Portal Profetizando
HOME

A Teologia da Prosperidade

Pr Joaquim de Andrade


I - Introdução
Não constitui motivo de alegria soar o alarme, mas se faz necessário.
Há até pelo menos duas décadas, a pregação evangélica, principalmente pentecostal, enfatizava que os cristãos não deveriam se apegar às riquezas materiais, aos interesses terrenos e que os problemas da vida, como enfermidades, perseguições, falta de dinheiro, eram provações divinas.
A afirmação que melhor resume a confissão positiva é a que o cristão deve ser próspero financeiramente e viver sempre livre de qualquer enfermidade. Quando isto não acontece, é porque ele deve estar vivendo em pecado, não tem fé ou está vivendo sob o domínio do diabo.

II - História
E. W. Kenyon, o verdadeiro pai da confissão positiva. Nasceu no condado de Saratoga, Nova York, Estados Unidos em 1867. Foi influenciado pôr Charles Emerson, membro da Ciência Cristã. Faleceu em 1948.
Kenneth Hagin, nascido em McKinney, no estado do Texas, Estados Unidos, no dia 20 de agosto de 1917. Teve uma infância difícil. Aos dezesseis anos, esteve confinado numa cama. Recebeu a cura crendo em Mc. 11,23,24.

III - OS ASTROS DA CONFISSÃO POSITIVA
1 - Quem são os principais pregadores da Teologia da Prosperidade no Brasil?

Valnice Milhomens, R.R. Soares, Edir Macedo, Cássio Colombo, Jerônimo Onofre da Silveira, Cristiano Netto, Jorge Linhares, Rinaldo de Oliveira, Robson Rodovalho

2 - O que esses pregadores estão ensinando?
Estão ensinando que todos os cristãos devem ser ricos financeiramente, ter o melhor salário, a melhor casa, o melhor carro, uma saúde de ferro, e afirmando que toda enfermidade vem do diabo. E que se o cristão não vive essa vida pregada por eles, é falta de fé ou que há pecado em sua vida.

IV - O evangelho da saúde perfeita
A expiação e a cura física

Os pregadores da fé afirmam que tanto a salvação quanto a cura física estão totalmente garantidas em Is 53.4,5. Veja Mt 8.14-17 e 1 Pe 2.24.
Ora, em Mt 8.14-17, Jesus ainda não havia morrido. Assim, o que Mateus quis dizer é que dentre as atribuições do Messias, uma delas seria curar os enfermos. Quanto ao texto de I Pedro 2.24, podemos ver que o apóstolo aplicou a passagem de Isaías 53 para se referir ao pecado e não à enfermidade física.

Deus cura sempre?
A enfermidade de Timóteo (1 Tm 5.23) e de Trófimo (2 Tm 4.20).
O espinho na carne do apóstolo Paulo (2 Co 12.7-10). Veja Gl 4.15;6.11 e At 23.1-5.
A morte do profeta Eliseu (2 Rs 13.14-21).


Jorge Tadeu afirma:

"Já vimos que as doenças não vêm de Deus, mas sim do diabo" (Cura Divina,p.26). Porém, a Bíblia diz o contrário. Veja Ex 4.11; Nm 12.10; 2 Rs 15.5 e 2 Cr 26.19,20). E ainda: "Se os sintomas da doença voltarem ou se tornar a sentir dores, IGNORE-AS (
Ibid, p.24).

Tragédias:
O livro We Let Our Son Die (Deixamos Nosso Filho Morrer), relata o drama de Wesley Parker.
O exemplo de Hobart Freeman.

V - A PROSPERIDADE E A PALAVRA DE DEUS

As bênçãos da prosperidade financeira
(exemplos bíblicos)
As lições da vida de Jó (2.10; 30.26).
No Novo Testamento:
Os pregadores da fé chegam a dizer que Jesus usava roupa da griffe, morava numa mansão e possuía muito dinheiro a ponto de precisar de um tesoureiro. Entretanto, a Bíblia declara o contrário:

VI - A Fé e a Soberania de Deus
A soberania de Deus é a doutrina que afirma que Deus é supremo, tanto em governo quanto em autoridade sobre todas as coisas. Entretanto, nos círculos da Confissão Positiva, ela não é levada muito a sério. Verbos como exigir, decretar, determinar, reivindicar, muitas vezes substituem os verbos pedir, rogar, suplicar, etc.

A oração e a vontade de Deus
Soares - "Nunca ore dizendo:; Faça a tua vontade"
Paul (David) Yonggi Cho: especificando seus pedidos sobre a escrivaninha, bicicleta e a cadeira de rodas." Depois que aprendi a especificar os meus pedidos, eu não tive mais medo de Deus errar na entrega". Veja Sl 94.10; Is 29.16 e Mt 6.8.

Resposta Bíblica
O pedido de Moisés (Dt 3.23-27), o espinho na carne de Paulo (II Co 12.7-10) e o próprio Jesus (Mt 26.39).
O conselho de Tiago (4.13-16)
A galeria dos heróis da fé (Hb 11.32-40)

A Falácia do "Há poder em suas palavras" (até para criar)
Exemplos bíblicos: Jacó (Gn 42.36); Davi (I Sm 27.1); os jovens na fornalha (Dn 3.17,18) e o pai do jovem lunático (Mc 9.23,24).

VII - Humanos ou Deuses?
Citações

"Você não tem um Deus dentro de você. Você é um Deus"(Kenneth Copeland)
"Eis quem somos: somos Cristo!" (Kenneth Hagin)
"O crente é uma encarnação tanto quanto o foi Jesus de Nazaré"(Idem)
"Deus assumiu a natureza humana para que o homem assuma a natureza divina". (Valnice Milhomens).

Salmo 82.6 e II Pedro 1:4.

Outros grupos, heréticos ou não, que ensinam posições semelhantes:

VIII - QUEM É O FILHO DO HOMEM?

A Cristologia da Confissão Positiva
Resposta bíblica

Jesus encomendou seu espírito ao Pai (Lc 23.46) e foi ao paraíso ( 23.43). Sl 22.1, 24.
Pe 1.18, 19 - cordeiro imaculado e incontaminado. Veja ainda Hb 9.14.
Compare 2 Co 5.21 com Lv 4.3, 23, 32, 33 e Lv 6.25-27, 29. Jesus não se tornou literalmente pecado; o pecado foi-lhe atribuído simbolicamente.
Jesus é Deus (At 20.28) e é eterno (Jó 5.26; 11.25; 14.6; Hb 1.12).
A morte física e o sangue de Jesus: Ef 2.13; Hb 10.19, 20; 1Pe 4.1; 1 Jo 1.7 e Ap 1.5.

Um Jesus recriado?
Valnice Milhomens: "Jesus foi recriado nas portas do inferno"
Dois problemas nesta declaração: a criação de Jesus (Arianismo) e sua recriação. Hb 13.8.

Um Jesus multiplicado?
Usando Hb 1.6, Valnice ensina que Jesus se multiplicou após a sua ressurreição. O termo primogênito ( prototokos) significa o primeiro na posição, o herdeiro e indica preeminência, como em Cl 1.15,18. Observe o termo Unigênito (Monogenes), único gerado.

A masmorra do sofrimento
Kenneth Hagin: "Seu espírito foi separado de Deus, e Ele desceu para o inferno no nosso lugar... Lá embaixo, na masmorra do sofrimento - lá nos fundos do próprio inferno - Jesus satisfez as reivindicações da Justiça para todos nós... (O Nome de Jesus, pp.25-28).
Resposta bíblica: Compreendendo 1 Pe 3.18-20. A redenção não se deu no inferno, mas na cruz. Jesus foi ao inferno anunciar a sua vitória.

IX - Amway ou cultos evangélicos?
Nas reuniões da Amway, por exemplo, a ênfase é no sucesso, não importando os meios. O importante é chegar ao topo, ser diamante aqui na terra.
Um outro exemplo são os crescentes cultos para os empresários. Numa ação seletiva a igreja chama para os cultos empresários que querem aumentar seus patrimônios. Existe um dia específico para a realização deste culto, onde a maioria dos membros da Igreja não são convidados ou se sentem constrangidos, visto que são empregados muitas vezes mais necessitados de oração que a classe empresarial.

X – Conclusão
Se continuar por essa linha as pessoas em breve não saberão diferenciar reuniões da Amway e reuniões evangélicas. cristão não é chamado para fazer sucesso aqui na terra.
Estes são alguns dos conselhos de Jesus: " Trabalhai por uma comida que não perece..., não junteis tesouros na terra..., Ajuntai tesouros no céu..., Onde estiver o vosso tesouro, ai estará o teu coração..." (Jo 6:27; Mt 6:19-21)

Busque Vídeos

Loading...

Mural de Recados

Veja como é façil participar: Clique em "Set Name", Vá na opção (2) "nome temporario/With a Temporary Name", digite seu apelido/nome e clique em GO. Pronto! Pode digitar a sua mensagem e pressionar ENTER no teclado do seu computador para enviar. Você pode conversar OnLine em tempo real com outras pessoas ou apenas deixar um recado para todas.

Ajude a divulgar este Blog!

Copie o codigo e mande nos scraps dos amigos do Orkut, ou coloque no seu blog.

 
Copyright © 2008 years 80
O uso deste site web implica na aceitação dos Termos e Condições Gerais e das Políticas de Privacidade do VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda. Copyright © 2008 VivendoDaFe.com.br Atividades de Internet ltda.