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"SÍMBOLOS"

Há vários símbolos usados em judaísmo. Seria bom para crentes aprenderem quais são estes símbolos e o significado deles para que pudessem usá-los como um ponto de contato ou método de aproximação.

1. A Estrela de Davi (Môgen David).

A estrela de Davi talvez seja o símbolo mais conhecido. Ela é usada na Bandeira Nacional de Israel. Também se encontra nas sinagogas. Ë muito comum ver judias usando a estrela na correntinha do pescoço. As vezes, judeus usam a estrela num alfinete de gravata.

A estrela tem dois triângulos entrelaçados. Um triângulo aponta para o céu e outro para a terra. Então, é uma estrela de seis pontas.

Sua origem é obscura. Um rabino diz que originou em Europa á 300 anos atrás. Afirma também que não é símbolo sagrado ou religioso apesar da idéia que era o símbolo no escudo do rei Davi. Tornou-se muito popular na Europa. E os nazistas exigiram que todos os judeus usassem este símbolo como "um emblema de vergonha" . Facilitou a captura dos judeus quando nazistas queriam prende-los . Os judeus não deixaram de usá-los nos seus braços. Para eles era "um símbolo de orgulho" e é até hoje .

Mesmo que os rabinos modernos afirmam que a estrela não tem nenhum significado religioso os hebreus cristãos vêem nela um significado muito interessante. Para eles a estrela representa o Deus Triuno e os homens nas suas três partes, corpo, alma e espírito. O triângulo voltado para terra, representa a Trindade pegando há outro triângulo que representa os homens e levando-os para o céu !

2. TEFILLIN (FILACTÉRIOS)

Jesus menciona o uso de Tefillin em Mat. 23:1-5. Mas ELE disse que os costumes tornam-se mero símbolos de orgulho dos fariseus.

Os Tefillin consistem em duas caixinhas de cor preta, e de uma ou duas polegadas quadradas com correias de couro segurando-as. As caixinhas contem pedaços de pergaminhos inscritos com versículos de Torah em hebraico. Os trechos são os seguintes: Êxodo 13:1-16 ; Deut. 6:4-9 ; 11:13-23 ; que proclamam a unidade de Deus, Sua providência e a restauração de Israel.

Ortodoxos e Conservadores usam os Tefillin todos os dias úteis nas suas orações de manhã. Não são usados nos sábados.

Motivo de Tefillin? Para remover as distrações mundanas quando está preparando-se para orar. O trabalho de colocar as caixinhas no braço esquerdo e na testa exigia concentração.

Uma caixinha colocada no braço esquerdo é mais perto do coração simboliza os laços de emoção da sua fé, enquanto a caixinha colocada na testa simboliza a aceitação intelectual da Palavra de Deus. Um rabino disse que tudo mostra a consagração do nosso coração e das nossas mãos a vontade de Deus.

3. TALLITH (SHALE DE ORAÇÃO).

O Shale de oração é usado pelos ortodoxos em obediência a Lei Bíblica. É feito de tecido de soda ou lã. É branco e azul que são as cores de Israel. O shale ou tallith tem franjas nos quatros cantos ou bolas chamadas, "tsitsis" conforme o ensinado Torah. (Números 15:37-40; Deut 22:12). Os judeus usam o Tallith nos cultos da manhã só. Geralmente, o judeu o seu tallith no dia do seu Bar-Mitzvah. Algumas congregações ortodoxas, entretando, concedem o tallith só no dia do casamento. Originalmente, tallith era um símbolo de distinção, reservado pelos rabinos e escolares ou anciões. Hoje em dia, é símbolo de igualdade. Os judeus piedosos usam o tallith como mortalha e não sepultados nele.

4. YARMULHER (BOINA).

Os ortodoxos usam o yarmulkeh ou um chapéu sempre e não só durante as orações. O conservadores usam yarmulkeh só nos atos de adoração. (orações e cultos). Os reformados, geralmente, não usam nos seus cultos. Não é bíblico e sim apenas tradição. Os rabinos tem opiniões diferentes em relação a origem de uso só yarmulkeh . Um diz que originou em tempo antigo simplesmente como proteção contra o sol Jerusalém. Mas o mesmo rabino diz: que arqueologia nos revela o que os judeus antigos não usavam chapéus ou yarmulkeh quando oravam. Em fim o yarmulkeh tornou-se um símbolo e reverencia.

Conforme o ensino do N.T. sabemos que é vergonha para homens orar ou pregar com a cabeça coberta e ao contrário para as mulheres. (1 Cor. 11: 1-5). Tradução de 300 anos aproximadamente.

5. A MENORAH (O CANDELABRO, CASTIÇAL).

O uso deste símbolo é baseado em Êxodo25:31-40 e 37:17-24.

A passagem que o candelabro ou castiçais foi feito para ficar no tabernáculo. Este trecho nos dá uma direção do candelabro. Tinha que ser:

  1. Um pedestal.
  2. Uma haste principal.
  3. Seis haste saindo da haste principal; três de um lado e três do outro.
  4. Tem flores, cálices e maçanetas.

Mas tudo foi feito de uma peça só de ouro batido.

Hoje em dia, os menorahs que se encontram nas sinagogas não tem sete hastes conforme o ensino de alguns rabinos. Tem ou seis ou oito mas não sete. Porquê? Para lembrar a importância do tabernáculo e do tempo, os judeus resolviam não o candelabro exatamente como era antigamente. Isto é para mostrar o seu respeito do original e para honra-lo.

Judaísmo usa um outro candelabro especial que tem nove hastes. Uma delas é serva para as outras. Esta peça usada sempre na festa de Chanukah.

Autor: Roberto J. Brennan

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