariam com Seus altos conselhos e caminhos. - Isaías 55:9, "Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos".

O mistério desse assunto não esconde os fatos que podemos saber, ou seja, os filhos de Adão e Eva logo manifestaram a natureza pecaminosa. Logo nas gerações teve presunção na adoração, inveja, homicídio, mentira, etc. Tudo isso operou para mostrar claramente que o homem é um pecador e herdou tal natureza de Adão.

Também é claro que o pecado leva para a destruição e condenação. Nem passou a geração de Adão e já tinha uma condenação terrível entre os filhos dele.

Também é claro o fato que a salvação vem somente de Deus. Foi Deus que cobriu a nudez de Adão e Eva e mostrou misericórdia ao Caim. Salvação pela graça não vem dos homens, mas de Deus somente.

Já se julgou pecador pela verdade revelada de Deus? Já se arrependeu destes pecados e está confiando no Salvador que Deus entregou para os pecadores, ou seja, o Senhor Jesus Cristo? Se arrependa já e confie em Cristo como o Salvador!

Pastor Calvin

4. O que Deus quis disser neste versículo? Ele diminuiu a idade dos homens? Porque? Gênesis 6.3

Resposta 01: O meu espírito não agira para sempre no homem. Seus dias serão cento e vinte anos. Duas interpretações são possíveis: (1) a referencia é ao mistério do Espírito Santo em julgar ou executar juízo sobre a humanidade por causa de sua pecaminosidade; (2) o espírito que Deus concedera aos homens não permaneceria neles para sempre; isto é a humanidade estava condenada a morte. Depois desta advertência restavam ao homem cento e vinte anos até o juízo do dilúvio. (I Pe 3.20) A mais longa duração de uma vida humana (Metusalém viveu 969 Gn. 5.27) é apenas um dia para Deus, que está tão alheio aos limites do tempo quanto o homem que dorme madrugada adentro.

Resposta 02: O contexto mostra a iniqüidade do homem multiplicando exponencialmente. Tanto mais tempo o homem tem para viver mais ele corrompe a si mesmo e a terra. Não é claro para todos os comentaristas que Deus quis ensinar que a idade do homem se limitará à idade de 120 anos, mas, pode ser. A idade do homem diminuiu muito depois desta declaração.

Diminuir os anos do homem revela o tanto que a iniqüidade é abominável diante de Deus. Ele, por causa da dureza do coração do homem, se manifesta contra a iniqüidade do homem outra vez por diminuir os seus dias na terra.

No livro de Apocalipse a ira de Deus sobre o pecado se manifesta da mesma maneira, pois revela que Ele destrua o homem, tirando-lhes vida, pelo seu pecado.

Talvez alguém quer perguntar se Deus pode fazer isso. Não pode o Criador fazer o que quer com a Sua criação? Romanos 9:21, "Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?" E quem pode julgar a Deus? O homem? Isso seria pior que um cego julgando um quadro de Portinari.

Alguns tomam a expressão de Deus dizendo: "Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos", a entender que Deus estava dando a limitação de vida a todos os homens que eram vivos naquela época. Quer dizer, entre cento e vinte anos os homens seriam todos mortos a não ser aqueles na arca de Noé, pois Deus destruiria o mundo com água no dilúvio.

Em qualquer interpretação entendemos que Deus é O Juiz Santo e Soberano e o homem é o julgado pelo pecado dele. O único jeito a sair dessa condenação é por Cristo o Salvador, Aquele que Deus deu no lugar do pecador.

João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Está NELE? Pastor Calvin

5. O que significa animais limpos? E sujos? Existe uma analise comparativa nos dias de hoje? Gênesis 8.20

O que significa animais limpos?

Resposta 01: Agora podemos entender o propósito para os sete animais limpos. Estes animais, que não tinham parceiros, foram conservados para serem oferecidos como sacrifício á Deus. Note os resultados destas ofertas:

  1. Estes sacrifícios foram de cheiro suave ao Senhor. Na Sua ira, Deus destruiu a terra. As ofertas lembravam a Ele a futura morte de Cristo, pela qual, a misericórdia seria demonstrada aos pecadores [Efésios 5:2].
  2. Deus determinou que "não haverá mais dilúvio para destruir a terra" [9:11b]. Note que Ele não disse isso por causa dos sacrifícios. De fato, o versículo 21 revela que Deus reconheceu que a natureza depravada do homem não pode ser corrigida pelo julgamento. O coração do homem é o mesmo em toda as épocas, pois vemos que a Torre de Babel foi construída antes da morte de Sem. Somente a salvação em Cristo pode mudar a natureza do homem. A promessa de Deus foi baseada somente em Sua longanimidade através de Cristo. Porque Ele tem um povo eleito e remido pelo sangue de Cristo, permite que o mundo continue a existir, enquanto o propósito da graça é realizado.
  3. Note por último que, um dia, este mundo será destruído pelo fogo. Até que isso ocorra, não haverá nenhum julgamento universal [II Pedro 3:5-12].
E sujos?

Leis a respeito dos animais considerados puros e impuros para alimento do povo. Levítico 11

Existe uma analise comparativa nos dias de hoje? Resposta: Sacrifício de animais (Números 15:1-6) - Através de todo o Velho Testamento, Deus ordenou que as pessoas oferecessem sacrifícios de animais (veja Gênesis 4:1-5; Levítico 1-7). Mas hoje, Jesus é o nosso sacrifício perfeito. Os sacrifícios de animais cessaram porque não são mais necessários (Hebreus 10:1-18).

Você aceita o sacrifício de Cristo como o único meio de leva-lo (a) a salvação?

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome".[João 1:12]

"Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus".[João 1:13]

Resposta 02: Animais limpos são os animais que Deus determinou para o Seu povo que seriam escolhidos para comer e para usar para sacrificar a Ele. Tanto os sacrifícios quanto quais animais são limpos e quais impuros vieram a ser delineados posteriormente por escrito na Lei de Moisés (como por exemplo, em Levítico 11).

A separação de animais em categorias limpos e impuros veio pelo desejo soberano de Deus. Ele quer que Seu povo esteja diferente dos outros povos no mundo. Ele fez isso nessa maneira dando-lhes regras de vestimenta, agricultura, e adoração diferente. A ciência revelou depois que os animais permitidos são animais mais saudáveis para o corpo humano do que os impuros.

Creio que, além de querer mostrar o Seu povo diferente que os outros povos no mundo, quis prevenir Seu povo de doenças e praticas destrutivas ao homem.

Deus quer sempre ter o Seu povo separado em amor para com Ele. Isso se vê hoje no povo DELE não seguindo os costumes do mundo hoje, comendo e bebendo substancias diferentes, se vestindo de forma modesta e adorando em espírito e em verdade, por Cristo Jesus.

Considere estes versículos:

Deuteronômio 14:2 Porque é povo santo ao SENHOR teu Deus; e o SENHOR te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo.

Deuteronômio 26:18. E o SENHOR hoje te declarou que tu lhe serás por seu próprio povo, como te tem dito, e que guardarás todos os seus mandamentos.

Tito 2:14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

1 Pedro 2:9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Não existe uma analise comparativa nos dias de hoje. As cerimônias e sacrifícios da Lei de Moisés, como algo para o Cristão cumprir foram cumpridas por Cristo de forma que o homem que se esconde em Cristo é puro de desobediência da Lei. Por razoes de saúde, se alguém quisesse separar-se das carnes impuros, poderia, mas não para a santificação diante de Deus.

Pastor Calvin

Resposta 03: **

É PECADO COMER CARNE?


Por João Flávio Martinez, do CACP.

Parte 1

É argumentado por algumas religiões pseudocristãs que ingerir certos tipos de carne é cometer pecado. Outras são mais radicais e proíbem qualquer dieta de carne. Entre essas religiões encontramos a Igreja Adventista do Sétimo Dia ! Movimento de Reforma. Essa Igreja dividiu-se do primeiro grupo, os Adventistas do Sétimo Dia, na Segunda Guerra Mundial, quando a maioria concordou que seus seguidores poderiam ir para a guerra lutar, até mesmo no sábado. Uma facção achou essa idéia arbitrária. Segundo afirmavam, com a aprovação de seus adeptos lutando na guerra estariam desobedecendo dois mandamentos: "não matarás" (Êx 20.13) e "santificai o sábado" (Êx 20.8). Daí, então, surge a Igreja Adventista ! Movimento de Reforma (IAMR), que, a cada dia, se mostra mais fechada e inflexível às mais simples interpretações bíblicas. Desejamos, com este artigo, avaliar, à luz da Bíblia, essa falsa doutrina sobre a carne.

Existe uma razão espiritual para que não comamos carne?

Vejamos o que afirma esse movimento: "E nós, para podermos entrar na pátria celestial, necessitamos de uma preparação maior que a dos judeus [que se alimentavam de carne] para entrarem na Canaã terrestre. Nesta preparação, devemos, portanto, nós os que vivemos no tempo do fim, abster-nos do alimento cárneo com maior razão que eles"1 (grifo do autor).

Como podemos observar, a indução declarada nesse texto demonstra que se o cristão comer carne ele não entrará "na pátria celestial". Desse modo, os adeptos do movimento trocam a graça de Cristo por um alimento. Uma das grandes líderes desse grupo religioso, Ellen G. White, afirma: "... Muitos alegam que a carne é essencial; mas é devido a ser o alimento desta espécie estimulante, a deixar o sangue febril e os nervos excitados, que assim se lhes sente a falta. Alguns acham tão difícil deixar de comer carne, como é o ébrio o abandonar a bebida...2 (grifo do autor).

Mais uma vez a indução, agora de que a carne é "estimulante e deixa o sangue febril e os nervos excitados". Parece-nos que a Sra. Ellen G. White quer insinuar que comer carne é ficar propenso ao pecado. Mas, ironicamente (e sem o objetivo de nos opormos à alimentação por meio de frutas e vegetais), lembramos que o pecado entrou no mundo quando Eva, em desobediência a Deus, comeu do fruto da árvore que não poderia. Sim, uma fruta foi usada para seduzir a mulher e colocá-la em "xeque-mate". A Palavra de Deus diz: "E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela" (Gn 3.6; grifo do autor). Ou seja, o pecado entrou no mundo e, nessa trama diabólica, um fruto foi usado, e o sacrifício de um animal (carne), que tipificava a morte de Cristo, foi a redenção de Adão e Eva.

Outro caso foi o de Jacó, que seduziu seu irmão com uma sopa de lentilhas e o enganou (Gn 25.34). É claro que o diabo pode lançar mão de muitas coisas para seduzir e enganar a humanidade, mas daí afirmar que comer carne é pecado ou que é requisito para entrar na pátria celestial é extrapolar com a exegese3 e mutilar a hermenêutica.4

A obra Vida cotidiana nos tempos bíblicos nos mostra como era a alimentação do povo de Deus no passado. Veja seu comentário sobre a alimentação com carnes:

Carne e alimentos afins

O consumo de carne é mencionado no concerto que Deus fez com Noé: "Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento..." (Gn 9.3). Aqui vale uma observação: isso ocorreu antes da Lei Mosaica.

Embora a dieta normal dos hebreus consistisse em vegetais e frutas, eles comiam carne, especialmente nos banquetes e festas:

1. Novilho: quando o filho pródigo voltou ao lar, o pai matou um novilho cevado para festejar (Lc 15.23). Na vida dos hebreus, o novilho era considerado a melhor de todas as carnes e reservado para as ocasiões mais festivas;

2. Cabrito ou bode: o irmão mais velho do filho pródigo ficou indignado e disse ao pai: "Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos" (Lc 15.29; grifo do autor). O cabrito era a carne mais comum, mais barata, e comida pelos pobres. Era usado nas ofertas sacrificiais (Nm 7.11-87);

3. Ave: algumas eram consideradas impuras para alimento (Dt 14.11-20). Mas a perdiz, a codorniz, o ganso e o pombo podiam ser comidos;

4. Peixe: alimento predileto na Palestina, apanhado em grandes quantidades no mar da Galiléia e no rio Jordão. Depois de sua ressurreição, Jesus preparou uma refeição matinal de peixe e pão num braseiro junto à praia para alguns dos seus discípulos (Jo 21.9-13). Em outra feita, quando apareceu aos discípulos após a ressurreição, ele pediu-lhes algo para comer. Lucas relata: "Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; o que ele tomou, e comeu diante deles" (24.42,43). A Lei declarava que todo peixe com barbatanas e escamas era limpo e, portanto, podia ser comido (Dt 14.9,10);

5. Ovelha (cordeiro): além de ser usada como alimento, a ovelha tinha outras utilidades. Era um animal importante por sua carne, leite e gordura da cauda que, às vezes, chegava a pesar quase sete quilos. Na celebração da Páscoa, matava-se um cordeiro, que era comido para rememorar o livramento da escravidão do Egito (Êx 12.1-28).

6. Gordura: a gordura pura era ofertada a Deus, visto que era considerada a melhor parte ou a parte mais rica de um animal (Lv 3.16). Não podia ser comida em tempos primitivos, mas parece que se ignorava essa lei quando os animais eram mortos e usados apenas como alimento (Dt 12.15).5

Acrescenta, ainda, o dr. Davis: "O alimento dos hebreus, durante o seu estado de povo nômade, consistia, em grande parte, de pão e de produtos dos rebanhos, tais como: leite, manteiga, carnes (Gn 18.7,8; Jz 5.25) e mel silvestre (Dt 8.8). Depois de seu estabelecimento na Palestina, acrescentaram os produtos das hortas, das vinhas e dos olivedos, como: lentilhas, pepinos, feijões (2Sm 17.28), as romãs, os figos, as uvas etc (Nm 20.5, Dt 8.8). [...] e bem assim, peixes, gafanhotos, aves e ovos (Ne 13.16, Mt 4.18). Abraão recebeu os seus inesperados hóspedes, de um modo mais distinto, oferecendo-lhes coalhada e leite, bolos de flor de farinha e um bezerro" (Gn 18.6-8)".6

Argumentos sobre a ingestão de carne

Dizem os Adventistas do Sétimo Dia: "No princípio do mundo não foi assim, por isso devemos ser vegetarianos como foram os nossos primeiros pais".7 Este argumento é contrário às Escrituras, que permitem comer carne.

No Antigo Testamento

"Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento..." (Gn 9.3; grifo do autor); "Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra..." (Lv 1; grifo do autor); "Porém, conforme a todo o desejo da tua alma, matarás e comerás carne, dentro das tuas portas, segundo a bênção do Senhor teu Deus, que te dá em todas as tuas portas; o imundo e o limpo dela comerá, como do corço e do veado [...] Quando o Senhor teu Deus dilatar os teus termos, como te disse, e disseres: Comerei carne; porquanto a tua alma tem desejo de comer carne; conforme a todo o desejo da tua alma, comerás carne" (Dt 12.15,20; grifo do autor). Aqui vale uma observação: neste caso, se fosse preciso, até animais impuros poderiam ser usados como alimento.

No Novo Testamento

Encontramos uma única exceção: não comer carne sacrificada aos ídolos: "Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes" (At 15.29).

Havia também uma advertência aos coríntios quanto ao fato de se comer carne. Eles deveriam ter o cuidado de não levar um irmão mais fraco a supor que a carne que estava comendo era sacrificada aos ídolos (quase toda carne dos mercados de Corinto era oferecida aos ídolos antes do consumo) e, com isso, o mais fraco ficar com a consciência contaminada. Nesse contexto, por causa do fraco, Paulo diz: "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça" (Rm 14.21).

A preocupação do apóstolo não era proibir a igreja de comer carne, mas de não escandalizar o fraco: "Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu" (Rm 14.2,3).

Como podemos ver, a igreja neotestamentária comia carne. O Senhor Jesus também: "Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores" (Mt 11.19; Jo 21.13). Por que, então, não podemos comer carne?

A abstenção de carne e a longevidade

Os Adventistas do Sétimo Dia tentam argumentar: "Os vegetarianos alcançam, em média, maior longevidade...".8 Engano. No Brasil, os gaúchos gozam de maior perspectiva de vida e todos nós sabemos o quanto gostam de carne o pessoal do Sul.9 A dieta do gaúcho, por causa do frio, é à base de carne e nem por isso eles perdem em qualidade de vida.

Todos sabemos que uma dieta balanceada mais uma vida ativa e práticas esportivas, como a caminhada, tornam mais prolongada a vida humana. Biblicamente falando, não encontramos uma promessa como: "Se não comeres carne serás recompensado com a longevidade". Tal promessa não existe. Quanto à longevidade, a Bíblia afirma o seguinte: "Dar-lhe-ei abundância de dias, e lhe mostrarei a minha salvação" (Sl 91.16) e "Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra" (Ef 6.2,3). Será que a carne é mais poderosa que as promessas de Deus?

Manipulando o texto de Romanos 14

Os adventistas afirmam que: "... nunca foi da vontade de Deus que o homem comesse carne, e, assim, juntamente com o apóstolo Paulo, pode-se dizer: Bom é não comer carne".10

Antes de refutarmos tal afirmativa, vejamos o que dizem os adventistas: "Pela leitura de todo o capítulo 14 de Romanos, vemos que a dúvida que deu motivo a esta explicação por parte do apóstolo não pesava sobre as espécies de carnes ! se de porco ou de vaca ! mas sobre as carnes limpas oferecidas aos ídolos. Alguns crentes receavam comer carnes de animais limpos, porque sabiam que as carnes eram, muitas vezes, previamente oferecidas aos ídolos. Pensavam que, por isso, eram imundas e que podiam contaminá-los. Por escrúpulo de consciência, preferiam comer legumes. Mas como o !ídolo nada é no mundo? (1Co 8.4), aquelas carnes não poderiam ser impuras só pelo fato de terem sido sacrificadas aos ídolos".11

Observem como os adventistas manipulam o texto bíblico, pois, ao comentarem contra a ingestão de carne suína, explicam que o texto de Romanos 14 se refere à carne sacrificada aos ídolos e, com até certa propriedade, explicam que comer carne limpa (na opinião deles) não é pecado. Mas, posteriormente, quando fazem uma apologia negativa à ingestão de carne, usam o texto explicado por eles mesmos fora do contexto. É impressionante como são obtusos e sempre chegam à mesma congruência, e só dizem o que lhes interessam. Isso, sim, é pecado ! abordar a Bíblia sem senso de justiça só para defender suas convicções religiosas. Dessa forma, o crescimento na graça e no conhecimento se torna um alvo inatingível.

Outra incoerência é que eles afirmam que o problema estava relacionado à carne limpa sacrificada aos ídolos, mas a carne chamada impura pelos judeus é que era mais oferecida aos deuses pagãos. Ou seja, os adventistas estão, inconscientemente, afirmando que os cristãos comiam carne que, para os judeus, era impura.

Certas interpretações dos textos bíblicos são estranhas ao seu contexto literário. Vejamos o que diz todo o texto citado: "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça" (Rm 14.21). Na versão da Bíblia Fácil ! Linguagem de Hoje, esse texto é traduzido da seguinte maneira: "Procuremos sempre realizar ações que nos tragam a paz. E façamos coisas que nos ajudem a ser santos. Não destrua o que Deus edificou, só por questão de alimentos. Na realidade, todas as coisas são puras. [Fazendo bem à saúde, não há alimentos que sejam proibidos]. Erro, porém, é comer, provocando pecados próprios e de outros. Portanto, é bom deixar de lado tudo o que possa causar um mal a seu irmão, ofendendo suas convicções, levando-o a cair em pecado ou enfraquecendo sua religiosidade".

O cerne da questão

A problemática da retórica descrita por Paulo em sua homilética diz respeito ao irmão mais fraco, pois ele diz: "... o débil come legumes" (Rm 14.2; ara); "... e outro, que é fraco, come legumes" (Rm 14.2; Ed. Contemporânea). Geralmente, a carne era sacrificada aos ídolos antes de ser ingerida e, conforme o costume das igrejas, os irmãos de Roma e de Corinto estavam comendo carne como a liberdade cristã os permitia. É aí que Paulo mostra que a nossa liberdade não deve ofender a fé alheia: "Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda. Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu (Rm 14.14,15).

A liberdade, afirma Paulo, deve estar sujeita ao amor. E assim os irmãos, ainda que não fosse pecado comer carne, deveriam sacrificar-se por aqueles que eram fracos e débeis no conhecimento e achavam que a ingestão de carne poderia lhe tirar a comunhão com Deus. O fato é que tal texto não é, de modo nenhum, uma proibição de comer carne, sendo que o próprio apóstolo ainda acrescenta: "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizado a sua própria consciência; proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fieis, e para os que conhecem a verdade; a fim de usarem deles com ações de graças; porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada" (1Tm 4.1-5; grifo do autor).

6. Porque Noé amaldiçoou Canaã se quem o viu nu foi o filho de Canaã? Gênesis 9.25

Resposta: A Maldição de Canaã - Quando Noé despertou e soube do comportamento de Cão, ele ficou indignado. Nesta época Cão tinha um filho chamado Canaã. Os traços ruins de Cão parecem já terem sido manifestos nele. Então, ao invés de a maldição cair sobre Cão e todos os seus descendentes, caiu sobre Canaã. Ele e seus descendentes foram amaldiçoados com a escravidão. Se Canaã esteve ou não pessoalmente envolvido no pecado de Cão, seu pai, não o sabemos (ele poderia ter visto previamente a condição de Noé, relatando-a depois a seu pai). Cão foi punido pela desonra contra seu pai, tendo um filho que viria a desonra-lo. A maldição não caiu sobre os camitas, mas sobre os cananitas (ou cananeus), os habitantes da Palestina que foram a principio subjugados por Josué e, mais tarde por Salomão I Reis 9:20-(21). Os cananitas estão, há muito, extintos; a maldição, portanto, não pode ser aplicada a ninguém hoje em dia.

7. Porque Deus fez a confusão das línguas e fez cessar a construção da torre? Gênesis 11.7

A Torre de Babel - Gênesis 11: 1-9.

Resposta: Esta parte das Escrituras faz um comentário de Gênesis 10:8-10. Da mesma forma Gênesis 10 explica quem realmente era o líder em Babel. Vamos observar mais de perto a Ninrode, e depois então faremos uma exposição dos versículos 1-9.

A. Ninrode.

1. O nome Ninrode significa "rebelde". Ele foi o primeiro homem que realmente organizou uma rebelião contra Deus. Ele aparentemente foi influenciado por seu pai (Cuxe), que lhe deu este nome.

2. Ninrode foi um homem "poderoso" ou líder na terra [Gênesis 10:8].

3. Ele parece ter lutado para dominar, organizando a exterminação dos animais perigosos. Os animais se reproduzem mais rápido do que o homem, e devem ter sido realmente um problema após o dilúvio. Podemos entender esta situação quando nos lembramos de que nos tempos modernos, houve relatos de um simples tigre ter matado centenas de pessoas no período de alguns anos. Ninrode se tornou uma lenda e um provérbio em seus dias [Gênesis 10:9]. Sua popularidade foi muito parecida com a daqueles famosos generais que foram promovidos para o alto escalão.

4. Ninrode organizou uma rebelião política contra Deus. Foi ordenado ao homem que repovoasse a terra [Gênesis 9:1]. Eles deveriam se espalhar e povoar a terra. Por outro lado, Ninrode desejava manter todos juntos. Ele queria construir um governo centralizado e mundial, para consolidar assim os esforços dos homens. Deus parece ter usado o nacionalismo para restringir os pecados dos homens [Atos 17:26-27]. A divisão de governos e línguas impede os propósitos malignos dos homens. Note que tem sido sempre os homens maus que promovem um sistema de governo mundial e centralizado (globalização). Isto não fica bem evidente no governo dos Estados Unidos? Nisto vemos em Ninrode um tipo do anticristo.

5. Ninrode também organizou uma rebelião religiosa contra o Senhor. A Torre de Babel era um templo religioso. Esta religião permeou o mundo antigo e permanece bem vivo hoje em dia. Quando estudamos as religiões pagãs, ficamos impressionados com as várias características comuns entre elas. Muitos livros excelentes têm sido escritos para mostrar como as doutrinas de Ninrode têm se infiltrado completamente na Igreja Católica Romana através dos anos. Isto é tão evidente que o Catolicismo e o sistema Ecumênico de religião estarão presentes na terra quando o Anti-Cristo vier, e são mencionados como "Mistério, a grande Babilônia" [Apocalipse 17:1-6].

6. A frase "diante do Senhor" em Gênesis 10: 9. Tem uma implicação que denota o mal. Isto parece indicar que Ninrode ousadamente e reconhecidamente desafiou ao Senhor.

B. A Torre de Babel - Gênesis 11:1-9.

Após estudarmos a respeito de Ninrode, podemos entender melhor a posição de Gênesis 11:1-9.

Versículos 1-2. A influência de Ninrode uniu o povo e o preservou de ser espalhado pela terra. Nesta época Sem ainda estava vivo e deve ter ficado espantado com esta rebelião, e por ela ter ocorrido logo após o dilúvio. Não há dúvidas de que ele se recusou em tomar parte deste movimento.

Versículos 3-4. Sem, que significa nome, era para glorificar o nome de Deus, trazendo através de seus descendentes o Messias ao mundo. Estes povos, no entanto, se rebelaram contra Deus quando desejaram fazer um nome para eles mesmos. Vindo a planície de Sinar eles construíram uma grande e bonita cidade. Esta cidade foi conhecida mais tarde como Babilônia. Nesta cidade eles começaram a construir uma grande Torre, que seria um templo religioso e um lugar de adoração. A intenção era que ali fosse o centro da política e da união religiosa. (Estes templos torres são chamados de "ziggurats" e foram freqüentemente construídos nas épocas antigas. Ao redor da Babilônia existem vários destes templos torres, sendo que dois deles são tão antigos que os homens têm especulado se um deles não poderia ter sido a torre original. Tijolos assados no forno permanecem indefinidamente).

Versículos 5-6. Deus notou o progresso e a intenção destes homens maus. O pronome no plural no versículo 7, refere-se a natureza triunitária de Deus.

Versículos 7-9. Pela sua misericórdia, Deus se recusou a permitir que este esquema maligno tivesse êxito. Quanta vez na história, Deus interceptou os homens que queriam organizar o mundo através de um governo central (Napoleão e Hitler são exemplos disto). Isto foi realizado com eficácia fazendo com que diferentes famílias falassem diferentes idiomas, e desta forma se espalhassem pela terra. Então o plano original de Deus de repovoar a terra foi realizado. Mesmo hoje, a variedade de idiomas impede os ditadores de alcançarem o controle do mundo. O povo queria ter um grande nome. No julgamento de Deus, a cidade foi chamada de Babel, que significa confusão.

8. Porque começou a Guerra? Gênesis 14.1,2

Resposta: Temos aqui a primeira menção da guerra na Bíblia. O homem não demorou muito tempo para aprender esta arte [Tiago 4:1-2]. Ló havia acumulado tesouros na terra, e então os ladrões começaram a minar e roubar. Podemos imaginar se isso não fora um castigo de Deus, e se foi, Ló não aprendeu ou tirou proveito desta repreensão.

09. Qual o significado da palavra "caíram" nesse versículo? Gênesis 14.10

Resposta: Esclarecimento lógico contido no texto. Segue abaixo a explicação do conteúdo que havia dentro do poço onde eles caíram.

Betume

S. m.,

Substância natural, escura, pegajosa e inflamável, constituída por hidrocarbonetos naturais;

Substância preparada com cal, azeite e outros ingredientes e que se emprega em vedações de água, etc.;

Nome de duas massas preparadas para pegar vidros aos caixilhos ou tapar fendas e buracos na madeira.

10. Porque da necessidade "ritual" e qual a sua função no contexto do capitulo? Gênesis 15. 9

Resposta: A Aliança - versículos 9-10.

Nos tempos antigos, a forma mais forte de demonstrar lealdade e confiança era baseada na aliança descrita aqui. Os homens que desejavam fazer uma aliança matavam e desmembravam vários animais de seus rebanhos, em seguida, eles caminhavam entre as partes desmembradas. Desta maneira ficava implícito, que o que aconteceu aos animais, aconteceria com aquele que quebrasse a aliança [Jeremias 34:18-20].

Que maravilhosa graça o nosso Poderoso Deus demonstrou quando se abaixou em fazer este tipo de aliança com os homens. O Senhor tem sempre dado ao homem a certeza de Suas intenções de manter Suas promessas [Hebreus 6:16-19].

"Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus".

1. Compreenda que TODOS os homens nascem pecadores. Romanos 3:23, diz "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus".Essa mensagem que todos os homens são pecadores é amplamente repetida nas Escrituras, tanto no Velho quanto no Novo Testamento. Isso significa que você é um pecador diante dos olhos de um Deus que é santo e que precisa punir todo o pecado. Você reconhece que é um pecador?

11. Porque de circuncidar todo homem? Qual a função da circuncisão? Gênesis 17

Resposta: A Circuncisão - versículos 9-14.

A prova da aliança com os descendentes físicos de Abraão seria a circuncisão de todos os meninos. Qualquer um que não passasse por isso, seria cortado da aliança. A razão porque a circuncisão foi escolhida como um sinal desta aliança é muito difícil de entendermos. Nós sabemos que a circuncisão é muito usada como uma figura do arrependimento espiritual e submissão a Deus [Jeremias 4:4; Deuteronômio 10:16 e 30:6]. Talvez a idéia seja de que a depravação era passada através da procriação humana, e sendo assim, haveria a necessidade das futuras gerações serem limpas por Deus. (No Novo Testamento nós lemos que havia alguns homens que ensinavam que a circuncisão fazia parte da salvação. Eles falhavam em observar que Abraão foi salvo pela fé antes de sua circuncisão).

12. O que significa a expressão "tornarei a ti por esse tempo de vida?" Gênesis 18.10.

Resposta: A expressão correta não é como esta escrita acima e sim: "Certamente tornarei a ti por esse tempo da vida? E não esse tempo de vida!" Gênesis 18.10.

"Afirmativa de que mesmo Abraão e Sara sendo já velhos avançados em idade, e a Sara já tendo cessado o costume das mulheres Deus os daria um filho. Outras versões da bíblia dizem assim: "Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará a luz a um filho" Gn. 18.10-11

13. O que quer dizer "ficou convertida numa estatua de sal" Gênesis 19.26

Resposta: A Mulher de Ló - versículo 26.

O coração da mulher de Ló nunca deixou Sodoma. Por causa de sua hesitação e demora, ela foi submetida ao julgamento, sendo então coberta com sal e minerais. Ela permanece como um aviso para aqueles que têm o coração dividido entre fugir do pecado e buscar a Cristo [Lucas 17:32]. O verdadeiro convertido se refugia em Cristo [Hebreus 6:18].

14. O que aconteceu com a mulher e os genros de Ló? Gênesis 19

Desgraça de Ló - versículos 30-38.

Que terrível desperdício e prejuízo o pecado produz. A vida de Ló se tornou em um desastre após o outro. Os Cristãos não podem perder a sua alma, mas certamente podem desperdiçar suas vidas e perder suas famílias. As filhas de Ló tinham muitas desculpas para a conspiração pecaminosa que empreenderam. Elas não tinham nenhuma esperança de maridos. Os filhos eram uma proteção para os velhos e sem eles o nome da família desapareceria, pois não haveria descendentes. O pecado delas teve prosseguimento, e foi motivado pela falta de fé de que Deus iria suprir suas necessidades, e também pela ausência de padrões morais. Os filhos deste incesto foram os ancestrais de duas nações (Moabitas e Amonitas) que se tornaram um problema habitual para Israel.

Há muitas lições em tudo isso:

A. A vida que não é vivida de acordo com a direção de Deus, é como desmoronar montanha abaixo.

B. Se nós criamos nossos filhos da mesma maneira que o mundo cria, não devemos nos surpreender se eles aprenderem os caminhos do mundo.

C. A embriaguez é um grande pecado que abre a porta para pecados ainda maiores.

D. O fruto da vida de um Cristão carnal freqüentemente produz muitas tentações e provas para aqueles que estão tentando obedecer a Deus. Tal comprometimento deixa muitos "Moabitas e Amonitas" em torno daqueles que no futuro servirão a Deus, e que com certeza, terão o objetivo de impedi-los.

A bíblia sagrada não nos traz maiores esclarecimentos sobre as filhas e genros de Ló. Seria necessária pesquisa especifica sobre este assunto que talvez não nos trará grandes resultados.

15. Porque só agora depois de tantos fatos volta a historia de Sara com Abimeleque? Gênesis 20

Resposta: A narrativa agora se volta para Abraão no momento em que ele tropeça e falha em confiar no Senhor. Ainda que a sua vida era certamente mais produtiva do que a de Ló, devemos lembrar que nenhum homem está livre do pecado abrigado em sua vida [Romanos 7:18-24]. Vamos humildemente nos lembrar que somos sustentados pela graça de Deus, e que devemos orar diariamente para a libertação do pecado [Mateus 6:13]. Que a consideração da nossa própria fraqueza nos ajude a sermos mais mansos no trato com os irmãos que erram [Gálatas 6:1].

A Bíblia diz que o indivíduo não-regenerado é escravo de Satanás e é incapaz de fazer qualquer coisa para se libertar (Efésios 2:2). Você já conseguiu virar suas costas para o mundo e para os caminhos do pecado? Todos seus amigos mais íntimos são cristãos? Se você já nasceu de novo, seus amigos incrédulos provavelmente se afastarão. A salvação genuína repele as amizades réprobas.

16. Porque o preconceito entre as raças? Gênesis 26.35

Resposta: Esaú se casou com mulheres pagãs, uma evidencia a mais de sua insensibilidade espiritual. Não existe menção "apoio" em parte alguma da bíblia sobre preconceito entre as raças e sim uma boa explicação que jamais devemos tratar alguém com diferença mesmo sendo oriundo de uma classe inferior. Ver Tiago 2 assunto acepção de pessoas. Porém a bíblia nos alerta a não cometer relacionamentos mistos (II Corintios 6.14-18)

Você Sente um desejo genuíno de ir à igreja e de adorar a Deus?

17. Porque Deus abençoou a Jacó, se ele enganou a seu pai e seu irmão? Gênesis 28

Resposta: Esta passagem apresenta uma refrescante mudança com relação a carnalidade vista no relato do capítulo 27. Muitos acreditam que nesta ocasião Jacó estava verdadeiramente convertido.

Isaque se Submete aos Planos de Deus - versículos 1-5.

Em Gênesis 27:33 Isaque parece se humilhar sinceramente diante de Deus. Aqui ele volta a trilhar nos caminhos dos planos de Deus. Não o vemos mais se rebelando contra a vontade do Senhor, pois ele demonstra ter aceitado o fato de Jacó ter sido escolhido por Deus. Note que ele abençoou Jacó e lhe deu sábios conselhos.

A. Ele ordena que Jacó volte a Padã-Arã em busca de uma esposa, para que se casasse com uma mulher que adorasse o Deus verdadeiro.

B. Ele pede a Deus que abençoe Jacó com muitos descendentes.

C. Ele invoca a Deus para que dê a Jacó a bênção de Abraão. Isto envolvia a herança de Canaã e também um lugar na linhagem do Messias.

Dificuldade da Benção de Esaú - versículos 6-9.

Esaú não tinha nenhuma percepção espiritual. Ele não poderia fazer o certo porque suas atitudes não eram espiritualmente corretas. Enquanto ele estava crescendo, ele nunca entendeu porque Abraão mandou buscar uma esposa para Isaque em Padã-Arã. As coisas espirituais não tinham nenhum valor para ele, pois nem mesmo considerou o que Deus e seus pais pensavam a respeito das suas esposas pagãs. Quando Esaú viu seu pai recomendar que Jacó se casasse com uma mulher temente a Deus, e que este demonstrou interesse, ele ficou extremamente irritado. Agora que Isaque tinha se submetido aos planos de Deus, Esaú deve ter se sentido inseguro com relação a sua posição na família. Ele finalmente desejou agradar seus pais. (Infelizmente, ele nunca se importou em agradar a Deus).

Entretanto, Esaú estava cometendo mais um erro ao tentar agradar seus pais, pois a família de Ismael já tinha sido lançada fora do favor de Deus. A poligamia é claro, nunca foi da vontade de Deus. Até que alguém venha a "nascer de novo" e assim ser capaz de agir corretamente, todas suas tentativas de fazer as coisas certas acabam em tropeços espirituais.

Jacó Encontra Deus - versículos 10-12.

Em João 1:43-51 temos a história de Natanael chegando até o Senhor Jesus. Ele era um homem espiritualmente honesto [vers. 47], que sentiu a necessidade de um Salvador. No versículo 51, Cristo descreve-se a si mesmo como uma escada para o céu. As bênçãos de Deus descem até nós através de Cristo, e nossas orações sobem até a presença de Deus em nome de Jesus [João 14:13-14]. Assim Natanael compreendeu esta verdade quando creu em Cristo.

Ao fazer esta alusão ao sonho de Jacó, não estaria nosso Senhor dizendo que a experiência de Natanael era semelhante à de Jacó? Não há dúvidas que Jacó veio a Betel com um coração contrito e humilde. Em seu sonho ele vê uma escada que chegava até Deus. Isto não é uma revelação de Cristo como o "caminho" que leva a Deus [João 14:6] e também como "um só Mediador entre Deus e os homens" [I Timóteo 2:5].

Lembremo-nos que não havia Bíblia na época de Jacó. Deus muitas vezes falava aos homens através dos sonhos e visões. Portanto, o Evangelho foi revelado desta maneira naquela época [Números 12:6]. Hoje, porém, o evangelho se faz conhecido pela pregação da Palavra de Deus [Romanos 10:14].

As Promessas de Deus - versículos 13-15.

Deus veio até Jacó na base da graça incondicional. Ele não disse o que Jacó deveria fazer, mas o que Ele faria por Jacó. Deus prometeu a Jacó a terra de Canaã. Ele prometeu estar com Jacó em suas jornadas, e o trazer seguro de volta a Canaã.

Betel - versículos 16-19.

Betel significa a casa de Deus. Jacó reconheceu que ali era o lugar onde Deus se encontrou com ele e no futuro se encontraria novamente. Anos mais tarde, após se desviar, ele retorna a comunhão com Deus em Betel [Gênesis 35:1-7]. Jacó edificou um memorial como lembrança da presença de Deus naquele lugar [vers.18-19]. Deus sempre teve uma casa para se encontrar com o Seu povo. Hoje, a igreja é a casa de Deus [I Timóteo 3:15]. Ali encontramos as ordenanças e o verdadeiro Evangelho, os quais apontam para Cristo como o caminho que conduz ao céu. Ali nos reunimos e adoramos a Deus. A maioria de nós encontrou a Deus, pela primeira vez, através do ministério de uma das igrejas do Senhor. O nosso serviço e sacrifício espiritual são oferecidos a Deus através do ministério da igreja. Assim como Jacó, nossa atitude para com Betel é um teste da proximidade do nosso caminhar com Deus.

O Voto de Jacó - versículos 20-22.

O voto de Jacó não foi um mero contrato com Deus. Ele amava a Deus e acreditava em Suas promessas. Tendo crido nas promessas de Deus, ele fez estes três votos para demonstrar sua gratidão:

A. Jeová seria o seu Deus. Ele se dedicaria a adorar, servir e confiar no Deus verdadeiro.

B. Betel seria o lugar onde ele adoraria e serviria a Deus.

C. O dízimo seria entregue a Deus. Isto já foi demonstrado ser algo sagrado para Deus [Gênesis 14:20].

Muitos acreditam que isto seja um relato da conversão de Jacó. Na verdade, podemos olhar para este capítulo como um quadro do filho de Deus no caminho da obediência.

Note as semelhanças com o caminho dos filhos de Deus hoje:

A. Ao confessarmos a Cristo, nos comprometemos com o verdadeiro Deus e o verdadeiro Evangelho.

B. Ao fazermos parte da igreja, pela maneira apontada por Deus (o batismo), estamos fazendo um voto para servir a Deus na e através da Sua casa. Reconhecemos a igreja como "Betel".

C. Como membros da Igreja, fazemos um voto de devolver a Deus uma parte daquilo que Ele nos tem dado, para que a Sua obra possa continuar.

Votos bíblicos são sempre apropriados. Como membros, prometemos a Deus e fazemos um pacto com a Sua igreja para servir Ele. Entretanto, vamos tomar cuidado de não fazer votos que nós não cumpriremos [Eclesiastes 5:4-6].

18. Qual a relação das varas com o nascimento dos cordeiros? Gênesis 30

Resposta: Jacó colocou ramos parcialmente descascados de certas arvores em frente dos bebedouros para estimular os animais à atividade reprodutora. A palavra hebraica traduzida por conceberam, no v. 38, vem de uma raiz que significa "ser quente", i.e, estar no cio. Jacó, pastor experiente, também praticou reprodução seletiva (vv. 40-42). Atribuiu, todavia, a sua prosperidade á intervenção de Deus (cf. 31:7, 9).

19. Quando e de que maneira Labão enganou a Jacó? Gênesis 31

Resposta: Nos capítulos 29-31 temos a história da vida de Jacó e Labão (Léia e Raquel). Jacó viajou até a terra de Harã, onde morava a sua parentela. A esposa, Rebeca, de Isaque era a irmã de Labão, então, Jacó e Raquel eram primos. Jacó encontrou Raquel lá e amou-a logo. Ele fez um negócio (trabalhar por ele sete anos) com Labão para ganhar Raquel como sua esposa. Mas, agora Jacó foi enganado por Labão, em vez de ganhar Raquel como a sua esposa, ele ganhou Léia. Para ganhar Raquel ele tinha que trabalhar mais sete anos por Labão. Ele fez com prazer, porque amou Raquel muito. Depois de ganhar Raquel, Jacó fez outro negócio com Labão, pelo seu trabalho por ele, ele tinha que dar todo o gado, cordeiros e cabras salpicados, malhados e morenos. O Senhor abençoou Jacó e deu para ele muita prosperidade, e por isso Labão ficou com inveja. Por isso Jacó fugiu da presença de Labão com as suas esposas, filhos e tudo que tinha. Depois de três dias Labão soube que Jacó tinha fugido e foi atrás dele para fazer um pacto (31:25, 44). O pacto foi feito entre os dois; cada um prometeu para deixar o outro em paz.

20. Qual a relação de dias e anos? Gênesis 31.41

Resposta: Criação. A semana da criação do universo.

Qual tipo de dia era? Períodos de tempo longo ou dias de 24 horas? Fazer dos dias da semana da criação períodos longos de tempo é uma tentativa de fazê-los iguais aos períodos geológicos da evolução. É preciso isto? Temos que entrar em acordo com a ciência mundana e humana? Não. Porque a regra final e absoluta da nossa fé é a Bíblia. A Bíblia fala a verdade sobre a origem do universo e aceitamos isto pela fé, sabemos que tudo que está certo vai afirmar esta grande verdade.

Seus argumentos que os dias da criação são dias de muitos anos.

1. II Pe. 3:8 - não tem nada haver com a criação.

2. A obra da criação precisaria mais do que dias de 24 horas para completar - qual é o tamanho do Deus deles?

3. O sol não foi criado no primeiro dia para medir e governar o tempo - Deus criou a luz no primeiro dia e uma volta completa da terra faz 24 horas, não o sol.

4. Ajuda resolver o problema entre a criação e a evolução - não é necessário.

5. Poucos cientistas aceitam a criação bíblica do universo - e daí?

Prova Positiva que estes dias eram dias de 24 horas.

1. Só um dia de 24 horas tem tarde e manhã (o dia judaico).

2. O sétimo dia desta semana era de 24 horas (Êx. 20:10-11).

3. À parte do dia chamada o dia (manhã) tem 12 horas (João 11:9).

4. Sempre significa 24 horas quando a palavra dia é ligada com um número.

5. É possível sem o sol - uma volta completa da terra faz 24 horas.

6. É o mesmo tipo de dia que faz estações, tempos e anos (Gn. 1:14).

7. Adão vivia muitos anos no sexto e sétimo dia (Gn. 5:5).

8. Sem a morte na terra não ficava espaço para nem se mexer.

9. A linguagem da Palavra de Deus é simples e clara, não indica simbolismo.

21. A partir do versículo 43. Qual o significado do concerto entre Labão e Jacó? Gênesis 31

Labão e Jacó fizeram um pacto de não agressão. As características desse pacto incluíam Deus como testemunha (vv. 49,53) uma coluna e um montão de pedras como divisas de território (v. 52) e uma refeição cerimonial para selar o acordo (v.54). A suspeita permeava toda a negociação (v, 50).

Esta é a ultima vez que vemos ou ouvimos a respeito de Labão. Ele foi um triste exemplo de muitos que hoje em dia pensam somente em riquezas, e não tiram nenhum proveito das oportunidades espirituais que possuem. Labão não é diferente daqueles que nunca ouviram a respeito de Deus.

22. O que é servo escolhido? O que significa? Gênesis 32

  • "Por causa dos eleitos que (o Senhor) escolheu ". Marcos 13:20".
  • "E Deus não fará justiça aos Seus elegidos..."" Lucas 18:7.
  • "Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus..."" Romanos 8:33.
  • "Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama)", Romanos 9:11.
  • "Também agora neste tempo ficou um remanescente segundo a eleição de graça. Mas se é por graça, já não é pelas obras..." Romanos 11:5-6.
  • "... O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram..." Romanos 11:7.
  • "Bendito o Deus... o qual nos abençoou... e nos elegeu NELE antes da fundação do mundo, que fossemos santos e irrepreensíveis diante DELE em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo... segundo o beneplácito de Sua vontade, para louvor e glória da Sua graça..." Efésios 1:3-6.
O que é servo escolhido? Servo escolhido é o povo de Deus chamado a salvação de acordo com o Seu propósito (leia os textos acima).

O que significa? Significação que a salvação vem do Senhor sem base nos méritos humanos. Para o salvo Jesus é tudo. "Do Senhor vem à salvação".

"Não há ninguém que busque a Deus" (Rm. 3:11). Observa também Sl. 14:1-4. Deus buscou o homem que estava se escondendo dele. Deus busca o pecador na salvação, não vice versa. (Rm. 10:20).

O homem tem de ser salvo da conseqüência do pecado, e o que ele faz para se salvar do seu pecado Deus não aceita, porque as obras do homem não são suficientes para isto. A salvação do homem dos seus pecados é totalmente a obra de Deus. "Do Senhor vem à salvação", Jonas 2:9.

23. Como pode Jacó ter lutado com deus, se Deus estava com ele? Gênesis 32.24

Deus estava com ele porem seu objetivo final nesta lutar era ser abençoado, veja abaixo uma exposição sobre a oração.

VI. Lutando em Oração - versículos 21-28.

Vemos aqui um fato extraordinário que provoca uma virada na História Bíblica. Nós freqüentemente destacamos esta passagem como uma das cenas mais sagradas das Escrituras. Aprenda aqui os segredos da oração persistente:

A. Oração - uma luta com Deus.

Na noite anterior ao encontro com Esaú, Jacó procurou um lugar solitário para orar. Enquanto lutava em oração, ele repentinamente se viu engajado em uma luta corporal. Seu oponente era um anjo [Oséias 12:3-4]. Ele não era um anjo comum, mas Deus em pessoa, que se manifestou várias vezes no Velho Testamento como o "Anjo do Senhor".

Parece estranho que na oração Deus muitas vezes age como um inimigo. A oração se transforma em uma luta, como se Deus devesse ser convencido ou persuadido a ficar nos ouvindo. Deus age assim, para testar a importância de nossos pedidos, nossa persistência e nossa fé nas promessas de Deus [Mateus 15:21-28; Lucas 18:1-7]. O tempo que dedicamos buscando a Deus, é também um tempo de crescimento para nós.

B. Oração- Humilhar-se Perante Deus.

Enquanto lutava, Jacó se recusou a perder ou mesmo desistir. Nós sabemos que isto não era uma limitação do poder de Deus, mas Ele estava testando o coração de Jacó. Em determinado momento o anjo lhe tocou a juntura da coxa, delibitando-o e fazendo com que ele só pudesse agarrar no Anjo. Enquanto buscamos o poder de Deus para nossa vida através da oração, somos lembrados de que não possuímos nenhum poder em nós mesmos. Como Jacó, aprendemos que a nossa única fonte de poder está em nos apoiarmos em Deus. É muito duro para nós aprendermos enquanto estamos inteiros [II Coríntios 12:9-10].

C. A Oração Produz Confissão.

Quanto mais nos aproximamos de Deus, melhor enxergamos nossas próprias fraquezas. Antes do nome de Jacó ser mudado para Israel, ele tinha que admitir que Jacó era o nome dele. Devemos lembrar que o nome "Jacó" significava "usurpador, trapaceiro, maquinador". Uma oração verdadeiramente honesta produz um auto-exame verdadeiro.

D. A Oração Perseverante Prevalece.

Jacó não podia ser desviado do desejo de ser abençoado por Deus [versículo 26]. Que coisa maravilhosa o fato do homem mortal poder prevalecer contra Deus! Que poder tem a oração! Como Deus é gracioso em permitir e nos tratar desta maneira.

O nome de Jacó foi mudado para Israel. Seu pedido por segurança foi atendido. Ele não somente sobreviveu como veio a ser um ancestral do Messias. Nós temos orações que não foram atendidas ainda? Nós necessitamos de mudanças em nossa vida e em nosso caráter? Há pessoas em nossa família que necessitam de Cristo? Vamos aprender com Jacó como devemos orar. Talvez se despendêssemos mais noites em oração, gastaríamos menos dias nos preocupando de nossos planos bem esquematizados.

VII. Outros Pedidos ! versículos 29-30.

Jacó procede e pergunta o nome do anjo. No jeito hebreu de pensar, nome significa a identidade completa de uma pessoa. Em essência, Jacó estava pedindo uma manifestação mais clara de Deus. Isso foi uma maravilhosa oração. Os santos do Velho Testamento não tiveram uma revelação tão completa. De Cristo quanto temos hoje. Mesmo hoje devemos desejar do ver mais da glória de Deus.

VIII. Uma Relembrança ! versículos 31-32

Jacó deixou o lugar de oração mancando. Sem dúvida isso relembrou ele de sua necessidade de se apoiar no Senhor. Talvez fosse seu "espinho na carne".

A nação de Israel lembrou-se desse evento não comendo o nervo encolhido da juntura da coxa. Mesmo isto sendo uma tradição feita pelos homens, ela é uma ilustração da importância desse evento.

"Do Senhor vem à salvação", Jonas 2:9.

A Bíblia diz que o indivíduo não-regenerado é escravo de Satanás e é incapaz de fazer qualquer coisa para se libertar (Efésios 2:2). Você já conseguiu virar suas costas para o mundo e para os caminhos do pecado? Todos seus amigos mais íntimos são cristãos? Se você já nasceu de novo, seus amigos incrédulos provavelmente se afastarão. A salvação genuína repele as amizades réprobas.

Bibliografia

Bíblia Sagrada. João Ferreira de Almeida. São Paulo, São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1994.

STRONG, JAMES S.T.D., LL.D. Strong?s Exhaustive Concordance of the Bible. Nashville, TN, EUA, Abingdon, 1981.

Um Guia de Estudo Para o Livro de Gênesis - Pastor Ron Crisp, EUA,2002.

O PENTATÊUCO Pastor David Alfred Zuhars, Jr. Primeira Igreja Batista do Jardim das Oliveiras, Rua Dr. João Maciel Filho, 207; Jardim das Oliveiras, 60.821-500 Fortaleza, Ceará·. 02/03

O QUE ACONTECEU COM A DOUTRINA BÍBLICA DA ELEIÇÃO? Pastor Paul Justice

O ABC E XYZ da Salvação

O Perigo de Pregar uma "Salvação Fácil". A espada do espírito www.espada.eti.br

Dicionário de língua portuguesa on-line http://www.priberam.pt/DLPO/

A bíblia sagrada on-line Almeida Corrigida fiel http://www.uol.com.br/bibliaworld/

A bíblia anotada, Almeida revista e atualizada, Editora Mundo Cristão ! São Paulo ! SP, 1994.

Defesa da Fé On Line, Ano 8 - nº 56 - maio 2003, www.icp.com.br

Notas

1 A carne e a saúde, Adventismo do Sétimo Dia ! Movimento da Reforma.Editora Verdade Presente, p.126.

2 A ciência do bom viver, Adventismo do Sétimo Dia ! Movimento da Reforma. Editora Verdade Presente, p. 268-271.

3 Esclarecimento ou minuciosa interpretação de um texto ou de uma palavra. Aplica-se de modo especial à Bíblia, às gramáticas e às leis.

4 Interpretação dos textos sagrados, do sentido das palavras.

5 Vida cotidiana nos tempos bíblicos, Packer, J.I. & Tenney, M.C. & White Jr, W. Editora Vida.

6 Dicionário da Bíblia, John D. Davis, Candeia, p.26.

7 A carne e a saúde. Adventismo do Sétimo Dia ! Movimento da Reforma. Editora Verdade Presente, p.117.

8 Ibid., p. 41.

9 http://www.riogrande.com.br/ e www.ibge.gov.br

10 A carne e a saúde. Adventismo do Sétimo Dia ! Movimento da Reforma. Editora Verdade Presente, p. 127.

11 Ibid., p. 104-5.

Autores:
Sérgio Francisco da Silva
Igreja Batista Filadélfia em Vila Iolanda
Pr. Calvin Gardner
Missionário do Templo Batista de Wooster, Wooster, OH, EUA
Revisão Diácono Arceu da Silva 04/03

Busque Vídeos

Loading...

Mural de Recados

Veja como é façil participar: Clique em "Set Name", Vá na opção (2) "nome temporario/With a Temporary Name", digite seu apelido/nome e clique em GO. Pronto! Pode digitar a sua mensagem e pressionar ENTER no teclado do seu computador para enviar. Você pode conversar OnLine em tempo real com outras pessoas ou apenas deixar um recado para todas.

Ajude a divulgar este Blog!

Copie o codigo e mande nos scraps dos amigos do Orkut, ou coloque no seu blog.

 
Copyright © 2008 years 80
O uso deste site web implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais e das Políticas de Privacidade do VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda. Copyright © 2008 VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda.