Portal Profetizando
HOME

"Uma igreja nunca deixou de existir"

Leitura Básica: Mateus 28:18-20

Texto Chave: Efésios 3:21 ? "A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!"

Introdução

Pela doutrina de CONTINUIDADE não se entende apenas a existência de crentes individuais, e sim, de grupos de crentes organizados em igrejas, visíveis e funcionais, desde Cristo até aos nossos tempos, as quais pregavam os mesmos princípios bíblicos defendidos atualmente pelas igrejas batistas.

PROVAS BÍBLICAS DESSA DOUTRINA

A. Alguém perguntará: "Será possível demonstrar uma linha de continuidade, igreja por igreja, batismo por batismo?" A história dos batistas tem sido escrita por um "rastro de sangue" deixados pelas perseguições. Em muitos casos a história dos batistas só se encontra nos registros dos seus inimigos. Mesmo assim, será possível traçar sua continuidade histórica. Não será necessário prová-la "igreja por igreja, elo por elo". Um rio pode, por alguma distância, desaparecer de vista, passando por baixo de uma montanha, por exemplo, mas ele reaparece no outro lado, cristalino e puro! Assim tem sido o caso das igrejas batistas, muitas vezes obrigadas a trabalhar clandestinamente para fugir à perseguição dos seus inimigos implacáveis.

B. Não se deve confundir a doutrina bíblica de SUCESSÃO DE IGREJASA com a chamada SUCESSÃO DE PAPAS da igreja romana. Não é sucessão de papas e bispos que nós reclamamos, e sim, de igrejas batistas.

C. Na noite em que Ele foi traído, Jesus deu para Sua igreja a CEIA DO SENHOR. Paulo afirma que esta ceia será celebrada constantemente e sem interrupção "até que Cristo venha" (I Cor. 11:26). Isso torna necessário uma sucessão da igreja praticando a celebração da ceia do Senhor até a segunda vinda do Senhor Jesus! Através dos séculos, as igrejas batistas vêm conservando a ceia segundo a norma primitiva do Novo Testamento!

D. As igrejas protestantes que surgiram nos últimos 400 anos afirmam que a igreja visível se apostatou, isto é, se desviou, e que a certos reformadores, como Martinho Lutero e outros, coube a tarefa da RECUPERAÇÃO DA IGREJA PRIMITIVA! Os batistas não admitem tal fracasso da promessa de Cristo! Eles afirmam que tem havido uma linhagem ininterrupta de igrejas, obedientes a Cristo, desde os tempos dos apóstolos. Isso não garante a INFALIBILIDADE de igreja alguma, pois uma igreja batista local PODE DESVIAR-SE ao ponto de perder sua identidade como igreja de Cristo (Apoc. 2:5). Mas ao mesmo tempo, em alguma parte do mundo, se encontrarão outras igrejas locais que continuam fiéis á doutrina bíblica.

E. Cristo garantiu essa continuidade, mais uma vez quando deu a GRANDE COMISSÃO em Mat. 28:19-20, dizendo, em conclusão: "...eis que eu estou convosco TODOS OS DIAS, até a consumação dos séculos. Amém!" Terá Ele mentido? Nunca! Ele está com as suas igrejas e as protege e conserva até o dia de hoje!

Pontos para pensar:

1. A promessa de CONTINUIDADE se refere a indivíduos ou a igrejas?

2. Qual a diferença desta doutrina católica da secessão de papas?

3. Como prova I Cor. 11:26 a continuidade batista?

4. Haverá qualquer igreja batista que seja infalível?

5. Como prova essa continuidade Mat. 28:19-20?

Leitura Básica: Mateus 16:18

Texto Chave: II Timóteo 2:2 ? "E o que de mim, entre muitas testemunhas ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros."

I. O que dizem os historiadores

Até os inimigos dos batistas se acham obrigados a admitir sua antigüidade. Seguem-se alguns exemplos:

1. CARDEAL HOSIUS, presidente do Concílio de Trento, disse em 1..554 D.C. que os Anabatistas (nome dos batistas antigos) tinham existido já durante 1.200 anos. Isso quer dizer que havia batistas no ano 354 D.C.!

2. ZUINGLIO, o reformador suíço que perseguiu duramente os batistas, afirmou no ano 1.525 que "durante os 300 anos passados, o anabatismo tem causado grandes perturbações no seio da igreja" e que os esforços para detê-lo lhe pareciam inúteis! Confessou assim haver batistas desde o ano 1.225 D.C.!

3. MOSHEIM, historiador luterano, confessou em 1.775 D.C. que "a origem, chamada pelo nome de anabatista está difícil de se descobrir por estar escondida na mais remota antigüidade!"

4. JOÃO CLARK RIDPATH, historiador metodista, disse numa carta escrita ao pastor batista W. A. Jarrell: "Eu não deveria admitir a existência de igrejas batistas no ano 100 D.C., mas sem dúvidas havia batistas nessa época, pois todos os cristãos de então eram batistas!"

5. YPIEJ E DERMONT. Talvez o testemunho mais interessante de todos é o desses historiadores holandeses, os quais, segundo pedido do rei da Holanda, pesquisaram a antigüidade dos batistas holandeses. Estes dois eruditos dizem: "Temos visto aqui que os batistas, os quais eram antigamente chamados de anabatistas... são os antigos valdenses... Por isso, os batistas atuais podem ser considerados A ÚNICA COMUNIDADE (IGREJA) CRISTÃ QUE TEM PERMANECIDO DESDE OS APÓSTOLOS, e, como uma sociedade cristã, tem conservado pura as doutrinas do evangelho através dos séculos. Assim sendo, a noção errônea dos católicos de que a sua denominação (a Igreja Católica Romana) é a mais antiga, se acha sem uma base histórica"!

II. Como os batistas aparecem na história

Através dos séculos, os nossos inimigos nos deram vários apelidos pejorativos. Um deles, ANABATISTAS, o que significa, REBATIZADORES, foi sempre repudiados pelos batistas, os quais afirmam que o batismo deles é o verdadeiro e único batismo bíblico. Eis alguns dos nomes pelos quais os batistas são conhecidos na história:

1. OS NOVACIANOS: Desde o ano 250 D.C., alguns batistas da Itália receberam esse apelido, por causa de certos pastor Novato, que se separou da igreja corrupta de Roma e se tornou famoso pela pregação de uma igreja PURA, feita só de crentes verdadeiros. Esse grupo de batistas ficou conhecido por esse nome durante vários séculos, e depois pelo nome de anabatistas até a época da Reforma (1.500 D.C.)

2. OS DONATISTAS: Este grupo de batistas, muito grande, por sinal, se achava principalmente no norte da África, inclusive nas grandes cidades como Alexandria e Cártago, a partir do ano 311 D.C. Por causa das perseguições, eles fugiram para a Espanha e a Europa, onde eram também conhecidos pelo nome de ANABATISTAS.

3. OS PAULICIANOS: Este grupo se encontrava na Armênia, a partir da época dos apóstolos, onde cresceram muito. De lá, espalhados pelas perseguições, eles imigraram para praticamente todos os países da Europa, onde chegaram a ser chamados de VALDENSES e ANABATISTAS.

4. OS VALDENSES: Este nome se encontra desde 325 D.C. aplicado aos batistas refugiados nos vales dos Alpes e dos Pireneus. Destes aparecem em grande número as igrejas dos ANABATISTAS dos dias de Lutero e Züinglio.

5. OS ANABATISTAS: Este nome foi dado aos batistas da Grande Reforma. Deles descendem os batistas atuais. Outros apelidos dos batistas através dos tempos, são: PURITANOS, PATERIANOS, HENRICIANOS, PETROBRUSSIANOS, ARNOLDISTAS, ALBINGENSES, etc. Verdadeiramente, as portas do inferno não conseguiram prevalecer contra a igreja de Cristo! (Mat. 16:18)

Pontos para pensar:

1. Como ensina o texto chave a continuidade das igrejas batistas?

2. Comente o testemunho de cada historiador citado sobre a antigüidade dos batistas.

3. Porque os batistas repudiam o nome "anabatista"?

4. Mencione os nomes principais dos grupos de igrejas batistas, e os países onde eram principalmente encontrados.

5. Como é que a existência desses grupos confirma a promessa de Mat. 16:18?

Autor: JERRY DONALD ROSS, Pr
Missionário da Igreja Batista em Vila São Pedro. São Paulo, dezembro de 1.985
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos Março/02

Busque Vídeos

Loading...

Mural de Recados

Veja como é façil participar: Clique em "Set Name", Vá na opção (2) "nome temporario/With a Temporary Name", digite seu apelido/nome e clique em GO. Pronto! Pode digitar a sua mensagem e pressionar ENTER no teclado do seu computador para enviar. Você pode conversar OnLine em tempo real com outras pessoas ou apenas deixar um recado para todas.

Ajude a divulgar este Blog!

Copie o codigo e mande nos scraps dos amigos do Orkut, ou coloque no seu blog.

 
Copyright © 2008 years 80
O uso deste site web implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais e das Políticas de Privacidade do VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda. Copyright © 2008 VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda.