I. O Lugar é de Responsabilidade, mas sua Autoridade é sujeita ao homem.A. Criação: 1. Deus criou o homem primeiro, e depois criou a mulher para o homem. I Cor. 11:7-9; Gên. 2:20-25. 2. O homem tem a posição de maior autoridade, mas a mulher tem uma divina responsabilidade. Gên. 2:20, "adjutora do homem" I Cor. 11:9, a razão da mulher está no homem, desde a sua criação. B. Exemplos no Velho Testamento 1. Eva, Gên. 2:20, adjutora ao homem, Gên. 4:1-2, reproduzir, o lugar da mulher é abençoado, pois a responsabilidade que ela tem é: a. Divina ? Deus a fez assim. b. Importante ao homem em particular e ao mundo em geral. Gên. 3:16, "?o teu desejo será para o teu marido e ele dominará." O lugar da mulher é sujeição ao marido. 2. Mulher de Noé e suas noras, Gên. 6:18. a. Gerou três filhos. Gên. 6:10. b. Foi incluída no pacto que Deus fez. Gên. 6:18. c. Não só gerou os filhos, mas tinha a parte dela na educação espiritual deles. (1). Heb. 11:17, A arca foi preparada para a salvação da sua família. O concerto era com Noé , mas incluiu a esposa dele e das noras. (2). O fato dos filhos serem visa o fato, que a mulher de Noé era obediente ajudou no treinamento dos filhos. a) Depois do diluvio, a mulher tinha a sua responsabilidade. Gên. 9:1-7. b). Mas a autoridade dela era ser sujeita ao homem. Por isso o concerto era falado aos homens, v. 1-9, mas incluindo a Mulher também, v.1-17. (3). A mulher tem uma divina responsabilidade que é só dela, mas a autoridade é sujeita ao homem. 3. Sara, Gên. 11:29; 17:15-16 e 21 . a. O concerto de Deus à Abraão era com ele primeiro, mas incluindo a sua esposa por tratar de produzir filhos. b. As bênçãos do concerto estenderam à ela Deus mostrou isso em particular, v.16. (1). É uma benção que o homem não tem na mesma forma. (2). É uma benção que só a mulher pode reproduzir os filhos que Deus quer que sejam produzidos na terra. d. Os homens tem uma responsabilidade direta com Deus pelo concerto, v.15, "disse Deus mais a Abraão" e. As mulheres tem a responsabilidade com Deus, mas só através dos homens, em sujeição aos homens. Quer entender que as mulheres servem o Senhor Deus pelo trato que dão aos maridos. (1). A mulher está sujeita ao marido? Então ela está sujeita `a Deus. I Ped.3:1-2; Efes. 5:22-24. (2). A mulher está reverenciando o marido? Então ela esta reverenciando a Deus. Efes. 5:23. (3). A mulher está servindo o marido? Então ela está servindo a Deus. I Ped. 3:6. f. Estamos vendo a mulher que tem responsabilidade para com Deus em particular e que esta responsabilidade esta cumprida na medida em que ela se sujeita ao serviço dos outros; ao marido em primeiro lugar, e depois, aos filhos, a igreja e as irmã novas na igreja, e onde ela tiver oportunidade. 4. Jezebel. I Reis 21:1-29. a. Jezabel foi alem da sua posição, v. 17 "....Eu ti darei a vinha..." b. Em vez de ela servir os outros, ela só quis servir a si, e nada no mundo pode impedir a conquista que ela quis. Ela mentiu, enganou, incitou assassinos, e em palavra e em ação blasfemou o Senhor Deus, v. 10-25 (19:2). c. Deus amaldiçoou o Acabe por causa da sua mulher, v.19-22. d. Jezebel também foi amaldiçoada. V.23. (1). A mulher que sai da sua responsabilidade não só traz problemas para si mesmo mas traz maldições ao marido também Prov. 12:4. (2). Na medida que a mulher obedeça a ordem que Deus tem estabelecida, Deus derrama bençãos nela, nos seus filhos e no marido I Cor. 7 :14. 5. A Mulher Sunamita, II Reis 4:8-10 a. v. 9-10. Ela preenche o lugar de responsabilidade em servir Deus pelo serviço à outros. b. Ela não fez o serviço para ganhar algo em troca, mas só serviu pelo amor dele à Deus. Foi isso que motivou a sua ação, v. 10 "?tenho observado?" "?é um santo homem de Deus?." c. Em nenhum caso ela se impus acima do lugar que Deus deu à ela. d. O serviço trouxe bençãos a ela, seu marido, e por último ao seu filho que Deus os deu, v. 17-26 e 36-37, e Deus ficou glorificado. 6. A mãe do Rei Lemuel. Prov. 31:1-31. a. Serviu o Senhor Deus pelo serviço de ensinar palavras sábias ao filho, v.1. b. Não usurpou o lugar do marido, nem o lugar do filho mesmo; só preencheu o seu lugar divinamente dado em cumprir a responsabilidade de servir os outros para a glória de Deus. c. Nós podemos, até, hoje, receber instruções dessa mulher que era sábia e sujeita no seu serviço à Deus. d. A mulher abençoada é aquela que teme ao Senhor (v. 30) em cumprir a sua posição para a qual Deus a preparou. Nota: O homem recebe bênçãos por servir Deus em obediência no que Deus ao homem diz. A mulher recebe bênçãos por servir Deus em obediência ao que Deus tem dado à ela para servir. C. Exemplos de mulheres no Novo Testamento. O homem foi colocado no mundo para receber as ordens diretamente de Deus e para obedecer essas ordens. Essas ordens incluem as responsabilidades na Igreja para a perfeição dos santos, a obra do ministério, a edificação do corpo de Cristo, e para ser a cabeça da mulher para a amar proteger e a guiar. Como é o homem no cumprir destas responsabilidades com um coração de obediência à Deus para ele receber as bençãos de Deus, quanto é a mulher no cumprir das suas responsabilidades com um coração de obediência à Deus. 1. Isabel ? Mãe de João Batista. Luc. 1:5-7 e 24:25. a. outra vez Deus falando com o homem diretamente e dando premesses que inclui a mulher, v. 13. b. mulher justa é aquela que anda (viva) sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor, v. 6 repreensão ? censurar, advertir admoestar com força (castigar), precitos ? regra, doutrina. Aurélio ? 1ª edição. (1). Não é fora de possibilidade duma mulher agradar Deus. (2). Deus nota mulheres que vivem com consciência limpa. (3). A quantidade de dinheiro, ou o seu sucesso na vida não foi mencionado. Foi mencionado aquele de maior valor que agradou Deus. Ela temeu o Senhor, e era obediente à ELE! (a). Toma seus filhos, cada um, como a herança do Senhor. Sal. 127:3; Sal. 128:3-4 (Gên. 33:5). (b). Cuide de cada um com um ensinamento (e exemplo) Bíblico que honra o Senhor. Ensina os filhos do Senhor de Quem é a herança. c. Isabel era quieta. V. 24, "...cinco meses se ocultou..." (1). A Bíblia fala muito mulher que não é quieta ? alvoroçada. Prov. 9:13 ? agitada, pressa, sobressaltar, perturbação (confusão). Prov. 10:8 ? insensato de lábios, falar muito, tagarelar, emitir sons vazios. Aurélio ? 1ª edição. (2). Ser quieta é, à Deus um adorno precioso. I Ped. 3:4. d. Como Deus usou essa mulher justa para cumprir a Sua em trazer o João Batista ? este que tem o Espírito Santo desde o ventre, que tem o Espírito de Elias ? Deus usa ainda hoje, a mulher justa para cumprir a Sua vontade aqui no mundo. Luc.1:13-17. (1). Para ganhar os maridos para Cristo. I Ped. 3:1-2. (2). Para os filhos ser santificados. I Cor. 7:14. (3). Para trazer ao mundo os filhos que Deus dá como benção aos justos Sal. 128:3-4. (4). Para servir outros. I Cor. 7:34, Atos 9:39; Prov. 31:20. II. As responsabilidades da mulher na Igreja.Temos visto que o lugar das mulheres é de responsabilidades, mas com a sua autoridade sujeitada ao homem.
Essas responsabilidades mencionadas no Novo Testamento são: A. Com os maridos. 1. Sujeição. Efes. 5:22-24 (Col.3:18; I Ped. 3:1-5). a. É uma comparação de Cristo e a Igreja. b. Isso mostra a posição de bençãos no qual Deus tens colocado a mulher, é uma honra de ser comparado com Cristo e a Igreja. c. A razão da sujeição é evidente, v. 23. d. Na Igreja é a mesma. I Cor. 14:34-35. e. I Ped. 3:6, "?chamando-lhe Senhor?" Efes. 5:33 a. necessita uma ação de amor: (1). À Deus ? Quem mandou. (2). À Cristo ? Que explicou. (3). À marido ? Quem é o objeto do amor, e à quem ela prometeu de reverenciar. (4). Aos filhos ? quem recebem instruções de amor verdadeiro pelo exemplo da mãe, ensinar os filhos palavras sábias Ter o seu desejo ao homem; Se fosse para a mulher Ter: uma posição de sujeição ao homem um atitude de obediência e reverência ao homem; Se fosse a mulher que pode ser uma ajuda ao homem: observando como ela possa seguir ao marido ao servir o Senhor melhor com a sua casa; Então a sua casa, o seu lar, seria o seu reino, o seu lugar, para exercer os seus privilégios e as suas responsabilidades. 2. Governar. I Tim. 5:14; Governar ? significado, ser a cabeça do (como governar) uma família. Strongs.
a. O marido é a cabeça da mulher (I Cor. 11:3), mas é para a mulher governar a casa, ser como um que reina. b. Na ausência do marido, é a mulher que cuida das coisas necessárias do Marido, é a mulher que cuida das coisas necessárias na casa, que decida a roupa, a comida e as atividades para as crianças. É ela que deve ver se tem o que precisa na casa, que determina onde os moveis são colocados etc. Ela governa a casa. c. A casa é o lugar para a mulher exercer completamente tudo o que Deus preparou para ela ser e para ela fazer. Não há um lugar melhor disso, nem há um lugar melhor disso, nem há um lugar igual a isso. 3. Outros lugares para mulher ficar (trabalhar fora, responsabilidades fora) são menos abençoados em relação à mulher e para o que ela foi criada. (1). Quero dizer que a mulher que governa a casa, e tudo o que há nela, está no lugar das benção de Deus, do marido e dos filhos na medida maior possível. (2). Qualquer coisa que leva a mulher fora da casa, leva ela a exercer num grau menor as suas capacidades e responsabilidades. 4. Boas donas de casa. Tito 2:4-5; Significado, (um lugar que habita), um que "fica" no lar; ser domesticamente inclinada (como uma "boa dona de casa"). Strongs. a. É para ser uma "boa" dona de casa. (1). Isso leva imaginação e criatividade. (2). Isso leva oração com uma tentativa sempre de ser o melhor possível em tudo que refere a casa. (I Cor. 7:34). (a). Foi assim que a mulher sumanita foi abençoada. II Reis 4 :8-10. (3). Há exceções na história e do mundo. (a). Débora ? Juizes 4:4. (b). A Rainha Sabá (I Reis 10:1). Mas é de lembrar que estes são exceções, e não a regra para todas. (4). A regra normal é: (a). Ana, mãe de Samuel. I Sam. 1:9-28. Uma mãe ideal que não procurava fama mas cuidou de servir ao Senhor pelo cuidado a família no lar. (b). Eunice, mãe de Timóteo. II Tim. 1:5; 3:15. Uma mãe que treinou seu filho nas Sagradas Letras desde a sua meninice. (c). Maria de Betânia, irmã de Lázaro. Mat. 26:6-13; João 11:1-2. Uma mulher que serviu ao Senhor em sua casa com ungüento nos Seus pés, e assim, "praticou uma boa ação para Comigo?" (5). Tem mulheres: (a). Boas que ensinem nossos filhos nas escolas. (b). Honestas que ajudem os executivos no comércio como secretárias. (c). Justas que ganham o pão como funcionárias nos supermercados, etc. (d). Mas, o lugar de responsabilidade que Deus deu para a mulher não são estes lugares, e sim o Lar, trabalhando com boa vontade para cuidar do marido, tratar e ensinar os filhos e servir o senhor por eles. É para ser uma boa dona de "casa". O lar é o lugar para ela governar. (1). Ela que faz isso muito bem. Melhor do que qualquer babá, governante, avó ou empregada. (2). Deus formou ela para ser boa dona de casa, e sendo isso, ela é a mulher que é melhor para isso. (3). Nada melhor no seu lugar tentando de servir os outros no seu lar com toda a imaginação que ela tem. É mesmo o lugar das bençãos. É o lugar da sua responsabilidade. B. Com as Pessoas outras. As outras responsabilidades que Deus deu a mulher para ela levar e através destas ela torna ser abençoada e uma benção aos outros são: 1. Com os aflitos (pobres) Prov. 31:20; Heb. 13:16; Gal 2:10 (Atos 9:39). 2. Com os no comercio. Atos 9:30; Prov. 31:24. 3. Com as mulheres novas na igreja. Tito 2:3-5, "Para que ensinem as mulheres novas a servem prudentes."; (I Tim. 2:9-12). 4. Com os servos de Deus. a. Fil. 4:3, "mulheres que trabalharam comigo no evangelho..." b. Atos 12:12, "foi à casa de Maria...onde muitos estavam reunidos e oravam." 5. Com Cristo. No seu sepultamento. Luc. 23:55-56. A mulher tem deveres e capacidades que só ela tem, e quanto mais ela entrega essas capacidades no temor do Senhor, tanto mais ela é abençoada como os outros que por ela são servidos. A Igreja, o lar e a sociedade precisam abundantemente dessas mulheres Este Estudo foi preparado em 1989 enquanto o Pastor Calvin G. Gardner trabalhava de missionário na Zona Leste de São Paulo. Depois a obra foi expandida para incluir outros aspectos da igreja, especialmente sobre as ordenanças. Autor: Pastor Calvin Gardner |
O Propósito da Mulher na Igreja
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