I. A igreja está edificada sobre CRISTO.A. Sobre a pessoa de CRISTO. A palavra pedra, Mat. 16:18, (em grego, linguagem original) significa uma massa de rocha (literalmente ou simbolicamente). A palavra ?Pedro? (em grego) origem caldônico significa uma pedra oca (vazia); Cefas (João 1:42), vem desta palavra. 1. O ministério de Jesus começou com a pregação do "reino dos céus". Mat.4:17. Nota: o que o João Batista pregou, e que Cristo pregou, e que os apóstolos pregaram ? devemos também pregar agora. 2. O seu batismo era na mesma forma de João. b. Mais tarde este batismo foi dado aos discípulos, Atos 11:16. O Espírito acompanharia os discípulos como acompanhou o Senhor Jesus. Os discípulos agiram com o Espírito, Atos 11:12. Os discípulos lembraram que tal batismo era o sinal do batismo de Jesus, Atos 11:16. Para os apóstolos, o batismo por Jesus era com Espírito Santo (era completo), os sem o batismo de Jesus, no nome DELE, era sem o batismo certo, e sem o Espírito Santo na Sua plenitude (Atos 19:1-7) "era incompleto". Os discípulos tinham um batismo completo. Foi Jesus quem foi mandado por Deus após João. Jesus tinha o sinal do céu (O Espírito Santo) e portanto quem ministrava o batismo certo. Depois de João, o batismo certo era somente segundo a ordem de Cristo. O Batismo de João, depois que Cristo veio, era inválido. O Espírito Santo foi mostrado, naquela época, só com batismo verdadeiro. Atos 19:5-7. c. Paulo, o apóstolo, falou do seu batismo, Rom.6:3-5. Depois da ressurreição de Cristo podemos entender que a formula que Jesus Cristo começou continuou. d. Os apóstolos batizaram e isso era contado como o batismo de Jesus, João 4:1-2. O batismo dos discípulos e dos apóstolos era com a mesma autoridade como se estivesse feito pelo próprio Jesus, João 4:2. Todos reconheceram isso, João 4:1. e. Não temos um relatório do batismo por imersão dos apóstolos, como não o temos do batismo de João o Batista. É certa que os discípulos, por nome, não estão constados como sendo batizados. Mas, João veio para preparar o caminho, veio pregando o Reino dos Céus, e batizando. Estes batizados expressaram pelo batismo a concordância de coração da mensagem de João. Quando Cristo veio, João O apontou. Os discípulos de João então seguiram Cristo. Destes discípulos de João, Jesus escolheu doze. Assim entendemos que os doze foram batizados (João 1:28-40). O que temos é que o batismo pela imersão na água pelos discípulos era reconhecido como sendo por Jesus, João 4:2. A maneira para receber a marca do batismo de Cristo é primeiramente ser um Cristão. A presença especial do Espírito Santo era a marca que este batismo era de Deus (Atos 19:2-7). Foi reconhecido assim até o dia de Pentecostes, quando a presença do Espírito Santo veio em geral sobre todos os Cristãos de todas as nações. O batismo ainda é a sua marca publica de crer em Cristo. João Batista não foi imergido, pois ele não foi membro da igreja, mas Jesus era batizado, os discípulos e apóstolos eram batizados e também os, no Novo Testamento, que vieram a Cristo com arrependimento e fé, foram batizados. Então podemos entender que Cristo, com autoridade, deu ordem de batizar aos discípulos e aos apóstolos e estes continuavam com o batismo. A Igreja verdadeira continua ainda hoje o que Cristo começou. B. A mensagem é Cristo! 1. Primeira mensagem de João o Batizador: Mat. 3:2; "E dizendo: Arrependei-vos, porque é "chegado o reino dos céus."2. Primeira mensagem de Cristo: Mat. 4:17, "desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: "Arrependei-vos porque é Chegado o reino dos céus". 3. Não temos outra coisa de pregar! Mar. 16:15, "...pregai o evangelho..."; I Cor. 15: 1-18, (v.1) "o evangelho..."; (v3). "...queCristo..."; I Cor. 2:2, "...só Cristo é Este crucificado..." 4. Ai do tal que mexe com outras coisas! Gal. 1:6-9, I Cor. 16:22; Apoc 2:4. C. A igreja é o corpo de Cristo - feito "por Cristo". 1. A igreja não é um clube social, nem mesmo um clube cristão, mas o corpo de Cristo. Efés. 1:22-23; 3:6.2. Mesmo que gostamos de ser juntos aqui, temos comunhão porque estamos ativos nEle, (I João 1:17) não vice-versa. o gozo é o efeito de obedecer, não a causa; o obedecer é a causa do gozo, não o efeito. Quando "andamos em Espírito temos o fruto do Espírito". Gal. 5:16 e 22. Quando reunimosnoSeu nome, Ele está em nosso meio, e não vice-versa. Mat. 18:20. 3. Não é obra de homem qualquer, "É por Cristo", "nEle". a. ELE usa meios na Sua obras como profetas, discípulos, apóstolos, bispos, professores, doutores, diáconos, músicos, evangelistas, missionários, oração, suplicas, dízimos, ofertas, e a Igreja ......mas...... "dEle, e por Ele e para Ele, são todas as coisas; glória pois a Ele eternamente. Amém". Rom. 11:36; Apoc. 4:11. b. Devemos então ser individualmente separados do mundo, e a igreja, coletivamente separado do controle das leis civis que interfiram ou entrem em conflito com a lei maior de Deus. Rom. 13:1-7; I Pedro 2:13-17; Atos 4:17:31. D. A Igreja tem um começo: Não temos a data exata mas a Igreja começou durante a vida de Cristo aqui na terra, antes da Sua crucificação. 1. I Cor. 12:28- "primeiramente apóstolos " A chamada dos apóstolos já era durante a Sua vida na terra. Mat.10:1-4.2. Tinha cargos na Igreja já antes da Sua crucificação: Tesoureiro, Mar.6:37; João 12:6; 13:29, e tinha Discípulos/Apóstolos, Mat. 10:1-4; Mar. 3:13-19. 3. Observaram as duas ordenanças antes da crucificação (Veja os capítulos que tratam destas ordenanças) 4. Foi um bom numero, logo após a crucificação. Atos 1:15-20 mostra um agrupamento esperando, antes da descida do Espirito Santo. Em Atos 2:40-44 "agregaram-se" depois da descida do Espírito Santo aumentou ao que já tinha. Nota: isso era somente 50 dias após da morte de Cristo 5. Reuniram antes da Sua morte, para observar a ceia, Mat. 26:17-30 e para ouvir e pregar mensagens, Mat. 23:1; 25:46. 6. Antes do dia de pentecostes, realizaram uma reunião para tratar os negócios da igreja Atos 1:15-26. (1). Tinha ordem. v. 17-21. (2). Foi necessário. v. 21 (3). Seguiram as qualificações de apóstolos v. 21, 22. (4). Foi democrática. v. 23,26. (5). Foi com oração. v. 24. A igreja que Cristo estabeleceu nEle, foi antes da sua crucificação. Para conhecer se uma igreja existe hoje é uma que vem da igreja que Cristo estabeleceu, pode olhar na data que ela foi estabelecida. E. A Igreja tem localidade: Lembre-se: A Igreja foi estabelecida por Cristo,A Igreja foi estabelecida sobre Cristo, A Igreja foi estabelecida antes da Sua crucificação, A igreja foi estabelecida em Jerusalém. 1. Jerusalém ? a primeira cidade mencionada de ouvir a pregação do João o Batizador. Mat.3:1-6; Mar. 1:5; João 1:19. Alguns foram convertidos, Mar. 1:5 e alguns duvidaram, João 1:9. 2. Jerusalém ? na história de Israel era a cidade dos profetas, a cidade dos reis que eram descendentes do Rei Davi e, I Reis 14:21, "a cidade que o Senhor elegera de todas as tribos de Israel para por ali o Seu nome...". Nomes na bíblia que se refere a esta cidade: ( Jerusalém usada 600 vezes no Velho Testamento ). 3. Jerusalém ? Na história da Igreja . F. A Igreja tem Membros atuais, é visível e local. A igreja foi estabelecida por Cristo, nEle, com pessoas num lugar atual. A Igreja, desde começo era num Local e Visível. Ela tinha reuniões e pessoas atuais num lugar real. Quando essa Igreja estabeleceu outras, aquela outra era chamada "Igreja", e as duas chamadas "Igrejas" (I Cor. 7:17) significado que cada uma era uma igreja independente num Local e feita de pessoas Visíveis. 1. É local pois tinha um lugar exato (Romanos 16:1; Col. 4:15; Apoc 1:11 e as sete igrejas na Ásia; Atos 13:1); podia ouvir um assunto por completo (Mat. 18:17; Atos 15:4); tem o seu próprio pastor (Atos 20:28; Apoc 1:20; I Tim 3:5); era chamada por termos que distinguem uma soma de muitos num lugar só (rebanho ? Atos 20:28; irmãos ? Atos 15:36; corpo ? Col. 1:18; castiçal ? Apoc 1:20) e pode fazer ações diferentes em tempos diferentes bem como Atos 13:3, uma igreja pus as mãos sobre Barnabé e Saulo sem que todas elas fizeram isso no mesmo tempo e Atos 15:22, uma igreja elegeu irmãos para uma obra sem que todas delas fizeram isso na mesma hora. 2. É Visível pois a palavra "igreja" no grego é igual à palavra hebraica traduzida "congregação"(Sal. 22:22; Hebreus 2:12) e tem membros em particular com nomes (Atos 13:1; 5:1,11) e com pessoas particulares (Atos 8:3). Quando os membros são juntos é a "igreja" (I Cor. 11:18,22) e um membro pode ser cortado da assembléia (Mat. 18:17; III João 1:10). A igreja é visível por ter os seus ministrantes particulares (Apoc 1:20) e por ser chamada por termos de algo visível: corpo (Col. 1:18); rebanho (Atos 20:28), irmãos (Atos 15:36); castiçal (Apoc 1:20); vos (Romanos 16:16; I Cor. 1:1-3) uns aos outros (Romanos 16:16); esposa (Apoc 22:17); casa (I Tim 3:5,15); inscritos (I Tim 5:9,16), um relacionamento de marido e esposa (Efés. 5:23-25); deu assistência financeira (Atos 15:3; Fil. 4:15,16) em qual uma deu e a outra recebeu (Romanos 16:5). 3. Existem casos na Bíblia em quais a palavra igreja é determinada como uma instituição. Estes casos são poucas e são definidos em particular: Mat. 16:18; Efés. 1:22; 3:10; I Cor. 10:32; II Cor. 8:18,19,23). Mas mesmo como instituição se ajuntaram num local e eram visíveis. Nota: Pode conhecer a Igreja de Cristo existente hoje pela sua doutrina, sim, pela doutrina se a Igreja é Local e Visível. G. A Igreja é evangelistica - quer dizer que ela tem o propósito de levar as verdades da palavra de Deus às outras pessoas no mundo: Atos 13:3; Mat. 28:19-20; Mar. 16:15; Luc. 24:47; João 20:21; Atos 1:8. Para ser as testemunhas corretas, só pode ser com o Espírito Santo.H. A Igreja é Independente ? I Cor. 6:4. A igreja não é um corpo legislativo mas somente é livre de executar a vontade de Deus como ela é revelada na Palavra de Deus. Cristo é a cabeça, então Ele que governa ela. Uma outra organização humana ou angélica não tem esse direito. I. Como Agir na Igrejas que Cristo Estabeleceu?A. Sua presença ? Heb. 10:25. 1. Preparada: Corpo pronto. Sal. 122:1. 2. Testemunhando: B. Seu dinheiro: O Deus Soberano, Todo Poderoso, Uniciente, não precisa de nós; mas, ELE nos usa e até ordenou que a manutenção da Sua casa e as despesas de proclamar o Evangelho seja feita com os dízimos e ofertas da Igreja. Mal. 3:10; Fil. 4:10 e 15-19. É a maneira também de Ter as bençãos. Mal. 3:10-12. C. Suas orações: Em prol do Pastor. II Cor. 11:28; Heb. 13:17. Deus usa as orações como um instrumento para fazer a Sua Obra aqui na terra. Quando você ora, você está sendo usado por Deus na Sua Obra. Seja disposto a ser usado na mão de Deus nessa Obra Grande DELE aqui na terra, usando a sua presença, bens e orações para o desenvolvimento dela. Isso nos dá o sentimento de servo, pois dar glória a Deus é a razão de estarmos aqui. Este Estudo foi preparado em 1989 enquanto o Pastor Calvin G. Gardner trabalhava de missionário na Zona Leste de São Paulo. Depois a obra foi expandida para incluir outros aspectos da igreja, especialmente sobre as ordenanças. Autor: Pastor Calvin Gardner |
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