1 - Pecador depravado Rm 1:19 Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Rm 1:20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Rm 1:21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Rm 1:22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. Rm 1:23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Rm 1:24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Rm 1:25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Rm 1:26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. Rm 1:27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. Rm 1:28 E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Rm 1:29 Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Rm 1:30 Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Rm 1:31 Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Rm 1:32 Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. Vemos nestes versos, o esclarecimento sobre o pecador depravado. Todos os dias vemos os jornais falando sobre eles, e seus crimes. Eles fazem o mau por simplesmente o fazê-lo. 2) O Pecador Moralista Rm 2:1 Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. Rm 2:2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. Rm 2:3 E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? Rm 2:4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? Rm 2:5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; Rm 2:6 O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: Rm 2:7 A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; Rm 2:8 Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; Rm 2:9 Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; Rm 2:10 Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; Rm 2:11 Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Rm 2:12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Rm 2:13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Rm 2:14 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Rm 2:15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; Rm 2:16 No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho. Vemos nestes outros versos, pecadores moralistas de todos tipos, chamados tanto judeus quanto gregos. Estes são aqueles pecadores e que criticam e condenam os pecadores depravados, para se justificar, afirmando que são melhores que aqueles, assim sendo eles são ?boas pessoas? 3) O Pecador Religioso Rm 2:18 E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei; Rm 2:19 E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, Rm 2:20 Instrutor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei; Rm 2:21 Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Rm 2:22 Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio? Rm 2:23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Rm 2:24 Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós. Rm 2:25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão. Rm 2:26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão? Rm 2:27 E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei? Rm 2:28 Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Rm 2:29 Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Vemos nesta passagem o pecador religioso, tipificado como o judeu instruido, e que condenava tanto os pecadores deprevados, quanto os moralistas, por que estes não seguem a sua religião. Portanto Rm 3:1 Qual é pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Rm 3:2 Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas. Rm 3:3 Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? Rm 3:4 De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado. Rm 3:5 E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.) Rm 3:6 De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Deus o mundo? Rm 3:7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador? Rm 3:8 E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa. Rm 3:9 Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; Rm 3:10 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Rm 3:11 Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Rm 3:12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. Rm 3:13 A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Rm 3:14 Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Rm 3:15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Rm 3:16 Em seus caminhos há destruição e miséria; Rm 3:17 E não conheceram o caminho da paz. Rm 3:18 Não há temor de Deus diante de seus olhos. Não há diferença entre o mais incrédulo e ateu, e o mais religioso dos homens, por que todos pecaram. E a solução para o efeito do pecado e a eterna separação de Deus, é a fé no Todo-Perfeito Sacrifício de Jesus Cristo. Rm 3:19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Rm 3:20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Rm 3:21 Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Rm 3:22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Rm 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Rm 3:24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Rm 3:25 Ao qual Deus propós para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Rm 3:26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Rm 3:27 Onde está logo a jactáncia? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Rm 3:28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Rm 3:29 É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, Rm 3:30 Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão. Rm 3:31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Conclusão: Você vai para o céu não por aquilo que você está fazendo, mas por aquilo que você crê. Assim há um quarto tipo de pecador: O JUSTIFICADO!
AQUELE QUE É JUSTIFICADO PELA FÉ EM JESUS CRISTO Não interessa se ele pode ser classificado como pecador depravado, moralista, ou religioso, pois se ele se arrependeu de seus pecados e creu no Sacrifício de Jesus Cristo, tendo o novo nascimento, ele será salvo do fogo eterno do Inferno, e quando partir, irá para o céu. Autor: Marcelo Gross |
Quatro Tipos de Pecadores
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