I. O Que a Ceia Não ÉA. Não é um sacramento"Um sacramento é um sinal visível ou ação instituída por Cristo para dar graça" Catecismo Católico 1. A Graça de Deus por Cristo é sem mérito algum (imerecida) Rom 6:23, "o dom gratuito de Deus é?"; 3:24, "sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus."; I Tim 1:15, "Cristo?veio ao mundo, para salvar os pecadores." 2. A Graça de Deus por Cristo é sem obras Rom 11:6. "Mas se é por graça, já não é pelas obras;..."; Efés 2:8,9; II Tim 1:9; Tito 3:5,6 B. Não é um sacrifício real (atual) 1. Transubstanciação é invenção romana a) Transubstanciação "só foi feita uma doutrina firme para a Igreja Romana em 1215 d.C." (Doutrina Católica na Bíblia, p.31.) b) "na missa, no momento em que o sacerdote pronuncia as palavras de consagração do pão e do vinho, estes mudam no sagrado corpo e sangue de Cristo." Vincent Hornyold (por T.P. SIMMONS, p.467,468) 2. Cristo fala palavras "são espírito e vida." João 6:63 Se já tem Cristo como Salvador pessoal pela fé, já, espiritualmente, comeu da Sua carne, e bebeu do Seu sangue. Mat. 26:28, "É Meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." Aqui, Cristo era presente literalmente quando falou estas palavras. Como então o pão pude ser ele? Ou os suco Seu sangue? João 6:47,53-58 Se ainda não entrou em Cristo pela fé, ainda está sem Cristo, sem vida eterna. Para ter vida eterna é necessário crer em Cristo! Isto é de comer da Sua carne e beber do Seu sangue. v. 63 A ceia foi instituída durante as festas da Páscoa. A páscoa não era a páscoa verdadeira, atual, mas um memorial da primeira. A ceia do Novo Testamento for instituída para ser "em memória de Mim" (I Cor. 11:24,25). Então a ceia não é de comer literalmente o Cristo verdadeiramente, atualmente, mas um memorial da sua morte que lembramos; é uma festa espiritual. C. Não é uma repetição do sacrifício de Cristo. 1. Um sacerdote qualquer não pode repetir ou acrescentar a expiação feita já uma vez por Cristo. Heb 9:28, "oferecendo-se uma vez"; 10:9-18, v. 10, "feita uma vez"; v. 12, "oferecido para sempre um único sacrifício"; v. 14, "Uma só oblação"; v. 18, "Não há mais oblação pelo pecado."; Ver também: Rom 6:9,10; Heb 7:27; I Ped 3:18 2. No Velho Testamento, os sacerdotes eram "de contínuo" "junto ao altar" é certo. Mas os sacerdotes do Novo Testamento, devem pregar o "Evangelho" I Cor 9:13,14; Heb 10:9, "Tira o primeiro, para estabelecer o segundo." 3. "O Justo viverá da fé" Heb 10:38 (Heb 11:6; Rom 5:1) Cristo já se ofereceu fazendo salvação por muitos. Se não está nEle, não espera Ele vir e se oferecer uma outra vez. A próxima vez que Ele vier, virá como juiz. A primeira vez, veio como Salvador. Crê já em Cristo! Entre já nEle se arrependendo dos seus pecados. II. O Que é a Ceia do Senhor?A. É uma ordenança 2. Usada. Rom 13:2 - palavra grega significa: arrumar em ordem, institucionalizar. Tradução em português: ordenação de Deus. 3. Natureza. Dever moral e mandamento divino não são as mesmas coisas. a. Natureza; Dever moral é mandado a nós por ser certo (Ex. Lei), Mandamento é certo por ser mandado (Ex. Ordenança). b. Existência; Dever moral vem de princípios (algo inquestionavelmente certo), Mandamento vem de preceitos (regra ou norma). c. Limites; Dever moral é para todo mundo (Ex. . a lei de Moisés), Mandamento é para pessoas qualificadas (Ex. Lei de transito). d. Duração; Dever moral é obrigação eterna (nunca é certo matar outro), Mandamento é temporário (Mat. 28:20, enquanto houver igreja) B. É Uma Ordenança dada à Igreja Local É fato que tinha outros crentes de Jesus na cidade, mas a ceia era só com os doze. Tinha em Jerusalém, por exemplo, a mãe de Jesus, o dono do cenáculo, e outros seguidores de Jerusalém: Nicodemus, o cego curado (João 9). Tinha naquela época de Páscoa, muitos judeus em Jerusalém para observar a páscoa. 2. É pratico ser só com os membros I Cor 11:31, "se nós nos julgássemos a nós mesmos"; 5:11, "com o tal nem ainda comais."; 5:12, "Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?"; João 13:30, Judas "saiu logo" e não participou do memorial da ceia que Cristo instituiu. Se alguém não está ajustado para estar na igreja, ajustado não está para participar da ceia do Senhor. 3. É na ordem da Igreja que Cristo Estabeleceu. Atos 2:41,42 "Que fica entendida que Batistas não negam que membros de outras denominações estão salvos. Só afirmam que eles não tenham recebidos um batismo valido." (T.P. Simmons, p.399 - Edição em Inglês) 4. Pode ter pessoas de crenças diversos juntos, mas "não é para comer a ceia do Senhor." I Cor 11:19,20 C. É Um Memorial de Cristo 1. Um memorial é simbólico Um símbolo não tem poder de efetuar. Só serve de representar, evocar ou designar uma realidade. "fazer isto em memória de Mim." (Lu 22:19; I Cor 11:24,25) 2. É memorial de Cristo Lucas 22:19, "fazei isto em memória de mim" I Cor 11:24, "fazei isto em memória de mim."; 25, "todas as vezes que beberdes, em memória de mim." Mat. 26:26, "é meu corpo" (Mar 14:22; Luc 22:19); 28, "é meu sangue" (Mar 14:22; Luc 22:20 "o novo testamento no meu sangue") Nota: Não é para entrar em Cristo mas para ser observado pelos que já conhecem Cristo. Como os discípulos já entraram em Cristo antes que observaram a primeira ceia. Sendo que a ceia é um memorial - é simbólica. Sendo que a ceia é um memorial de Cristo - é simbólica de Cristo. "fazei isto em memória de Mim." |
O Propósito da Ceia
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