Portal Profetizando
HOME

V. Palavras e frases bíblicas que servem de chaves para o nosso estudo

V. Palavras e frases bíblicas que servem de chaves para o nosso estudo

Agora que pudemos ver a importância da tarefa de educar os nossos filhos, vamos pesquisar a Palavra de Deus para descobrir os MÉTODOS ACERTADOS indicados por DEUS para alcançarmos o nosso objetivo.

Os seguintes versículos contém palavras chaves que indicam os métodos a serem empregados pelos pais na educação dos seus filhos.

Colete a letra que corresponde à frase encontrada no versículo, ao lado da referência (damos a resposta da primeira para servir de exemplo)

Referência Bíblica Frase chave


Prov. 13:24 _e_ a. a vara da correção


Prov. 19:18 ___ b. livrará a sua alma do inferno


Prov. 22:6 ___ c. o rapaz entregue a si mesmo


Prov. 22:15 ___ d. enquanto há esperança


Prov. 23:13 ___ e. aborrece a seu filho


Prov. 23:14 ___ f. dará delícia a tua alma


Prov. 29:15 ___ g. instrui ao menino


Prov. 29:17 ___ h. não retires a disciplina

Vamos agora definir algumas das PLAVRAS CHAVES encontradas nos versículos acima relacionados:

1. INSTRUIR (Prov. 22:6). A palavra hebraica traduzida aqui por "instruir" significa INICIAR, COLOCAR NO CAMINHO CERTO, ou seja, EDUCAR, DANDO DIREÇÃO CERTA Á VIDA, AO CARÁTER, PARA QUE SAIBA ESCOLHER O CERTO. É interessante notar que os antigos israelitas usavam esta palavra para descrever o ATO DA PARTEIRA que assistia o parto de uma criancinha PELO QUAL ELA PASSAVA SUCO DE TÂMARA (fruto oriental de gosto azedo) NA BOCA (pelas gengivas) DO RECÉM – NASCIDO PARA CRIAR SEDE E DAR-LHE VONTADE DE MAMAR. Nós, os pais, temos a DIFÍCIL TAREFA de criar nos filhos o DESEJO de escolher e seguir a direção certa. Este processo de educação e treinamento levará TODOS OS VINTE ANOS QUE OS FILHOS NORMALMENTE PASSAM COM OS PAIS EM CASA (veremos mais sobre este vocábulo mais adiante).

Definição da palavra "EDUCAR" DO DICIONÁRIO: "APERFEIÇOAR E DESENVOLVER as atividades físicas, intelectuais, e morais de; ensinar; adestrar".

2. CORRIGIR (CORREÇÃO), CASTIGAR, DISCIPLINAR, todas essas palavras se vêem do mesmo verbo na língua hebraica original das escrituras do A.T. Significa: CORRIGIR, ADVERTIR, CASTIGAR, REPREENDER. Incluem a idéia tanto de advertência e ensino verbal, bem como do uso de castigo (vara). No caso de castigo, é mais para EDUCAR do que para PUNIR. (Prov. 22:15 , 23:13 , 29:17 , 19:18 , 13:24).

3. REPREENSÃO (Prov. 29:15). Esta palavra significa CONVENCER, REPREENDER, REVELAR, MANIFESTAR, CHAMAR A ATENÇÃO, JULGAR. O versículo citado liga A VARA E A REPREENSÃO VERBAL como maneira acertada de dar SABEDORIA aos filhos.

Segundo as definições dadas, quando um (a) filho (a) faz algo errado, deverá haver censura e reprovação manifestada imediatamente (sem demora). Os pais não deverão perguntar para o filho "POR QUE você fez isso ou aquilo". Ele fez porque é PECADOR. Os pais poderão manifestar censura DO SEU ATO DE REBELDIA; deverá ser repreendido de tal forma que ele sinta como é PECADO ser rebelde.

1. (Ecl. 8:11) "Visto _____________________________________ logo o ________________ sobre a _____________________, por isso o coração dos ________________________ dos homens está inteiramente ________________________ para pratica-lo _________________________________."

2. (Prov. 22:15) "A _________________ está______________________ ao coração do ______________________, mas a ______________ da ________________________ a _______________________________ dele."

3. (Prov. 29:15) "A ____________ e a ___________________ dão ______________________ mas o _______________________ entregue a si mesmo _______________________ a sua ______________________."

4. (Prov. 19:18) "______________________ a teu _______________________ enquanto ______________________, mas para o ______________________________ não alcançarás a tua ___________________________."

Descobrimos que a palavra DISCIPLINA OU EDUCAR contém a idéia tanto de castigar pela obediência, a fim de REVELAR SEU ERRO, como também ENSINAR AO (A) FILHO (A) O CERTO. Inclui a idéia de ENSINAR a criança a maneira certa de agir, ou seja, dar INSTRUÇÃO do certo e não apenas CASTIGO pelo errado.

1. (Prov. 23:13) "Não __________________ a _________________ da criança..."

2. (Ef. 6:4) "É vós _______________________; não _______________________ a ira a vossos filhos; mas criai-os na ___________________________ e ____________________ do Senhor."


"Doutrina" (Gr. Paideia) significa EDUCAR, TREINAR.


"ADMESTAÇÃO" (Gr. Nouthesia) significa INSTRUIR, AVISAR, ACONSELHAR, RECOMENDAR, CHAMAR ATENÇÃO COM JEITO.

3. (Deut. 6:6-7) "E estas ___________________, que hoje te ordeno, estarão no teu _________________________, e as ___________________________ a teus ___________________________, e delas palavras ____________________________ em tua casa, e ___________________________ pelo, e __________________________e ____________________________-."


"Intimarás" vem de uma palavra no hebraico que significa: Ensinar COM PENETRAÇÃO, ou seja, FAZER ESSAS PALAVRAS PENETRAREM NO CORAÇÃO DOS FILHOS (como espada).

Mencione as oportunidades proporcionadas para ensinarmos os nossos filhos em casa pelas ocasiões mencionadas no versículo acima:

a. ASSENTADO: na hora das refeições....___________________________________.

b. ANDANDO PELO CAMINHO: ________________________________________.

c. DEITANDO-TE: ____________________________________________________.

d. LEVANTANDO-TE: _________________________________________________.

No texto chave principal do nosso estudo, Prov. 22:6 é usada a palavra, INSTRUIR (Heb. CHANACH). A palavra MENINO (Heb. NAÁR) abrange a idade de uma criança desde a hora em que nasce até pelo menos os 20 anos de idade. José, aos 17 anos, filho de Jacó, é chamado por essa palavra no hebraico. Quando diz, "Instrui AO MENINO no caminho ..." significa que o treinamento constante dos pais é necessário durante todos os anos em que ele fique dentro da casa dos pais, ou seja, até casar-se.

Na construção da frase, "Instrui ao menino no caminho em que deve andar...", o sentido é, "Segundo o seu caminho APROPRIADO", ou seja, segundo seu jeito (inclinação) INDIVIDUAL. Significa que deverá ser treinado segundo SUA APTIDÃO PESSOAL, e segundo seu ESTÁGIO de crescimento. (Normalmente a vara, como forma de castigo, poderá ser "aposentada" quando a criança alcançar os 10 anos de idade, desde que ela FOI ADEQUADAMENTE TREINADA PELO USO DA MESMA DURANTE O PRIMEIRO ESTÁGIO!) "Conforme SEU PRÓPRIO CAMINHO" significa SEGUNDO SUA NATUREZA INDIVIDUAL (nem todo filho é igual em temperamento, dons e aptidões, etc). Ainda mais, a palavra "caminho" significa JORNADA, e portanto, Provérbios está a dizer, "TREINAR, EDUCAR, INCLINAR A CRIANÇA NA DIREÇÃO CERTA, EQUIPANDO-A para sua JORNADA DE VIDA".

Portanto, podemos concluir que o "instruir ao menino no caminho em que deve andar" será um PROCESSO LONGO E GRADATIVO, pelo qual o filho é ensinado a CEDER Á VONTADE DOS PAIS e educar até que esteja EM PERFEITA HARMONIA com os pontos de vista dele, e ACEITE POR ESCOLHA PRÓPRIA a vontade dos pais, e saiba TOMAR AS DECISÕES CERTAS POR VONTADE PRÓPRIA.

Podemos dizer, portanto, que o processo de EDUCAÇÃO DOS FILHOS inclui TRÊS OBJETIVOS, ou seja, TRÊS FRASES:


ENSINAR OS FILHOS A OBEDECER OS PAIS.


ENSINAR O FILHO A OBEDECER OS PAIS COM HÁBITOS, E SEMPRE


ENSINAR O FILHO A QUERER FAZER O CERTO POR ESCOLHA PRÓPRIA

Este processo deverá continuar enquanto a criança estiver sob nosso controle, ou seja nossa autoridade paternal.


ENSINAR O FILHO A OBEDECER OS PAIS (objetivo nº 1)

OBEDIÊNCIA quer dizer que a criança ABRE MÃO do direito de fazer sua própria vontade, a favor da vontade dos pais. A Bíblia diz que obedecer aos pais é JUSTO (CERTO, CORRETO):


(Ef. 6:1) "Vós _____________________, sede obedientes a vossos ____________________ no Senhor, porque isto é ___________________."

Ademais, a Bíblia em vários lugares MANDA que os filhos obedeçam aos pais:


(Deut. 5:16) "________________________ a teu pai e a tua mãe, como o ______________ teu Deus te ______________________________."


(Mat. 15:4) "Porque _______________________ ordenou, dizendo: ________________________ a teu _____________________ e a tua ___________________________.


(Prov. 1:8) "_________________________ meu, ouve a instrução de teu ____________________, e não deixes a _____________________ de tua ____________________________."

2. ENSINAR O FILHO A OBEDECER AOS PAIS COM HÁBITOS, E SEMPRE (objetivo nº 2)

Os filhos devem aprender que a OBRDIÊNCIA AOS PAIS nunca será uma questão "aberta", que eles realmente não tem outra opção. A obediência para eles deverá se tornar SEU ESTILO DE VIDA. Os pais deverão averiguar que TODA ORDEM será obedecida, por mínima que seja. Se você, o (a) pai (mãe) achou importante dar a ordem, deverá verificar que é executada. Seja COERENTE, e reforce a ordem, obrigando a criança a conformar sua vontade com a dos pais, imediatamente, e sempre.

Às vezes das crianças quando pequenas, deixa de obedecer uma ordem dos pais, porque não a compreendeu. Verifique se a criança entendeu a ordem dada. Por exemplo, pode ser que não entendeu quando a mãe lhe disse, "Leve o cesto pequeno de lixo do quarto para fora, e despeje na lata grande". Será necessário, no caso, fazer uma demonstração para que a criança, mostrando-lhe como fazer o que lhe é mandado. Assegure-se da compreensão do filho para não o castigar por algo que deixou de fazer por não entender a ordem.

3. ENSINAR O FILHO A QUERER FAZER O CERTO POR ESCOLHA PRÓPRIA (objetivo nº 3)

Muitas crianças aprendem a obedecer seus pais, e até os obedecer habitualmente, mas como garantir que PERMANECERÃO obedientes aquilo que é certo mesmo "quando envelhecerem"? A diferença entre os filhos que permanecem "no caminho" da obediência dependerá do MÉTODO empregado para lhes ensinar o caminho. Repare nas palavras do versículo já mencionado:

"A_________________ e a _______________ dão sabedoria..." (Prov. 29:15)

A "repreensão", ou seja, as explicações e os esclarecimentos deverão acompanhar o uso da vara; caso contrário, a disciplina não vai "pegar". A vara só, ou, por outro lado, a repreensão sozinha não resolverá! A disciplina severa sem a criança entender os "porquês" e "comos" apenas serve para endurecer a criança na sua rebeldia (a qual ficará escondida até a criança ficar mais velha). O interesse é a disciplina que assegura que o filho, uma vez crescido, e levando sua própria vida, acatará os princípios bíblicos e certos que lhe forem ensinados pelos pais.

Há mães que castigam o filho e depois, sem lhe dar carinho, ela ficará tratando-o com frieza durante dias. Se ele lhe perguntar porque ela assim o trata ela responderá, "Você já sabe!", quando na realidade ELE NÃO SABE!

Eis uma série de perguntas que podem ser abordadas com a criança "que tem idade para entendê-las, é claro!), na hora da disciplina, para que fique gravado na sua cabeça e no seu coração os "porquês" da disciplina (Adaptadas do livro, "Não deixe de corrigir seus filhos", por Bruce A. Ray):

1). "O que você fez?" (Não aceite uma resposta geral tal como, "Fiz o que não devia". Ele deverá ser ESPECÍFICO... "Eu bati no meu irmãozinho", pois se ele não estivar entendendo o que é que fez de errado, errará novamente)

2). "O que é que diz sobre isso que você fez?" Deixe que ele responda sozinho a essa pergunta, mas se não souber responder, ajude-o, sugerindo um versículo apropriado, ou um ensinamento que ele já ouviu da Palavra de Deus. Assim ele se conscientizará do fato que sua desobediência não foi contra você, senão contra a vontade de Deus. E ele verá que não é o PAI (mãe) que estiver julgando-o, senão o próprio Deus!

3). "O que é que eu, como pai, tenho que fazer então?" Sua resposta deverá ser, "me disciplinar, ou me castigar, ou usar a vara (o cinto) em mim, etc". Ele deverá assim se conscientizar da OBRIGAÇÃO que os pais tem DIANTE DE DEUS de discipliná-lo, e saber que se os pais não assim agirem, eles mesmos serão disciplinados por Deus! O filho deverá aprender que você aplica a vara como AGENTE DE DEUS, e não porque GOSTA DE USÁ-LA!

4). "Como você deverá fazer da própria vez?" Assim ele aprenderá como EVITAR A DISCIPLINA , fazendo o certo. Essa pergunta poderá ser feita depois de disciplinar o filho, e abraçá-lo.

As escrituras dizem que este ensinamento e treinamento deverá ser feito DIARIAMENTE, DILIGENTEMENTE tanto EM CASA COMO NAS REUNIÕES DA IGREJA DE JESUS CRISTO. As crianças que sabem ENTENDER deverão assistir as reuniões: Neem. 8:2-3. As criancinhas com mais de dois anos deverão ser TREINADAS a se sentarem QUIETAS E OUVIREM!

Indique, abaixo, a letra da frase que corresponde ao trecho bíblico:

TRECHO FRASE CHAVE

1. Deut. 31:12 _b_ a. os filhos que nascessem

2.Deut.31:13 ____ b. para que ouçam, e aprendam, e temam ao Senhor

3. Jos. 8:35 ____ c. uma narração a vossos filhos

4. Salm. 78:1-4 ____ d. ao desmamado e ao arrancado dos seios

5. Isa. 28:9-10 ____ e. que seus filhos, que a não souberem, ouçam

6. Salm. 78:5 ____ f. pusessem em Deus a sua esperança

7. Joel 1:3 ____ g. e as intimarás a teus filhos

8. Salm. 78:6-8 ____ h. não os encobriremos aos... filhos

9. Salm. 78:6-8 ____ i. ordenou... que a fizesse conhecer a... filhos

10. Deut. 6:6-9 ____ j. das mulheres e dos meninos

Por todos esses trechos se pode concluir que os pais cabe a tarefa de treinar e ensinar seus filhos DILIGENTEMENTE, com o resultado de que ELES por si, terão a vontade de fazer A VONTADE DOS SEUS PAIS.

Essas ordens e promessas não pertencem a um PAI INCRÉDULO que deseja impor sua vontade e seus desejos carnais e errados na sua esposa e nos seus filhos! Há necessidade de que os pais, para que esses princípios funcionem, SEJAM CRENTES verdadeiramente convertidos, e além disso, sejam comprometidos a honrar Cristo e sua obra como PROPRIEDADE da vida deles (Atos 16:30-31 ; Jos. 24:15).

Os pais crentes deverão dar o exemplo de COERÊNCIA na sua vida correta e consagrada (isso será mencionado mais adiante). Eles deverão conduzir seus filhos PARA CRISTO, para que estes, ao se converterem , adquiram a nova natureza de Deus em seus corações, a qual dará a disposição de serem obedientes. "Porei as MINHAS LEIS EM SEUS CORAÇÕES, e as escreverei em seus entendimentos..." (Heb. 10:16) Será muito mais fácil ensinar a obediência a filhos já convertidos e crentes!

APLICAÇÃO PESSOAL:

1). Durante as próximas duas semanas, experimente disciplinar seu (sua) filho (a) valendo-se do sistema de perguntas sugeridas, e depois conte os resultados para a classe.

2). Você, pai ou mãe, TEM CERTEZA DA SUA PRÓPRIA SALVAÇÃO?

3). Você costuma honrar Cristo EM PRIMEIRO PLANO NA SUA VIDA? Coloca a igreja em primeiro lugar? Costuma ser fiel aos cultos? Fofoca sobre os irmãos na presença dos filhos? Como é sua linguagem diante dos filhos? Ora e lê a Bíblia na presença deles? Dá preferência ao TV ou outros meios de divertimento?

4). PARA OS JOVENS: O CASAMENTO é para as pessoas maduras que estarão disposta a assumir os compromissos com seus futuros filhos mencionados acima. Caso contrário, os jovens deverão esperar por mais tempo para se casarem.

Autor: JERRY DONALD ROSS, Pr
Missionário da Igreja Batista em Vila São Pedro. São Paulo, dezembro de 1.985
Digitalização: Daniela Caetano Pereira dos Santos Março/2002

Busque Vídeos

Loading...

Mural de Recados

Veja como é façil participar: Clique em "Set Name", Vá na opção (2) "nome temporario/With a Temporary Name", digite seu apelido/nome e clique em GO. Pronto! Pode digitar a sua mensagem e pressionar ENTER no teclado do seu computador para enviar. Você pode conversar OnLine em tempo real com outras pessoas ou apenas deixar um recado para todas.

Ajude a divulgar este Blog!

Copie o codigo e mande nos scraps dos amigos do Orkut, ou coloque no seu blog.

 
Copyright © 2008 years 80
O uso deste site web implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais e das Políticas de Privacidade do VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda. Copyright © 2008 VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda.