Portal Profetizando
HOME

O Tabernáculo e Deus Espírito Santo

Jo 16.13,14

É útil estudar sobre o tabernáculo para aprender mais da nossa Salvação por Cristo. A lei (o Pentateuco) tem “a sombra dos bens futuros” (a Pessoa e Obra de Cristo) e conhecendo essas sombras perceberemos melhor o Real (Hebreus 10.1). Por isso convém estudar o que diz a Bíblia do tabernáculo.

A habitação de Deus entre o Seu povo pela pessoa e obra de Cristo não seria conhecida e aproveitada por ninguém se não fosse a presença da pessoa e a obra do Espírito Santo. O homem naturalmente é espiritualmente morto não podendo, portanto, discernir qualquer verdade que tenha significado espiritual (I Coríntios 2.14). O homem natural anda em trevas tendo o seu entendimento cegado pelo deus deste século para que nele, o incrédulo, não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (II Coríntios 4.4). O convencimento do pecado, e da justiça e do juízo no coração do pecador é pela obra do Espírito Santo (João 16.8). Se Deus for habitar entre os pecadores e se Cristo for glorificado entre os homens pecadores, o Espírito Santo tem que fazer a Sua obra santa e preciosa (João 16.13, 14). Se o tabernáculo é um símbolo da habitação de Deus entre o Seu povo, e essa pela mediação e sacrifício aceitável de Jesus Cristo, então o símbolo da obra do Espírito Santo glorificando Cristo será incluído no tabernáculo de uma forma ou de outra. A obra do Espírito Santo nessa maravilhosa obra da iluminação da verdade nos entendimentos cegados e a realização da salvação e habitação de Deus entre o Seu povo é simbolizada pelas sete lâmpadas do candelabro (Êxodo 25.31-40).

O candelabro no tabernáculo é uma figura de Cristo como a luz do mundo (João 8.12; 9.5), mas o azeite nas lâmpadas faz manifestar essa Luz ao mundo. Como as lâmpadas manifestam a luz do candelabro, assim o Espírito Santo manifesta a obra de Cristo.

É razoável que o Espírito Santo seria simbolizado no tabernáculo pois Ele é ativo em revelar Cristo ao mundo. Pelo Espírito Santo, Cristo foi profetizado (Isaías 42.1-4; Mateus 12.18-21), pelo Espírito Cristo foi concebido no ventre da Maria (Mateus 1.20; Lucas 1.35), e no seu batismo por João o Espírito Santo foi visivelmente presente (Mateus 3.16; Lucas 4.1, 14; João 1.32, 33). Pelo Espírito Santo, Cristo manifestou-se divino (Mateus 12.28), foi crucificado (Hebreus 9.14) e foi ressuscitado (I Pedro 3.18; Romanos 8.11). Cristo verdadeiramente foi manifestado no mundo pelo Espírito Santo (I Timóteo 3.16) e tudo disso é figurado pelo azeite nas lâmpadas do candelabro no tabernáculo.

É razoável que o Espírito Santo seria simbolizado no tabernáculo pois Ele é ativo em revelar Cristo a nós. Pelo Espírito Santo, Cristo é aplicado a nós na salvação (João 3.8; 16.8-11; II Tessalonicenses 2.13). Sem a obra do Espírito Santo A Luz do Mundo nunca seria iluminada em nossos corações. Pelo Espírito Santo, Cristo é aplicado à nossa vida, na nossa santificação (Romanos 8.4, 14; I Coríntios 6.11; II Coríntios 3.18; I Pedro 1.2,22). Pelo Espírito Santo temos um culto útil ao Senhor (I Coríntios 12.11) e a segurança que somos de Deus por Cristo (I João 3.24). Sem a obra do Espírito Santo, Cristo não seria revelado a nós nem seríamos feitos à imagem de Cristo para manifestarmos Cristo aos outros.

Se deseja ter o seu entendimento iluminado para ser convencido do pecado, e da justiça e do juízo ao ponto de confiar na verdade de Cristo para a sua salvação, peça a Deus que Ele envie o Espírito Santo ao seu entendimento cego. De outra maneira andará somente em trevas para a sua perdição eterna.

Se deseja que a sua vida Cristã seja eficaz para a pregação da Verdade, peça a Deus que o Seu Espírito ministre pela Sua vida a Palavra de Deus.


Autor: Pr Calvin Gardner
Ortografia e correção grammatical: Brenda Lia de Miranda 04/2007

Busque Vídeos

Loading...

Mural de Recados

Veja como é façil participar: Clique em "Set Name", Vá na opção (2) "nome temporario/With a Temporary Name", digite seu apelido/nome e clique em GO. Pronto! Pode digitar a sua mensagem e pressionar ENTER no teclado do seu computador para enviar. Você pode conversar OnLine em tempo real com outras pessoas ou apenas deixar um recado para todas.

Ajude a divulgar este Blog!

Copie o codigo e mande nos scraps dos amigos do Orkut, ou coloque no seu blog.

 
Copyright © 2008 years 80
O uso deste site web implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais e das Políticas de Privacidade do VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda. Copyright © 2008 VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda.