Portal Profetizando
HOME

A PRIMEIRA DIVISÃO DO LIVRO - MATEUS 1:1 - 4:11

A VINDA DO MESSIAS ATÉ A PREPARAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

A Linhagem do Messias-Rei. 1:1-17.

É a linhagem de Jesus Cristo, o herdeiro das promessas (alianças ou pactos) feitas para Abraão e Davi. É a linhagem (genealogia) do Rei dos reis. Jesus era da família de Abraão e Davi como prometido e o Judeu sabia. Mateus dá a linhagem através de José fazendo conexão com Abraão e Davi. Lucas dá a Sua linhagem através de Maria ( sua mãe) terminando com Adão. Mateus começa com Abraão indo por Davi e terminando com José, o marido de Maria.

O nome "Jesus" significa Jeová é salvação ou Jeová salva. Este é o nome próprio dEle dado à sua circuncisão (Lucas2:21). O nome "Cristo" é a tradução grega da palavra hebraica "Messias" que significa "O Ungido". Este é o título do ofício dEle como "O Cristo" (Messias). O nome completo "Jesus Cristo" foi usado mais depois da Ascensão dEle.

O Nascimento de Jesus Cristo. 1:18-25.

Maria ficou grávida pelo poder do Espírito Santo. Não aconteceu nenhum tipo de imoralidade da parte de Maria. Era virgem quando concebeu Jesus, e ficou virgem até depois do nascimento dEle. José não conheceu Maria sexualmente até depois que Jesus nasceu. O contrato (noivado) de casamento (desposar) naqueles dias era igual ao casamento. Para desfazer o contrato de casamento, tinha que dar divórcio. José pensou em dar para Maria um divórcio secreto porque era homem decente e não queria deixar Maria envergonhada na frente dos outros, mas o Espírito Santo revelou tudo para ele e não fez porque era homem temente a Deus. O nome Emanuel diz tudo: "Deus conosco".

O Messias-Rei nasceu para salvar o Seu povo dos seus pecados de uma virgem como foi profetizado no V.T. Foi um milagre de Deus. Jesus Cristo nasceu neste mundo como o Deus-Homem, sem pai terrestre e a natureza pecaminosa.

A Visita dos Magos, A Fuga para o Egito, A Matança das Crianças e A Volta para Nazaré. 2:1-23.

Jesus nasceu em Belém da Judéia. Belém fica um pouco mais do que oito quilômetros de Jerusalém. Foi profetizado que o Messias ia nascer em Belém (Miquéias 5:2). Belém era a cidade de Rute e Boaz.

Herodes o rei (Herodes o Grande) estava reinando em Judéia nesta época. É por isso que fugiram para o Egito depois. Herodes era homem inseguro e cheio de inveja de qualquer pessoa que ele achou que podia tomar o seu trono. Ele matou sua esposa preferida, cinco irmãos e cinco dias antes da morte dele mandou matar um dos seus filhos. Ele ficou com inveja quando os magos chegaram procurando "O Rei dos Judeus". Logo queria matar esta criança que ele achou que podia tomar o seu trono. Ele tentou mesmo matar Jesus quando mandou matar todos os meninos em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo. Observa a profecia de Jeremias; 2:17-18, Jeremias 31:15). Nota as palavras enganosas de Herodes no v. 8. Nem todo mundo que diz que adora nosso Salvador deve ser crido. As vezes é uma tentativa para destruir e nada mais. Em vez de amor, Herodes tinha ódio e assassínio no coração.

Os magos eram homens sábios de Babilônia ou Pérsia. Provavelmente eles aprenderam sobre o Messias dos judeus que estavam lá depois do cativeiro. A Bíblia não diz que eram três magos, somente que eram mais de um. Eles viram a estrela do Rei, e queriam ver também o Rei. Foi uma estrela especialmente preparada por Deus para identificar o Messias (Números 24:17). Eles vieram para adorar o Rei, homens sábios mesmos. Eles não sabiam exatamente onde ia nascer o Messias, mas os príncipes e escribas dos judeus responderam, "Em Belém de Judéia". Eles viajaram a noite e acharam Jesus em Belém na sua própria casa (não mais na manjedoura da estalagem), e Jesus não era mais criancinha de peito. Jesus já tinha mais ou menos dois anos de idade (2:16). Eles trouxeram presentes para o Rei dos reis. Deus providenciou assim o ouro para a viagem para o Egito. Eles voltaram para a terra deles por outro caminho, porque foram avisados pelo anjo de Deus para não falar mais com Herodes, e nós sabemos porque.

Herodes morreu com 70 anos de idade depois de reinar durante 34 anos. Ele morreu de úlceras intestinais. Ele tinha convulsões em toda a parte do corpo e sofreu o apodrecimento dos órgãos sexuais por causa de uma vida inteira de imoralidade. Depois da morte de Herodes José, Maria e Jesus voltaram para Nazaré da Galiléia onde Jesus era crido, por isso foi chamado o Nazareno. Nazaré era a terra de José (Lucas 2:1-6) e Maria (Lucas 1:26).

Nota os seguintes tipos de homens: homens sábios que procuram a verdade à fonte certa e pela liderança divina (os magos), aqueles homens que tem conhecimento da Palavra de Deus na cabeça e nada no coração (os príncipes e escribas), aqueles homens que ficam assustados pela verdade (Herodes), e aqueles que são os guardadores fiéis da verdade (José e Maria). O Ministério de João O Batista e o Batismo do Messias. 3:1-17.

Nos dias em que Jesus ainda estava em Nazaré (Naqueles Dias) João O Batista apareceu pregando no deserto da Judéia, entre Jerusalém e o Rio Jordão. Observa que o nome dele é João e o título do ofício dele é Batista. Ele era chamado O Batista antes de batizar alguém. Também na língua grega tem o artigo definido "O" com o nome dele, João "O" Batista. Ele era chamado O Batista porque era batista mesmo.

João O Batista era o homem profetizado por Isaías (40:3) como o precursor do Messias. Ele veio "pregando" o arrependimento, confessar os pecados e fé no Messias de Deus. Ele somente batizou as pessoas assim. Ele recusou batizar os fariseus e saduceus porque não tinham a evidência (frutos dignos de arrependimento) da salvação (doutrina, arrependimento e fé). Por isso sabemos que não batizou criancinhas. Não somente recusou batizá-los, mais também condenou-os severamente por causa da sua rebelião e rejeição da verdade. João O Batista não era aceitado pelo mundo religioso. João O Batista veio preparar o povo para Jesus Cristo. E preparou-o mesmo, porque Jesus Cristo usou este povo que João O Batista preparou para fazer a Sua primeira igreja aqui no mundo. Este é o único batismo reconhecido por Deus como autêntico. Foi este batismo que Jesus recebeu e deu para a Sua igreja. É "só" a igreja dEle (batista) que tem o batismo certo.

João O Batista era somente uma voz por Deus proclamando o Messias. A mensagem é mais importante do que o mensageiro. Ele tinha roupa e comida bem diferente. O crente deve ser diferente do que o mundo. João O Batista pregou arrependimento, fé, separação, castigo (inferno), predestinação, batismo certo e que Jesus Cristo é o Preeminente.

Devemos observar cuidadosamente como ficou o "Batismo do Senhor Jesus Cristo". Porque Jesus nos deixou o exemplo do batismo do seu povo para sempre.

1. Jesus andou mais ou menos 100 quilômetros (da Galiléia para o Jordão) para receber o batismo de João. Porque não pediu outro crente batizá-lO? Porque a autoridade no batismo é indispensável. Somente João era autorizado por Deus para batizar e nenhuma outra pessoa da terra tinha esta autorização. Jesus recebeu este batismo e o deu para a Sua igreja, e é só ela agora que tem a autoridade de administrar este batismo reconhecido por Deus e recebido de João O Batista por Jesus Cristo.

2. Jesus Cristo foi batizado pela imersão. Tem que ser que foi pela imersão, porque "Jesus sendo batizado, saiu logo da água"

3. O batismo de Jesus Cristo foi para simbolizar o que ia fazer para cumprir toda a justiça. Como é que Jesus cumpriu toda a justiça? Quando morreu na cruz, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia. Batismo simboliza o Evangelho.

4. O batismo certo não é para descrente! Jesus não Se batizou para ser salvo, porque Ele é o Salvador. Batismo é para uma pessoa já salva.

A Trindade se manifestou ao batismo de Jesus Cristo. Porque? Entre outras coisas a obra da salvação é a obra do Deus Triúno. O Pai elegeu, O Filho remiu os eleitos do Pai, e O Espírito Santo chama e regenera os eleitos do Pai e os remidos do Filho. Também o fato que Jesus Cristo é Deus está claramente declarado. Vemos no versículo 17 o que Deus o Pai acha do Seu Filho Jesus Cristo. Se acharmos menos do que isto dEle, já não somos dEle.

A Tentação do Messias. 4:1-11.

"Logo depois" do seu batismo Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. Onde fica este deserto não é conhecido com "toda certeza". Alguns dizem que fica ao oeste de Jericó, entre Jerusalém e Jericó.

A palavra tentado significa ser "testado ou provado". Foi possível que Jesus podia ter pecado no deserto? Em tudo, Ele foi tentado, mas sem pecado (Heb. 4:15). Se Ele pudesse ter pecado, a salvação ficaria na dúvida até depois da tentação dEle.. É impossível que Jesus Cristo, o Deus eterno, podia ter pecado. Ele é o que nós não somos. Por isto damos graças a Deus.

Porque o Messias foi tentado pelo diabo? Para provar que Ele é "o cordeiro imaculado e incontaminado". Mostrar que pela "Palavra e o Espírito" o homem pode vencer o diabo. Para que ele possa ser "o sumo sacerdote que possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado". Para provar a sua humanidade e mostrar que Satanás não pôde vencer o Salvador.

O ataque (estas três tentações) de Satanás veio a Jesus quando Ele estava o mais fraco fisicamente. Satanás nos ataca quando estamos o mais fraco. Não há nem cheiro desta coisa chamada de "Quaresma" nesta história toda da tentação do Senhor Jesus Cristo.

O Messias sofreu três ataques fortes por Satanás. Tudo isto é achado em I João 2:16: A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida.

1.A Primeira Tentação (concupiscência da carne) era para suprir as necessidades físicas e legítimas que todo mundo tem numa maneira errada. A arma de Cristo contra o diabo era a Palavra de Deus e a Sua força o Espírito Santo.

2. A Segunda Tentação (soberba da vida) era para abusar o poder de Deus na proteção. Isto provavelmente acontecesse ao muro do templo que ficou ao leste (acima do Ribeiro de Cedrom), onde a altura chegou para ser entre 150 e 185 metros. Deus protege no meio do perigo, mas não é para criar um perigo somente para testar seu poder. Isto seria um abuso do poder do nosso Deus Todo-Poderoso. Jesus não quis tentar o seu Pai. Observa que Satanás citou a Bíblia erradamente de propósito só para derrotar Jesus (Sl. 91:11).

3. A Terceira Tentação (concupiscência dos olhos) era para praticar idolatria em troca de riqueza, honra, prazer, poder e glória. Mas, o Criador não pôde adorar a criatura. Tudo isto já pertence ao Salvador e um dia será dEle publicamente no Seu milênio. Satanás ofereceu ao Messias-Rei um caminho mais curto para o Seu milênio, mas sem ir ao calvário. "O diabo o deixou", mas ele voltou ao Getsêmani e à cruz.

Autor: David Alfred Zuhars, Jr.
Pastor David Zuhars
PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO JARDIM DAS OLIVEIRAS
Rua Dr. João Maciel Filho, 207: 60.821-500 Fortaleza, CE

Busque Vídeos

Loading...

Mural de Recados

Veja como é façil participar: Clique em "Set Name", Vá na opção (2) "nome temporario/With a Temporary Name", digite seu apelido/nome e clique em GO. Pronto! Pode digitar a sua mensagem e pressionar ENTER no teclado do seu computador para enviar. Você pode conversar OnLine em tempo real com outras pessoas ou apenas deixar um recado para todas.

Ajude a divulgar este Blog!

Copie o codigo e mande nos scraps dos amigos do Orkut, ou coloque no seu blog.

 
Copyright © 2008 years 80
O uso deste site web implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais e das Políticas de Privacidade do VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda. Copyright © 2008 VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda.