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Natureza da Igreja que Cristo Começou

Mat. 16:18, "... e sobre esta pedra edificarei minha igreja..."
I. A igreja está edificada sobre CRISTO.

A. Sobre a pessoa de CRISTO.

A palavra pedra, Mat. 16:18, (em grego, linguagem original) significa uma massa de rocha (literalmente ou simbolicamente). A palavra ?Pedro? (em grego) origem caldônico significa uma pedra oca (vazia); Cefas (João 1:42), vem desta palavra.

1. O ministério de Jesus começou com a pregação do "reino dos céus". Mat.4:17.
a. Depois Seu batismo por João. Mat. 3:13-17.
b. Com a autoridade de Deus, á autoridade foi vista no batismo, Mat.3:17; João 3:28-31; é vista na tentação; Mat. 4:1,7,11 "Espírito o conduziu" (v.1); "Ele se proclamou que era Deus" (v.7); "Os anjos ministravam á Ele" (v.11).
c. A pregação era de "arrependimento" por causa do "reino dos céus".Mat.4:17; Sem Cristo, a "salvação", não existe razão a arrepender-se, Mar. 1:14-15 , "Arrependei-vos, e crede no Evangelho". (Efés. 1:13 o Evangelho da nossa salvação). Mas há salvação por Cristo, por isso deve ser por arrependimento, abandone os pecados e abraça a Cristo ? o Evangelho.

Nota: o que o João Batista pregou, e que Cristo pregou, e que os apóstolos pregaram ? devemos também pregar agora.

2. O seu batismo era na mesma forma de João.
a. O batismo de Cristo era na mesma forma de João, mas o significado do batismo de Cristo era maior do que o de João. Luc. 3:16; 16:16; João 1:17. Cristo é esposo, João era o "amigo do esposo". João 3:28-29; Efés. 5:25-27 e 32. Cristo "vem do céu, vem de cima" João 3:31. O batismo de Cristo era para ser com "o Espírito e com fogo". Mat.3:11; Mar 1:8; Luc. 3:16. O batismo de João era só "de arrependimento e de água". Atos 19:4; 11:16.

b. Mais tarde este batismo foi dado aos discípulos, Atos 11:16. O Espírito acompanharia os discípulos como acompanhou o Senhor Jesus. Os discípulos agiram com o Espírito, Atos 11:12. Os discípulos lembraram que tal batismo era o sinal do batismo de Jesus, Atos 11:16. Para os apóstolos, o batismo por Jesus era com Espírito Santo (era completo), os sem o batismo de Jesus, no nome DELE, era sem o batismo certo, e sem o Espírito Santo na Sua plenitude (Atos 19:1-7) "era incompleto". Os discípulos tinham um batismo completo. Foi Jesus quem foi mandado por Deus após João. Jesus tinha o sinal do céu (O Espírito Santo) e portanto quem ministrava o batismo certo. Depois de João, o batismo certo era somente segundo a ordem de Cristo. O Batismo de João, depois que Cristo veio, era inválido. O Espírito Santo foi mostrado, naquela época, só com batismo verdadeiro. Atos 19:5-7.

c. Paulo, o apóstolo, falou do seu batismo, Rom.6:3-5. Depois da ressurreição de Cristo podemos entender que a formula que Jesus Cristo começou continuou.

d. Os apóstolos batizaram e isso era contado como o batismo de Jesus, João 4:1-2. O batismo dos discípulos e dos apóstolos era com a mesma autoridade como se estivesse feito pelo próprio Jesus, João 4:2. Todos reconheceram isso, João 4:1.

e. Não temos um relatório do batismo por imersão dos apóstolos, como não o temos do batismo de João o Batista. É certa que os discípulos, por nome, não estão constados como sendo batizados. Mas, João veio para preparar o caminho, veio pregando o Reino dos Céus, e batizando. Estes batizados expressaram pelo batismo a concordância de coração da mensagem de João. Quando Cristo veio, João O apontou. Os discípulos de João então seguiram Cristo. Destes discípulos de João, Jesus escolheu doze. Assim entendemos que os doze foram batizados (João 1:28-40). O que temos é que o batismo pela imersão na água pelos discípulos era reconhecido como sendo por Jesus, João 4:2. A maneira para receber a marca do batismo de Cristo é primeiramente ser um Cristão. A presença especial do Espírito Santo era a marca que este batismo era de Deus (Atos 19:2-7). Foi reconhecido assim até o dia de Pentecostes, quando a presença do Espírito Santo veio em geral sobre todos os Cristãos de todas as nações. O batismo ainda é a sua marca publica de crer em Cristo. João Batista não foi imergido, pois ele não foi membro da igreja, mas Jesus era batizado, os discípulos e apóstolos eram batizados e também os, no Novo Testamento, que vieram a Cristo com arrependimento e fé, foram batizados. Então podemos entender que Cristo, com autoridade, deu ordem de batizar aos discípulos e aos apóstolos e estes continuavam com o batismo. A Igreja verdadeira continua ainda hoje o que Cristo começou.

B. A mensagem é Cristo!

1. Primeira mensagem de João o Batizador: Mat. 3:2; "E dizendo: Arrependei-vos, porque é "chegado o reino dos céus."
2. Primeira mensagem de Cristo: Mat. 4:17, "desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: "Arrependei-vos porque é Chegado o reino dos céus".
3. Não temos outra coisa de pregar! Mar. 16:15, "...pregai o evangelho..."; I Cor. 15: 1-18, (v.1) "o evangelho..."; (v3). "...queCristo..."; I Cor. 2:2, "...só Cristo é Este crucificado..."
4. Ai do tal que mexe com outras coisas! Gal. 1:6-9, I Cor. 16:22; Apoc 2:4.

C. A igreja é o corpo de Cristo - feito "por Cristo".

1. A igreja não é um clube social, nem mesmo um clube cristão, mas o corpo de Cristo. Efés. 1:22-23; 3:6.
2. Mesmo que gostamos de ser juntos aqui, temos comunhão porque estamos ativos nEle, (I João 1:17) não vice-versa. o gozo é o efeito de obedecer, não a causa; o obedecer é a causa do gozo, não o efeito. Quando "andamos em Espírito temos o fruto do Espírito". Gal. 5:16 e 22. Quando reunimosnoSeu nome, Ele está em nosso meio, e não vice-versa. Mat. 18:20.
3. Não é obra de homem qualquer, "É por Cristo", "nEle".
a. ELE usa meios na Sua obras como profetas, discípulos, apóstolos, bispos, professores, doutores, diáconos, músicos, evangelistas, missionários, oração, suplicas, dízimos, ofertas, e a Igreja ......mas...... "dEle, e por Ele e para Ele, são todas as coisas; glória pois a Ele eternamente. Amém". Rom. 11:36; Apoc. 4:11.
b. Devemos então ser individualmente separados do mundo, e a igreja, coletivamente separado do controle das leis civis que interfiram ou entrem em conflito com a lei maior de Deus. Rom. 13:1-7; I Pedro 2:13-17; Atos 4:17:31.

D. A Igreja tem um começo: Não temos a data exata mas a Igreja começou durante a vida de Cristo aqui na terra, antes da Sua crucificação.

1. I Cor. 12:28- "primeiramente apóstolos " A chamada dos apóstolos já era durante a Sua vida na terra. Mat.10:1-4.
2. Tinha cargos na Igreja já antes da Sua crucificação: Tesoureiro, Mar.6:37; João 12:6; 13:29, e tinha Discípulos/Apóstolos, Mat. 10:1-4; Mar. 3:13-19.
3. Observaram as duas ordenanças antes da crucificação (Veja os capítulos que tratam destas ordenanças)
4. Foi um bom numero, logo após a crucificação. Atos 1:15-20 mostra um agrupamento esperando, antes da descida do Espirito Santo. Em Atos 2:40-44 "agregaram-se" depois da descida do Espírito Santo aumentou ao que já tinha. Nota: isso era somente 50 dias após da morte de Cristo
5. Reuniram antes da Sua morte, para observar a ceia, Mat. 26:17-30 e para ouvir e pregar mensagens, Mat. 23:1; 25:46.
6. Antes do dia de pentecostes, realizaram uma reunião para tratar os negócios da igreja Atos 1:15-26.
(1). Tinha ordem. v. 17-21.
(2). Foi necessário. v. 21
(3). Seguiram as qualificações de apóstolos v. 21, 22.
(4). Foi democrática. v. 23,26.
(5). Foi com oração. v. 24.

A igreja que Cristo estabeleceu nEle, foi antes da sua crucificação. Para conhecer se uma igreja existe hoje é uma que vem da igreja que Cristo estabeleceu, pode olhar na data que ela foi estabelecida.

E. A Igreja tem localidade:

Lembre-se:

A Igreja foi estabelecida por Cristo,
A Igreja foi estabelecida sobre Cristo,
A Igreja foi estabelecida antes da Sua crucificação,
A igreja foi estabelecida em Jerusalém.

1. Jerusalém ? a primeira cidade mencionada de ouvir a pregação do João o Batizador. Mat.3:1-6; Mar. 1:5; João 1:19. Alguns foram convertidos, Mar. 1:5 e alguns duvidaram, João 1:9.

2. Jerusalém ? na história de Israel era a cidade dos profetas, a cidade dos reis que eram descendentes do Rei Davi e, I Reis 14:21, "a cidade que o Senhor elegera de todas as tribos de Israel para por ali o Seu nome...". Nomes na bíblia que se refere a esta cidade: ( Jerusalém usada 600 vezes no Velho Testamento ).
a. Salém ? Gên. 14:18; Ageu 2:9; Sal. 122:6, Isa. 66:12.
b. Sião ? II Reis 19:21; Mat. 21:5; João 12:15; Romanos 9:33; 11:26; I Pedro 2:6; Apoc.14:1;
c. A Cidade de Davi ? II Sam.5:7-9; 6:10-16; Neemias 3:15; 12:37; Isaías 22:9 (a cidade de Davi usada uma vez para referir á Belém, Luc.2:4-11 ).
d. A Cidade de Deus ? Sal. 46:4; 48:1-8; 87:3; Heb. 12:22; Apoc.3:12.
e. A Cidade de Jeová ? Isa. 60:14.
f. O monte do Senhor ? Isa. 2:3; 30:29.
g. O monte do Senhor dos Exércitos ? Zac. 8:3.
h. Meu Santo Monte ? Isa. 66:20.
i. A cidade do Senhor, a Sião do Santo de Israel ? Isa. 60:14.
j. "Minha Cidade" ? Isa. 45:13 ( só em referencia á Jerusalém).
k. O monte da Minha Santidade ? Isa.11:9; 65:25.
l. Santa cidade ? Isa. 48:2; Mat. 4,5; Apoc. 11:2; 21:2; 22:19.
m, A nova Jerusalém-Apoc.21:2.
n. Hefzibá ? O Senhor se agrada de ti; Beulá ? a tuas terra, Isaías 62:4
o. Ariel ? Talvez significa: "O Leão de Deus " Isa.29:1,2,7
p. Isa.1:10,26. Jerusalém sendo referida como sendo igual ao Sodoma e a Gomorra, e também sendo chamada, de justiça, cidade fiel. Nota: Antes da salvação somos como povo de Sodoma e como os de Gomorra: depravados, perversos, contra Deus, Rom. 3:10-18. Depois da salvação somos feitos a ser fiel, II Cor. 5:21, e como o povo na sua Jerusalém. Se Jerusalém é cidade Santade Deus, você tem direito a ir a Nova Jerusalém?

3. Jerusalém ? Na história da Igreja .
a. Primeira cidade mencionada de ouvir a pregação do João o Batizador e ter os primeiros convertidos. Mat. 3:1-6 ( Mar.1:5; João 1:19).
b. A cidade onde uma grande parte das obras de Deus foi feita.
c. A apresentação de Jesus. Luc. 2:21-24.
d. Jesus com doze anos foi a festa da Páscoa em Jerusalém. Luc.2:41-52.
e. Jesus purificou o tempo pela primeira vez. João 2:13-15.
f. Cura dum paralítico. João 5:1-5.
g. Parábolas e dizeres sobre Jerusalém ? Luc.10:30; 31-35.
h. Crucificação, Julgamento, Ressurreição, Mat.27:1-66, João 12:12-19:42.
i. Depois crucificação, o lugar para a Igreja esperar. Atos 1:4 e 12-13
j. Onde a Igreja foi empossada com o Espírito Santo. Atos 1:4; 2:1-6.

F. A Igreja tem Membros atuais, é visível e local. A igreja foi estabelecida por Cristo, nEle, com pessoas num lugar atual. A Igreja, desde começo era num Local e Visível. Ela tinha reuniões e pessoas atuais num lugar real. Quando essa Igreja estabeleceu outras, aquela outra era chamada "Igreja", e as duas chamadas "Igrejas" (I Cor. 7:17) significado que cada uma era uma igreja independente num Local e feita de pessoas Visíveis.

1. É local pois tinha um lugar exato (Romanos 16:1; Col. 4:15; Apoc 1:11 e as sete igrejas na Ásia; Atos 13:1); podia ouvir um assunto por completo (Mat. 18:17; Atos 15:4); tem o seu próprio pastor (Atos 20:28; Apoc 1:20; I Tim 3:5); era chamada por termos que distinguem uma soma de muitos num lugar só (rebanho ? Atos 20:28; irmãos ? Atos 15:36; corpo ? Col. 1:18; castiçal ? Apoc 1:20) e pode fazer ações diferentes em tempos diferentes bem como Atos 13:3, uma igreja pus as mãos sobre Barnabé e Saulo sem que todas elas fizeram isso no mesmo tempo e Atos 15:22, uma igreja elegeu irmãos para uma obra sem que todas delas fizeram isso na mesma hora.

2. É Visível pois a palavra "igreja" no grego é igual à palavra hebraica traduzida "congregação"(Sal. 22:22; Hebreus 2:12) e tem membros em particular com nomes (Atos 13:1; 5:1,11) e com pessoas particulares (Atos 8:3). Quando os membros são juntos é a "igreja" (I Cor. 11:18,22) e um membro pode ser cortado da assembléia (Mat. 18:17; III João 1:10). A igreja é visível por ter os seus ministrantes particulares (Apoc 1:20) e por ser chamada por termos de algo visível: corpo (Col. 1:18); rebanho (Atos 20:28), irmãos (Atos 15:36); castiçal (Apoc 1:20); vos (Romanos 16:16; I Cor. 1:1-3) uns aos outros (Romanos 16:16); esposa (Apoc 22:17); casa (I Tim 3:5,15); inscritos (I Tim 5:9,16), um relacionamento de marido e esposa (Efés. 5:23-25); deu assistência financeira (Atos 15:3; Fil. 4:15,16) em qual uma deu e a outra recebeu (Romanos 16:5).

3. Existem casos na Bíblia em quais a palavra igreja é determinada como uma instituição. Estes casos são poucas e são definidos em particular: Mat. 16:18; Efés. 1:22; 3:10; I Cor. 10:32; II Cor. 8:18,19,23). Mas mesmo como instituição se ajuntaram num local e eram visíveis.

Nota: Pode conhecer a Igreja de Cristo existente hoje pela sua doutrina, sim, pela doutrina se a Igreja é Local e Visível.

G. A Igreja é evangelistica - quer dizer que ela tem o propósito de levar as verdades da palavra de Deus às outras pessoas no mundo: Atos 13:3; Mat. 28:19-20; Mar. 16:15; Luc. 24:47; João 20:21; Atos 1:8. Para ser as testemunhas corretas, só pode ser com o Espírito Santo.

H. A Igreja é Independente ? I Cor. 6:4. A igreja não é um corpo legislativo mas somente é livre de executar a vontade de Deus como ela é revelada na Palavra de Deus. Cristo é a cabeça, então Ele que governa ela. Uma outra organização humana ou angélica não tem esse direito.

I. Como Agir na Igrejas que Cristo Estabeleceu?

A. Sua presença ? Heb. 10:25.

1. Preparada:

Corpo pronto. Sal. 122:1.
Família pronta. Deut. 11:18-21.
Coração pronto. Sal. 139:23.

2. Testemunhando:
Atos 1:8; João 4:39.

B. Seu dinheiro:

O Deus Soberano, Todo Poderoso, Uniciente, não precisa de nós; mas, ELE nos usa e até ordenou que a manutenção da Sua casa e as despesas de proclamar o Evangelho seja feita com os dízimos e ofertas da Igreja. Mal. 3:10; Fil. 4:10 e 15-19.

É a maneira também de Ter as bençãos. Mal. 3:10-12.

C. Suas orações:

Em prol do Pastor. II Cor. 11:28; Heb. 13:17.
Em prol membros. I Ped. 4:8; Heb. 10:25.
Em prol de você mesmo. Mat. 26:41; I Ped. 4:7.
Em prol dos outros. Mat. 9:35-38.

Deus usa as orações como um instrumento para fazer a Sua Obra aqui na terra. Quando você ora, você está sendo usado por Deus na Sua Obra. Seja disposto a ser usado na mão de Deus nessa Obra Grande DELE aqui na terra, usando a sua presença, bens e orações para o desenvolvimento dela.

Isso nos dá o sentimento de servo, pois dar glória a Deus é a razão de estarmos aqui.

Este Estudo foi preparado em 1989 enquanto o Pastor Calvin G. Gardner trabalhava de missionário na Zona Leste de São Paulo. Depois a obra foi expandida para incluir outros aspectos da igreja, especialmente sobre as ordenanças.

Autor: Pastor Calvin Gardner

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